PANORAMA OTIMISTA MARCA COMEMORAÇÃO DO
DIA MUNDIAL DO TURISMO
Indicadores do Ministério do Turismo corroboram aquecimento do mercado
Balanço positivo nos últimos anos e cenário ainda mais promissor para os próximos. Essa é a conjuntura comemorada no Dia Mundial do Turismo, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado em todo o mundo no dia 27 de setembro. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur) divulgados em maio deste ano, as maiores empresas do ramo aumentaram em 8,8 % o faturamento em 2013, em relação a 2012. O resultado superou as expectativas dos próprios empresários, que apontavam para um percentual de 7,5%. A receita total foi de R$ 62,7 bilhões, cerca de cinco bilhões a mais que o faturamento do ano anterior. Ainda segundo a 10ª edição da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet) do MTur em parceira com a Fundação Getulio Vargas (FGV), foram gerados 116 mil postos de trabalho.
O segmento que mais apresentou crescimento no faturamento foi o de promoção de feiras, com um aumento de 13,8%; e as agências de viagens, que tiveram um acréscimo de 13,5% nas receitas. Depois vieram as empresas de transporte aéreo com 10,9% de aumento e os organizadores de eventos com 9,6%. Segundo Virgínia Camara, diretora da Exodus Turismo - referência em turismo corporativo em Minas Gerais -, a causa dessa expansão foi o aprimoramento dos serviços prestados pelas agências, voltados a esse nicho do mercado. “Esse quadro foi proporcionado pela gestão de viagens corporativas, que consiste na prática de adoção de um programa de gerenciamento de viagens centralizado que direciona e monitora o gasto e andamento delas, garantindo melhor custo-benefício”.
Os outros segmentos como operadoras de turismo, transportes rodoviários, meios de hospedagem e locadoras de automóveis apresentaram um percentual um pouco menor, na faixa de 6,8 % a 5,0%.
Ainda conforme o MTur, em dez anos, o faturamento das empresas de turismo pesquisadas saltou de R$ 7,3 bilhões com geração de pouco mais de 63 mil postos de trabalho para os atuais R$ 62,7 bilhões e 116 mil empregos, um aumento de 859%. “Essa avaliação mais profunda do turismo no Brasil é contundente na medida em que prova que esse mercado já estava em expansão antes da Copa do Mundo, que foi sim um evento importante para o setor, mas não pode ser considerado como única alavanca dele”, salienta Virgínia Camara.
Para a especialista, as projeções para o futuro também são otimistas, tanto para as viagens internacionais (o aumento do poder aquisitivo do brasileiro tem propiciado que tracem roteiros para o exterior), quanto nacionais (a visibilidade com a Copa do Mundo de futebol e as olimpíadas de 2016 atraíram os olhares dos estrangeiros e dos próprios brasileiros para o país). Essas projeções são corroboradas por dados do MTur, estimando que este terceiro trimestre fechará aquecido para o mercado de turismo. Depois de registrar o maior aumento de faturamento para o período de abril a junho dos últimos seis anos, 56% das empresas consultadas em pesquisa do Ministério apostam em nova expansão no trimestre (julho a setembro).
O segmento com maiores projeções de crescimento de faturamento, na comparação com o segundo trimestre, é o de parques e atrações turísticas, com sinalização positiva de 73% das empresas consultadas. As operadoras de turismo, com 60%, e as agências de viagens, com 57%, também estimam aumento de receita neste terceiro trimestre.