O conhecimento tecnológico da PEUGEOT em matéria de conforto de condução e respeito ao meio ambiente é reforçado pelo PEUGEOT 208 2L HYbrid Air. As novas motorizações Euro 6 – movidas à gasolina na família PureTech e no 1.6 THP, e à Diesel nos BlueHDi – atendem às exigências da norma europeia um ano antes do prazo.
SÍNTESE DAS ATRAÇÕES DA MARCA
O PEUGEOT 508 passa por uma profunda evolução, com novas motorizações, e se valerá do Salão de Paris para estrear uma nova dianteira, que deverá assinar os futuros modelos da Marca. Em termos de concept cars, a Marca apresenta o PEUGEOT EXALT, que surge em versão renovada e com materiais diferenciados, dando continuidade à abordagem lançada em 2012 pelo conceito ONYX. Já o PEUGEOT QUARTZ conjuga a expressão acentuada de uma nova geração de SUVs com o universo das versões mais eficientes da Marca.
A gama esportiva é acrescida pelos novos PEUGEOT 308 GT e pela edição especial PEUGEOT 208 GTi 30th, enquanto no universo das competições automobilísticas a Marca será representada pelos modelos PEUGEOT 2008 DKR, 208 Rallye Cross e 208 T16.
A PEUGEOT desenvolve sua liderança em matéria de inovação, de meio ambiente e de conectividade, e esses temas são apresentados em áreas exclusivas do evento. Nelas, o público poderá descobrir as últimas novidades sobre motorizações Euro 6 e redução de consumo:
- motores Diesel BlueHDi, que associam desempenho e consumo reduzido;
- motores a gasolina de 3 cilindros Turbo PureTech;
- PEUGEOT 208 HYbrid Air 2L, um veículo com consumo muito reduzido
Finalmente, o carro e os serviços conectados que marcam a entrada do automóvel no século 21 também recebem um tratamento apropriado. A PEUGEOT propõe uma série de tecnologias e serviços que enriquecem a experiência automobilística, graças a uma conexão permanente entre o condutor, o veículo e o mundo exterior:
- PEUGEOT Connect SOS e PEUGEOT Connect Assistance, para as chamadas de emergência e assistência em casos de pane, que já equipam mais de um milhão de veículos;
- PEUGEOT Connect Apps, um portal de aplicativos conectados (Coyote, Carburant, Parking etc.) pensado para facilitar os deslocamentos em tempo real, que equipa um total de 19 modelos das gamas 208, 2008, Novo 308 e Novo 508 presentes no estande da Marca;
- Mirror screen, que duplica o smartphone na tela touch screen do carro, apresentado em dois terminais;
- Link MyPeugeot e Scan MyPeugeot, para prolongar a experiência de condução no Smartphone e dispor do guia de utilização interativo do veículo.
Um ateliê com quatro terminais de realidade virtual 3D equipados com headsets Oculus Rift permite viver e descobrir de modo lúdico uma experiência de imersão de PEUGEOT Connect que inclui: Link MyPeugeot (funções “Find my car” e “Last mile guidance”) e PEUGEOT Connect SOS & Assistance.
A PEUGEOT também apresenta no Salão do Automóvel de Paris a nova scooter Django, mais recente veículo motorizado de duas rodas da Marca. Atraente, parece ter saído diretamente dos anos 50, fazendo uma reinterpretação magistral da S57, a primeira scooter PEUGEOT. Com seu estilo retrô atemporal, a Django está disponível com três diferentes opções de cilindradas (50, 125, 150) e quatro níveis de acabamento. Totalmente personalizável com o configurador Django ID, que oferece a possibilidade de criar sua próprio scooter de “A a Z”, da cor ao selim, passando pelos retrovisores. Uma estreia grandiosa assinada por Peugeot Scooters, que oferece mais de 110.000 combinações possíveis.
PEUGEOT EXALT & PEUGEOT QUARTZ: DUAS VISÕES DE VEÍCULOS DE ALTO NÍVEL
O PEUGEOT EXALT e o PEUGEOT QUARTZ são os concept cars da Marca no Salão do Automóvel de Paris, refletindo sua visão em relação aos veículos de alto nível. Eles destacam a liderança da PEUGEOT no segmento dos crossover, ao mesmo tempo em que renovam a visão do segmento, pois ambos conjugam a expressão exacerbada de uma nova geração de SUVs e o universo das versões mais eficientes da Marca.
Um design espetacular e materiais inovadores – tais como a pedra de basalto, tecidos obtidos por tecelagem digital e couro chiné – vêm reforçar os códigos esportivos do QUARTZ, um conceito fora do comum. A arquitetura, igualmente inédita, dispensa a coluna B e possibilita uma abertura em tesoura das portas, facilitando o acesso ao requintado interior do veículo com a ajuda de uma soleira retrátil.
Associando força e leveza, a pedra de basalto de origem vulcânica é utilizada principalmente no console central, e um tecido obtido por tecelagem digital faz sua estreia mundial no veículo. Contribuindo com o ambiente esportivo, as colunas e o teto são revestidos de couro preto, enquanto os assentos e encostos são recobertos com couro chiné castanho. A bordo, cada passageiro dispõe de um banco do tipo “concha” cuja estrutura aparente acolhe um cinto de quatro pontos retrátil. O head-up display é composto por uma tela touchscreen parametrizável com uma lâmina de policarbonato inclinada a 45° no centro, que oferece um efeito de profundidade na visualização das informações. Por fim, esse conceito excepcional é equipado com um grupo motopropulsor topo de linha full-hybrid plug-in de 500 CV, composto por um motor térmico e dois motores elétricos.
O conceito PEUGEOT EXALT, revelado em abril no Salão de Pequim, apresenta agora uma nova versão. Manifestação da visão topo de linha e cada vez mais responsável da PEUGEOT, o modelo conserva seus trunfos – materiais cuidadosamente escolhidos para assegurar o equilíbrio, reciclados e fornecidos localmente. Na China, as decorações internas do EXALT foram esculpidas por mestres artesãos. No Salão do Automóvel de Paris, ele “troca de roupa” e aparece trajando um Newspaper Wood, cuja tonalidade reproduz a cor característica dos jornais.
Sua carroceria, uma homenagem à arte automobilística francesa dos anos 1920-1930 e feita à mão por um artesão especialista em chaparia, é concebida em tons acinzentados. A parte traseira é revestida com tecido eficiente Shark Skin, e sua utilização é ressaltada por uma linha de corte nítida que permite uma transição refinada, tom sobre tom, entre o aspecto natural do aço bruto e a tonalidade acinzentada. Após a versão mais contrastada apresentada em Pequim, o novo acabamento ilustra a polivalência dessa linha de corte.
Para completar, a tampa do porta-malas do EXALT é motorizada, e o assoalho dá acesso ao conceito HYbrid-Kick, um patinete elétrico que oferece a solução ideal para a mobilidade. Neste caso, a tecnologia elétrica é utilizada para facilitar os deslocamentos urbanos. PEUGEOT e MICRO criaram um patinete fácil de utilizar, dobrar e transportar, que se resume num universo de puro design no qual a simplicidade e a elegância são uma evidência.
Em complemento, a PEUGEOT CYCLES apresenta a HYbrid bike AE21, desenvolvida para uma utilização urbana limpa, sem esforço e sem ruído, que seduz com seu estilo refinado. O quadro inteligente “clever case” acolhe não apenas a bateria, mas também a bolsa para o computador e a trava antirroubo dobrável Abus Bordo. Para manter uma perfeita coerência com o EXALT e o HYbrid Kick, a HYbrid-bike AE21 se veste de alumínio bruto, de Shark Skin e de tecido misto.
KNOW-HOW TECNOLÓGICO DA PEUGEOT: 208 HYBRID AIR 2L E NOVAS MOTORIZAÇÕES
No final de junho de 2014, as emissões médias ponderadas de CO2 da gama de veículos novos vendidos pela PEUGEOT na Europa foram de 111,1 g/km (ante 115,1g/km no mesmo período de 2013). Assim, a Marca se posiciona entre as melhores da Europa em termos de domínio em relação às emissões de carbono. Esse resultado pode ser atribuído à rápida implantação das famílias de motores Euro 6, especialmente os motores a diesel Blue HDi e os de 3 cilindros a gasolina PureTech.
A PEUGEOT pretende avançar ainda mais nesse sentido e, para tanto, idealizou o 208 HYbrid Air 2L, que atende ao projeto de incentivar o surgimento de um carro que consuma apenas 1 litro de combustível a cada 50 quilômetros. Este projeto comporta um critério imponderável: as tecnologias empregadas devem ser industrializadas a um custo acessível até 2020. O objetivo desse modelo é, portanto, muito ambicioso – trata-se de cortar pela metade o consumo já bastante moderado de um 208.
Um dos principais eixos do projeto é a concepção, que utiliza diversos materiais, visando fazer montagens mistas ao utilizar aço, alumínio e materiais compósitos, com o objetivo de reduzir o peso do veículo. A aerodinâmica recebeu uma atenção especial, com detalhes requintados, a fim de possibilitar um melhor escoamento do ar: altura rebaixada, módulo de entrada de ar automatizado, arremate de junção entre a coluna A e o para-brisa e câmera de ré – elementos que proporcionam uma melhoria de 20% do SCX. Os pneus de pequena largura, grande diâmetro e baixíssima resistência à rodagem completam essa abordagem sistêmica.
Para completar, a tecnologia HYbrid Air é o elemento-chave do desempenho. Associando um motor movido a combustão interna – o 1.2L PureTech 82 BVM5 otimizado (melhoria de 4% do rendimento graças à redução das perdas por atrito) – a uma série de partes hidropneumáticas (reservatório de energia contendo ar comprimido, reservatório de baixa pressão servindo de área de expansão e grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba associado à transmissão), responsáveis por gerar, armazenar e mobilizar, quando necessário, o ar comprimido para assistir o motor térmico, substituí-lo ou levá-lo aos seus pontos de melhor desempenho durante as fases transitórias (acelerações e arrancadas). O PEUGEOT 208 HYbrid Air é fruto de um trabalho conjunto realizado por diversos parceiros automotivos, como Faurecia, Michelin, Plastic Omnium e Valeo.
Há também novas motorizações que associam o prazer de conduzir ao desempenho ambiental. O motor 1.2L PureTech 130 S&S (primeira associação do Stop&Start da PEUGEOT com um câmbio automático numa motorização a gasolina), agora disponível com o câmbio automático de seis marchas EAT6 (AT6 III), equipa a gama 308, e dispõe de comando de borboletas no volante, opcional com o Driver Sport Pack.
O novo motor 1.6L THP 165 S&S Euro 6, que está associado a uma caixa de câmbio mecânica de seis velocidades ou ao novo câmbio automático de seis marchas EAT6, equipa o novo PEUGEOT 508. Desenvolvido para atender a nova norma Euro 6, suas especificações incluem também a redução do consumo e a melhoria de desempenho. Substituto do 1.6L THP 155 Euro5, ele ganha 10 CV e atinge emissões de CO2 reduzidas a partir de 129 g/km, ante 144 g/km na geração anterior.
PEUGEOT 308 GT: DUAS MOTORIZAÕES DINÂMICAS E ESPORTIVAS PARA UMA PERSONALIDADE MARCANTE
O PEUGEOT 308 GT, disponível nas carrocerias hatch e SW, ostenta estilo forte e desempenho notável, além de oferecer uma excepcional experiência de condução. Tudo isso somado a consumos e emissões de CO2 reduzidos. No total, o 308 GT propõe quatro versões, com os GT 205 e os GT 180 (HB ou SW), equipados com motor 1.6L THP (gasolina) S&S BVM6, de 205 CV, ou 2.0L BlueHDi (diesel), de 180 CV, associados ao câmbio automático EAT6 e com consumo e emissões de 17,8 km/l e 130 g deCO2/km, e 25 km/l e apenas 103 g de CO2/km, respectivamente.
Seu estilo esportivo pronunciado atrai todos os olhares. A dianteira do PEUGEOT 308 GT ostenta um leão diretamente na grade, com três garras horizontais. Para uma visibilidade ideal em qualquer circunstância, os faróis de alta qualidade são compostos por elementos com 62 LEDs. Com uma aparência visualmente mais larga devido aos elementos da parte inferior da carroceria, o PEUGEOT 308 GT se apoia em rodas diamantadas de 18 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport 3.
A esportividade também está presente no espaço interno, com elementos na tonalidade grafite e detalhes em vermelho nos estofados, nos painéis de instrumentos e das portas, na alavanca de câmbio e nos tapetes de alta qualidade. O sistema de suspensões se beneficia de um ajuste específico, que corresponde ao espírito esportivo do veículo e propicia a síntese perfeita entre a estabilidade da carroceria e o conforto de alto nível. A experiência de condução é amplificada pela presença do Driver Sport Pack em toda a linha 308 GT, oferecendo uma experiência multissensorial que abrange o ruído do motor, as interfaces homem-máquina e as sensações de condução de modo geral, com direção e pedais mais firmes e reativos.
Para completar essa oferta inédita, o 308 GT dispõe de um amplo pacote de equipamentos, que inclui o Driver Assistance Pack (regulador de velocidade ativo, alerta de risco de colisão e frenagem automática de emergência), alerta de ponto cego e o PEUGEOT Park Assist (estacionamento automático em vagas paralelas ou perpendiculares ao meio-fio).
PEUGEOT 508: UM SINAL DE PERSONALIDADE
Com o novo 508, a PEUGEOT reforça sua vontade de marcar presença no segmento D, bem como sua estratégia de subida de gama, que se manifesta não apenas por meio de veículos requintados presentes em cada segmento do mercado, mas também por uma oferta permanente no segmento dos grandes sedãs. Dotado de um capô mais retilíneo, que afirma sua personalidade elegante, o PEUGEOT 508 estreia uma nova grade que traz o Leão, emblema da Marca, ao centro – uma identidade de alto padrão que vai caracterizar os futuros modelos da gama.
Os faróis dianteiros e traseiros também foram alvo de um cuidado especial. A assinatura visual – em forma de vírgula no sedã e na SW, ou de garra no RXH – proporcionada pelas luzes diurnas integradas de série ao para-choque, marca a identidade e simboliza o carisma do novo PEUGEOT 508. Nas versões topo de linha, a dianteira do veículo é caracterizada por um conjunto de luzes 100% LED e altamente tecnológicas. As lanternas traseiras do sedã também foram redesenhadas: mais horizontais, elas são compostas por três garras cada e proporcionam uma assinatura visual característica da identidade da Marca, além de altamente técnica.
O modelo também oferece um conteúdo tecnológico reforçado, que lhe confere mais modernidade. Assim, desde o “nível 2”, ele vem equipado de série com tela sensível ao toque de 7 polegadas que integra a maioria das funções do carro. O cuidado com os estofamentos e os elementos decorativos, bem como a qualidade dos equipamentos e dos acabamentos, situam o novo PEUGEOT 508 num universo refinado de alto nível.
Vale citar, entre outros, o acesso e partida “mãos livres", além de freio de estacionamento elétrico automático, retrovisor interno eletrocrômico, assistente de luz alta, sensor de pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital quadri-zone, sistema Hi-fi JBL e dois novos equipamentos representados pela câmera de ré e alerta de ponto cego.
O novo PEUGEOT 508 também apresenta oito grupos motopropulsores, sendo dois motores a gasolina e seis motores a Diesel. Abaixo, seguem os motores que correspondem à norma Euro 6:
- Novo motor a gasolina 1.6 THP 165 S&S (165 CV), associado a um câmbio mecânico de seis marchas ou ao novo câmbio automático de seis marchas EAT6;
- Motor a diesel 2.0L BlueHDi 150 BVM6, com emissões de 105g de CO2/km, caracterizando a melhor oferta do segmento neste nível de potência;
- Motor a diesel 2.0L BlueHDi 180 EAT6, com emissões de 111g de CO2/km, uma das melhores relações potência/consumo do segmento.
O novo motor 1.8L THP vai equipar o PEUGEOT 508 na China a partir de seu lançamento, no começo de 2015, associado ao novo câmbio EAT6. Concebido para satisfazer as expectativas de uma clientela responsável e moderna, o 1.8L THP reúne as mais eficientes tecnologias modernas (Stop&Start, injeção direta, turbo Twin Scroll, comando de válvulas com sistema de distribuição variável e contínua, bomba de óleo com vazão automática, revestimento DLC, entre outras).
Com uma potência de 204 CV e torque máximo de 28,5 kgfm a partir de 1.400 rpm, oferece desempenho dinâmico e conforto de condução no nível dos melhores 2.0 turbo, com consumo moderado (14,5 km/l e 171 g/km de CO2) em relação aos motores 1.8 turbo do mercado chinês.