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EMPRESAS PARTICIPAM DE EVENTOS DE NEGÓCIOS PARA CONSOLIDAR MARCA NO MERCADO
 
A exposição em grandes eventos é uma estratégia para as empresas aumentarem as oportunidades de negócios. O setor deverá fechar o ano com a realização de 2,2 mil eventos no país, mantendo a média anual, segundo levantamento inédito realizado pela União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe).  Já o estudo “Feiras de Negócios no Brasil” mostra que mais de 48% das feiras e exposições são realizadas na região Sudeste. Em segundo lugar está a região Sul, como 30,6% dos eventos, seguida das regiões Nordeste (10,4%), Centro-Oeste (6,8%) e Norte (3,9%).
 
A especialista em gestão estratégica de pessoas e diretora geral da SIAS Educação e Consultoria, Jacqueline Rezende, informa que a participação em feiras permite um trabalho mais assertivo na divulgação do negócio e captação de parceiros e cliente, uma vez que reúne públicos específicos e que, realmente, têm interesse naquele setor ou segmento. “As feiras permitem uma negociação imediata do produto ou serviço, possibilidade de criação de parcerias, sociedades e prestação de serviços em negócios”, destaca Jacqueline. Para tornar a exposição ainda mais positiva para a empresa e o negócio, a especialista aconselha que se faça networking, troque cartões apresente o portfólio de serviços, visite outros expositores e agarre todas as oportunidades que surgirem.
 
O diretor executivo do Villa Café, indústria de café gourmet, Rafael Duarte, explica que a participação como expositor em feiras e eventos é ainda mais lucrativa. Isso porque a empresa, além de mostrar as novidades do mercado, consegue prospectar novos clientes e parceiros. Recentemente, o Villa participou da Feira FHC, em Shanghai nos dias 21 a 23 de outubro estará na Super Minas 2014. “Percebemos que é uma ótima ferramenta para a promoção do Villa. Temos a oportunidade de apresentar os produtos para o nosso público-alvo de forma próxima e até entender quais as expectativas dele no que envolve o mercado”, explica.
 
Entretanto, segundo Duarte é preciso de uma preparação para participar das feiras. A empresa traceja antecipadamente um plano de ação, considerando as características do local e a temática da feira. “É importante definirmos qual a proposta do evento para direcionar os nossos produtos de forma adequada, já que o Villa tem mais de 100 artigos (café, cappuccino, cápsulas Villa 4C, máquinas, acessórios, bases e essências, chocolates e utensílios para barista)”, aponta. A estrutura física apresentada e a capacitação da equipe também são pontos valorizados para oferecer o melhor atendimento”, esclarece.
 
A rede internacional de franquias imobiliárias RE/MAX Minas Gerais aposta na participação em feiras relacionadas ao setor e para empreendedores, e na presença e realização de eventos de negócios para expansão no estado. Atualmente, a rede possui 22 unidades em Minas, nas cidades de Belo Horizonte, Nova Lima, Itaúna, Itabira, Montes Claros, Ipatinga, Uberlândia e Governador Valadares. “Minas Gerais possui macrorregiões bastante desenvolvidas e com perfis diferentes. A partir do momento que temos contato com o público em feiras e exposições, podemos oferecer um serviço personalizado que vai de acordo com as demandas e necessidades deles, o que gera maior penetração e facilidade na negociação”, afirma a executiva de marketing da rede no estado, Daiana Sampaio. Inclusive entre os dias 22 e 23 de outubro a RE/MAX participará do evento Sebrae On que será realizado em Ubá, na Zona da Mata. O evento é mais uma oportunidade para empreendedores e empresários da região conhecerem as novas tendências do mercado de franquias.  
 
Neste ano, o Instituto L’Oréal Professionnel de Belo Horizonte (ILP-BH) participou da 11ª International Professional Fair – Feira Profissional de Beleza, em BH. Para o sócio-diretor do ILP-BH, Luciano Maciel, eventos como esse representam grandes oportunidades de negócios tanto para os investidores que já colhem os frutos do mercado lucrativo, tanto para quem quer ingressar no setor. “Elas agregam as mais importantes marcas do mercado, como uma grande vitrine de exposição de produtos e serviços e que estão sendo trabalhados, ajudando a conquistar novos clientes”, afirma.
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