Grupo Caoa apresenta o Subaru WRX STI e o novo WRX
Uma das grandes atrações do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
São Paulo - SP - A revenda Subaru de São Paulo viveu um dia de “tapete vermelho” com a apresentação para a imprensa especializada e uma enorme legião de fãs da marca, além dos “speedcólotras” de plantão para reverenciar o Subaru WRX STI, um sedã que provoca adrenalina só de olhar! É um sedã esportivo que sintetiza o know-how e inovação da Subaru Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da marca e responsável pelo desenvolvimento técnico dos modelos de competição.
Ao primeiro olhar, o impacto é grande; é o Subaru WRX STI ali na sua frente; um carrão!
Você leitor pode achar que estamos exagerando; estamos sim, porque este modelo merece os exageros; para quem gosta, é muito bom!
Ele que é herdeiro daqueles modelos da marca que por três vezes, conquistaram o Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship), será uma das atrações do estande da Subaru na 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Muito além da aparência, o WRX STI traz um motor também nascido nas provas de rali, o Boxer Turbo 2,5 litros, com potência máxima de 305 cv, que, aliado ao sistema de tração integral Subaru All Wheel Drive (SAWD) – uma tradição e especialidade da marca Subaru –, proporciona uma dirigibilidade única para o segmento dos sedans esportivos.
A condução foi aprimorada pelo novo chassi, com maior rigidez, suspensões mais firmes e direção ainda mais rápida. Uma novidade do modelo é o Active Torque Vectoring (Vetoreamento Ativo do Torque), que se associa a um pacote tecnológico de comprovada eficácia, que inclui também o diferencial multimodos controlado pelo condutor (DCCD), sistema de tração integral Subaru All Wheel Drive (SAWD), controle dinâmico do veículo e sistema de freios Brembo de alta performance com ABS Super-Sport.
O Subaru WRX STI incorpora, em um nível ainda mais alto, o conceito "Força pura sob controle". Para isso, a Subaru equipou o WRX STI com o poderoso motor Boxer turbo 2,5 litros, com injeção direta de combustível (DIT), cujo desempenho e robustez foram amplamente testadas nas competições automobilísticas.
Durante o período de desenvolvimento, a marca refinou ainda mais a dirigibilidade do WRX STI, testando-o em várias condições de uso. Como nas gerações anteriores do modelo, os testes incluíram provas em altíssima velocidade no circuito de Nürburgring, na Alemanha, conhecido por suas árduas condições. Com isso, a Subaru elevou o desempenho da carroceria, chassi e outras áreas do veículo até seus limites, e os integrou em uma mesma unidade. Isto aumentou o desempenho geral do carro, resultando no ápice da performance esportiva do sistema Subaru All-Wheel Drive (SAWD), disponibilizando alta potência nas pontas dos dedos do motorista.
Design
O design externo do WRX STI expressa, de forma contundente, o caráter deste automóvel de alto desempenho. A dianteira foi desenvolvida para criar uma forma dinâmica, começando pelo tema de design unificado da Subaru, a grade hexagonal. O formato dos novos faróis "olhos de falcão" se harmoniza com o estilo largo e agressivo pelo qual o WRX STI é conhecido.
Nas laterais, a parte inferior da coluna A foi estendida 20 cm para a frente e a coluna “C” agora se funde suavemente à superfície do porta-malas, criando uma silhueta mais fluida. Aberturas nos para-lamas dianteiros e as saias laterais inferiores mostram a natureza esportiva do WRX STI.
O design traseiro reforça ainda mais a vocação do WRX STI como um modelo de alto desempenho. O para-choque com difusor e duas ponteiras duplas de escapamento integrados ressaltam a esportividade e a performance. O grande aerofólio, marca registrada do modelo WRX STI, tem importante função aerodinâmica, gerando uma elevada força vertical sobre o eixo traseiro quando o carro se desloca em alta velocidade.
Novas e exclusivas rodas forjadas BBS de liga com 18 polegadas foram criadas para serem mais leves e resistentes. A tecnologia LED é empregada nos faróis, lanternas traseiras e na terceira luz de freio. Logotipos com a inscrição "STI" estão posicionados no exterior, na grade e para-lamas dianteiros.
Interior
A audaciosa personalidade do WRX STI também se reflete no interior do carro, onde os novos bancos em preto com laterais e costuras em vermelho contrastantes dão o tom para o ambiente refinado e esportivo.
Outros detalhes vermelhos, exclusivos do WRX STI, também estão presentes na alavanca do câmbio e no centro do painel de instrumentos. O interior é preto do assoalho ao teto, criando uma unidade interna reforçando ainda mais a esportividade desse novo produto Subaru.
Uma referência às corridas é a tela do display multifuncional que mostra a pressão do turbocompressor do motor Boxer. O WRX STI utiliza sistema de áudio Harman/Kardon, afinado exclusivamente para este modelo e composto por nove alto-falantes – incluindo subwoofer - com 440 watts de potência e amplificador com processador DSP.
Carroceria e chassi
O chassi baseado no sistema de tração integral Subaru All Wheel Drive (SAWD) e o desempenho da carroceria foram amplamente incrementados para permitir a utilização até o extremo da força do motor Boxer turbo. Isto é o que torna possível a "Força pura a seu controle".
O propulsor Boxer e a configuração simétrica do trem de força contribuem para baixar o centro de gravidade do Subaru WRX STI, um fator que reforça ainda mais suas características esportivas de dirigibilidade.
O trabalho para enrijecer tanto a carroceria como a suspensão melhorou a velocidade de resposta da direção e, simultaneamente, elevou os limites de desempenho nas curvas. Além disso, os sistemas Active Torque Vectoring (vetoreamento ativo do torque) e Multi-mode Vehicle Dynamics Control (VDC - controle multimodal da dinâmica do veículo) contribuem para uma condução mais agradável.
A tecnologia Multi-mode Vehicle Dynamics Control permite ao motorista do WRX STI intervir no funcionamento do controle de estabilidade, selecionando entre três tipos de programação disponíveis.
O Subaru WRX STI também conta com o Diferencial Central com Controle do Nível de Bloqueio. Com esse dispositivo, o condutor do veículo pode selecionar a proporção da distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras, possibilitando o maior nível de aderência, nos mais variados tipos de terrenos. O sistema oferece a opção “auto”, em que essa distribuição é realizada de forma automática.
Exclusividade do WRX STI, o sistema de freios Brembo Performance utiliza discos Super Sport ventilados, com 13 polegadas de diâmetro na dianteira e 12,4 polegadas na traseira. O acionamento das pastilhas de freio é realizado por pinças de quatro cilindros, na dianteira, e por outras, de dois cilindros, nas rodas traseiras, ambas produzidas pela Brembo.
Conjunto motopropulsor
O WRX STI é equipado com o motor Boxer turbo 2,5 litros, com injeção direta (DIT), um símbolo da alta performance e confiabilidade da Subaru, aprimorado nas pistas de corrida. Através de uma precisa regulagem, ele atinge a potência máxima de 305 cv a 6.000 rpm e 40 kgfm de torque a 4.000 rpm.
Trabalhando em conjunto com o propulsor está o câmbio manual de seis velocidades, desenvolvido para oferecer ao motorista uma sensação mais esportiva nas trocas de marchas. Com uma alavanca de curso reduzido, esta combinação transforma a condução do WRX STI em pura emoção.
O sistema de gerenciamento do trem de força SI-DRIVE (Subaru Intelligent Drive) permite ajustar as características de dirigibilidade do carro escolhendo entre três diferentes modos - “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp” por meio de um botão no console central.
SUBARU WRX
Já o novo WRX que também estará no Salão, oferece mais performance e maior dirigibilidade. Impulsionado por um novo motor Boxer 2,0 litros turbo, com injeção direta (DIT) e 268 cv de potência máxima, o WRX também estreia duas novas opções de transmissões: automática esportiva, denominada Sport Lineartronic, de oito velocidades e opção de troca manual de marchas, e a manual de seis velocidades.
O Subaru WRX é equipado com sistema de Vetoreamento Ativo de Torque, uma evolução do Vehicle Dynamics Control (VDC - Controle Dinâmico do Veículo) que permite mais agilidade e monitoramento do controle de estabilidade. O novo chassi - com maior rigidez e mais leve -, freios dianteiros maiores, suspensão com acerto esportivo e o interior voltado ao condutor mantém intocado o caráter do WRX. Paralelamente, o novo conjunto motopropulsor permite uma maior eficiência no consumo do que a da versão anterior.
A CAOA importará o modelo, com exclusividade para o Brasil, a partir do final do primeiro semestre de 2015.
Design
O design do Subaru WRX mescla, inteligentemente, uma atitude agressiva com a temática clássica dos sedans esportivos. A configuração "nose-cone" combina a grade e para-choques em uma unidade à frente do capô, feito de alumínio. Sua aparência larga foi incrementada com novas rodas 17 polegadas, pintadas na cor “Dark Gun Metal”.
Especialmente criadas para o modelo WRX, as portas traseiras e para-choques dão continuidade às linhas dianteiras e criam um perfil alongado. Faróis mais estreitos, com xenônio e assinatura com tecnologia LED, evocam o olhar de um animal de rapina e ladeiam a grade hexagonal da Subaru. A entrada de ar no capô que fornece ar fresco para o intercooler, foi reposicionada, melhorando ainda mais a visibilidade dos ocupantes.
DNA de competição
A Subaru criou o primeiro modelo WRX em 1992, para participar do Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship), categoria que a marca venceu por três vezes. O WRX traz este DNA de competição para as ruas com um motor Boxer turbo, com injeção direta de combustível (DIT), que contribui para o baixo centro de gravidade, aumentando a estabilidade e auxiliando para uma condução mais esportiva e segura.
O motor Boxer turbo 2,0 litros conta com Subaru Dual Active Valve Control System (D-AVCS - duplo sistema de controle de válvulas ativo), um turbocompressor twin-scroll e intercooler para alcançar 268 cv a 5.600 rpm, e torque de 37 kgfm na faixa entre 2.000 e 5.200 rpm. Com um sistema de escapamento que elimina uma câmara no abafador e encurta a tubulação interna, o WRX produz uma sonoridade ainda mais poderosa.
Nova transmissão automática Sport Lineartronic
O WRX apresenta uma nova transmissão automática, batizada de Sport Lineartronic, desenvolvida para enriquecer a experiência de condução de alta performance. Ela proporciona uma condução ultrassuave e a opção de troca manual das oito marchas, utilizando os controles posicionados atrás do volante.
Essa transmissão também conta com o Subaru Intelligent Drive (SI-DRIVE), que permite a escolha das características de direção do veículo pela escolha entre três modos - "Intelligent", "Sport e "Sport Sharp".
A nova transmissão trabalha com a versão da Symmetrical All-Wheel Drive com Distribuição Variável de Torque (VTD). O sistema VTD otimiza a distribuição do torque conforme as condições de condução e dados dos sensores do ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral, promovendo uma dirigibilidade mais ágil.
Active Torque Vectoring
O Active Torque Vectoring é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção. O modelo conta também com o Vehicle Dynamics Control (VDC) que dispõe de três modos: Normal, Traction e Off. Este último desativa os controles de estabilidade e tração, mas mantém o Active Torque Vectoring.
Conforto interno
A distância entre-eixos é 25 mm maior do que a do WRX anterior, o que contribuiu para um habitáculo mais espaçoso nesta nova versão. O para-brisa é mais inclinado, com a base da coluna A deslocada 20 cm para frente, melhorando a visibilidade, auxiliada pelo painel mais baixo e colunas mais estreitas. Soleiras laterais mais baixas e portas com ampla abertura facilitam o acesso ao carro. O espaço para pernas no banco traseiro cresceu cinco centímetros e a capacidade do porta-malas passou de 320 para 340 litros.
A sensação de alta performance se inicia assim que o motorista segura o novo volante com base plana forrado de couro, com altura e profundidade ajustáveis. O volante traz controles de áudio e Bluetooth. Detalhes de acabamento com aparência requintada são abundantes, incluindo materiais macios no painel, forração das portas e apoio de braços no console. O teto solar abre uma polegada a mais que o WRX anterior.
Bancos dianteiros esportivos trazem apoios de cabeça com ajustes de altura e inclinação. O revestimento dos bancos, em couro, conta com costuras vermelhas. Este mesmo material também é usado no volante e na alavanca do câmbio.
O painel com dois instrumentos traz uma tela central de cristal líquido com 3,5 polegadas que exibe dados variados, como nível do óleo e do fluido do para-brisa, além da marcha utilizada no momento.
Novos recursos
O WRX conta com display LCD central multi-informações com 4,3 polegadas, que exibe inúmeras funções do veículo, entre elas imagens da câmera de ré, monitor de pressão do turbo, controles de áudio, Bluetooth e climatização, enquanto uma outra tela mostra a operação do sistema de controle de tração. O display também pode emitir alertas de manutenção.
O novo Subaru WRX utiliza sistema de áudio Harman/Kardon, afinado exclusivamente para este modelo e composto por nove alto-falantes – incluindo subwoofer - com 440 watts de potência e amplificador com processador DSP.
Segurança Subaru
O pacote Subaru Safety utiliza a comprovada estrutura de carroceria Ring-shaped Reinforcement Frame (moldura de reforço em anel), que excedeu as especificações do teste de colisões com área de contato reduzida assimétrica do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). Na cabine, foi acrescentado um airbag para os joelhos, além de airbags dianteiros, laterais e cortinas infláveis para proteção dos bancos dianteiros e traseiro.