TITULO
Festas & Eventos > Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Lançamento do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes faz homenagem às famílias mineiras

Depois de um lançamento super prestigiado no restaurante Vecchio Sogno, em Belo Horizonte, onde foram homenageadas algumas famílias que, de geração em geração, seguem com a arte de cozinhar no estado de Minas Gerais, tudo muito bem contado pela  jornalista Renata do Carmo, como mestre de cerimônia, que contou um pouco da história de cada uma das famílias; Bahia Mascarenhas (buffet Chez Dadette), Clementino (restaurante Dona Lucinha), Fajardo Pires (buffet Rullus), Faria (restaurante Vecchio Sogno), Lanna (buffet Pichita Lanna), Matos (buffet Catharina), Souto Mayor (buffet Célia Souto Mayor) e Trombino (restaurante Xapuri), dava-se ali o início da  17ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes que aconteceu de 22 a 31 de agosto.
 
 
DICAS SABOROSAS E INUSITADAS 
Uma das novidades dessa edição é que os famosos jantares passaram a ser realizados em restaurantes dentro do centro histórico, aumentando o número de opções para o público e permitindo um intercâmbio maior com chefs de todo o Brasil e do exterior. O número de jantares foi ampliado, sendo três em cada sexta-feira e três em cada sábado. Também  os restaurantes montados nas praças, que ofereceram um cardápio com três pratos fixos e mais uma sugestão por noite, no valor de R$ 20 a R$ 50, além de 70 atrações artísticas, 70 cursos de gastronomia e degustações, lançamentos de livros, exposições e exibições de vídeos. 
No Largo do Chef, os turistas puderam saborear pratos exclusivos, feitos por restaurantes de Belo Horizonte: Vecchio Sogno, A Favorita, Roza Catering, Haus München e Cantina Piacenza. Já no Largo das Forras, foram restaurantes de Tiradentes que puderam apresentar suas delícias: Gourmeco, Archote Clube Restaurante, Creperia Debret, Boteco da Fábrica, Pau de Angu e Estalagem do Sabor. 
 
Um curso inusitado foi o “Comendo Insetos – O inseto como ingrediente culinário”, com Gilberto Schickler, da Nutrinsecta, de Betim, Minas Gerais. Seu propósito foi mostrar para o público presente que os insetos podem trazer um diferencial no sabor e na preparação dos pratos. Ele é um produtor de insetos e destacou que hoje não existe mais preconceito na cozinha em relação aos bichinhos e muitos chefs se arriscam no preparo de doces e salgados com baratas, grilos e moscas grelhados, glassados com chocolate e muito mais.  
 
Hoje, o evento contabiliza números surpreendentes; já participaram chefs de 18 países e de mais de 630 chefs de cozinha, 160 festins e 77.000 pratos foram servidos nos jantares; a presença de chefs de renome internacional , envolvendo diretamente mais de 5.500 profissionais.

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis