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Economia > Parceria de Sucesso
CASAIS REPRESENTARAM 30% DOS INTERESSADOS EM FRANQUIAS
 
Franqueados devem distinguir relação profissional e pessoal para gerar produtividade para unidade
 
Muitos pensam que negócios e relacionamento não se misturam, no entanto, dados da Associação Brasileira de Franchising revelam que 30% das pessoas que procuram informações sobre franquias são casais. Esse índice mostra que o segredo para o sucesso pode estar justamente nessa combinação. A relação de cumplicidade em busca de um mesmo objetivo é uma forma de unir forças para alcançá-los e construir um patrimônio em família. 
 
Um levantamento realizado pelo International Stress Management do Brasil (Isma-BR) aponta que 80% dos casais que trabalham em uma mesma empresa conseguem ter uma relação harmônica e gerar produtividade para o negócio. Isso ocorre devido à compreensão das dificuldades.  Em contrapartida, apenas 37% dos parceiros que trabalham em organizações diferentes têm a mesma estabilidade na relação. Para o especialista em franquias e sócio da Anewton Franchising, Lucien Newton, é preciso muita maturidade para saber separar os papéis no ambiente profissional. “Em qualquer negócio é importante deixar de lado os laços familiares e ter governança corporativa, estabelecendo hierarquias, metas e evitar levar as coisas pelo lado pessoal. Assim, há grandes chances da franquia entre casais dar certo”, afirma.
 
É o caso dos franqueados da unidade imobiliária RE/MAX Galaxy, Geny Costa e Wanderley Lima que estão juntos desde 1987. “A ideia de montar o negócio partiu do Wanderley, que já trabalhava como corretor e sempre sonhou em ter sua imobiliária e com o modelo de franquia isso ficou mais fácil, uma vez que já tem tudo pronto e com manuais para consulta”, informa Geny. Dentro da empresa, que existe há alguns meses, as funções são bem divididas. Até mesmo para não misturar pessoal e profissional, Geny fica responsável pela administração da empresa, além de recrutamento de corretores. Enquanto Wanderley lida com a área comercial do negócio. “A principal vantagem é a confiança estabelecida e a oportunidade de gerir sua própria empresa, conciliando trabalho e família”, esclarece Geny.
 
Há cinco anos, os franqueados do Number One Juliana Batista Baião e Carlos Roberto de Oliveira estão à frente das unidades dos bairros Caiçaras e Santo André, em Belo Horizonte. “Após concluir o curso de inglês no Number One, iniciei a minha carreira como professora na própria rede. Adquirimos a unidade do bairro Caiçara em 2009 e a do Santo André em 2013. Nessa época, meu marido trabalhava como engenheiro e tinha uma vasta experiência na parte administrativa e financeira. Nos primeiros três anos, ele me auxiliava nessas questões e, depois, optou por ser meu sócio em tempo integral”, explica.
 
 Para Juliana, o relacionamento do casal não interfere nos negócios. Ao contrário, a sociedade é considerada como um segundo casamento. “Temos atuações bem definidas nas franquias: eu gerencio a parte pedagógica e ele a financeira. Por isso, não há como um intervir no trabalho do outro e sim complementar com o conhecimento de cada um. Isso auxilia o desenvolvimento da empresa e a tomada de decisões do negócio. A qualidade de vida em família também aumentou consideravelmente. As franquias permitem maior flexibilidade de horário, o que é favorável para estarmos presentes na vida dos nossos dois filhos pequenos”, conta.
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