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Auto Review Lançamentos > Atualização da Linha Volvo
(*) por João E P Salgado
Volvo dribla a crise e faz a maior atualização da linha de caminhões em sua história no Brasil 
 
Curitiba - PR – A Volvo apresentou durante um mega evento em sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná,  para concessionários, frotistas e jornalistas especializados a sua novíssima linha de caminhões da série F.
Foi realmente um grandioso evento onde o tema principal era o de esclarecer da melhor maneira todos os detalhes de cada modelo. 
Como esta nova gama chegou com grandes mudanças, um novo design, maior aerodinâmica, muita tecnologia embarcada, uma cabine extremamente confortável, foi necessário armar um verdadeiro espetáculo, um cenário digno de Hollywood onde até o presidente da empresa,  Roger Alm foi um dos atores deste verdadeiro show ao vivo e em cores. Quem não viu, perdeu um grande show!
 

São inúmeras as novidades que a engenharia da Volvo introduziu na nova linha F. A começar pelo temporizador de marcha lenta, uma inovação bastante esperada pelo setor, para diminuir tanto o consumo de combustível como o desgaste do motor. “O preço do diesel corresponde, na média, a até 50% da planilha de custos do transportador. Este sistema ajuda na operação de transporte”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. 
 
Outra novidade é o alternador de alta eficiência que a nova linha ganhou. Este dispositivo diminui o consumo de energia no caminhão, poupando-a para situações onde possa ser mais útil e adequada. “Tudo na nova linha foi pensado para maximizar os benefícios e minimizar os gastos desnecessários”, destaca Alberto Neumann, gerente de estratégia de produto de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Foram lançados os modelos  da linha F; os FH, FM e FMX em suas diversas versões
O lendário FH tornou-se um caminhão ainda mais conectado, com as mais avançadas tecnologias de telemetria já criadas para o transporte. Agora, o FH sai de fábrica preparado para receber, por exemplo, o I-See, um espetacular sistema que reconhece as estradas por onde o caminhão já passou, tornando a troca de marchas mais eficiente e proporcionando melhor desempenho e menor consumo de combustível. “O novo FH mantém e consolida a posição de melhor caminhão do mercado”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões.
 “São tecnologias e soluções que dão maior produtividade à operação, maior rentabilidade ao transportador e mais conforto e segurança ao motorista”, diz Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.
Já o FMX, que foi inteiramente desenvolvido para o transporte pesado sob condições severas, recebeu grandes modificações. Agora, é oferecido com um potente motor de 540cv, além das potências de 370cv, 380cv, 420cv, 460cv e 500cv  podendo sair de fábrica também com as novas configurações de tração integral 4x4 ou 6x6. O FMX tem agora uma nova opção de eixo para 150 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e ainda uma caixa de câmbio eletrônica I-Shift configurada para operações off-road.“É um novo FMX, com vários atributos que o tornam ainda mais vocacionado para aplicações em construção, mineração e cana-de-açúcar”, afirma Alexander Boni, gerente de caminhões Volvo da linha F.
 
O FM, além de chegar com um novo design externo, teve  o interior totalmente renovado, além de uma nova arquitetura eletrônica e novidades como o motor, que  agora pode sair da linha de produção com  380cv de potência.
O de 370cv continua nas configurações 4x2, 6x2 e 8x2 e com um novo eixo traseiro que eleva sua capacidade de carga para 65 toneladas de PBTC, garantindo maior robustez.
O motorista em primeiro lugar
Toda a cabine foi pensada e projetada a partir do motorista. O painel foi modificado e melhorado, com um novo layout, tornando o HMI (Human Machine Interface, ou Interface Homem-Máquina) muito interativo e fácil. Os controles e botões estão ainda mais ao alcance das mãos e dos dedos. Os botões do piloto automático, do computador de bordo e do rádio estão, todos, integrados ao volante. O freio da carreta agora está localizado na coluna de direção, e não mais no painel.
 
A coluna de direção também ganhou mais um ajuste, podendo colocar o volante numa posição mais verticalizada. É o caminhão que tem o volante com o maior número de ajustes do mercado. “O novo FH foi desenvolvido com o motorista em mente”, declara Alberto Neumann, gerente de estratégia de produto de caminhões do Grupo Volvo América Latina.
 
E a segurança, um dos valores fundamentais da Volvo, foi ainda melhorada. A cabine do FH é a mais segura, resistindo ainda mais aos impactos do que a versão anterior. O novo teto solar de série tem também uma importante função de segurança, pois pode ser utilizado como saída de emergência em caso de acidente e tombamento. A engenharia da Volvo desenvolveu uma nova geometria da suspensão dianteira, melhorando ainda mais a dirigibilidade do veículo.  “Não tenho dúvida que a cabine do FH é a melhor, mais segura e mais agradável do mundo, entre todos os caminhões”, diz Alexander Boni, gerente de caminhão da linha F. “A nova cabine e todos os benefícios que ela trouxe consigo contribui para reter e atrair os melhores motoristas do mercado”, destaca Neumann. 
 
My Truck
“Estamos trazendo para o caminhão dos dias atuais o que todo o setor de transporte ainda vai usar no futuro”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil, referindo-se a toda uma sorte de dispositivos agora presentes na nova linha que contribuem para tornar o veículo, o motorista e o transportador cada vez mais conectados. “O caminhão sai de fábrica pronto para interagir com o My Truck”. É um aplicativo para smartphones que reproduz no aparelho muitas das funções exibidas no painel de instrumentos do caminhão.
 
Este sistema garante mais conforto à todos. O motorista e o transportador podem, mesmo longe do veículo, ter acesso a uma série de informações vitais sobre o status do veículo, lendo no smartphone os níveis do combustível, do óleo, do líquido de arrefecimento e do Arla 32. “Informação à distância e rápida é um elemento fundamental para que o transportador possa tomar decisões acertadas e aumentar a produtividade de sua frota”, diz Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Outro benefício trazido nesta nova linha é o alarme de fábrica conectado ao My Truck. Com ele, o motorista ou o transportador recebem uma mensagem no smartphone caso o alarme dispare, se a cabine foi violada ou ainda checar se o alarme está desarmado. O novo veículo traz também como opcionais de conectividade um navegador GPS integrado ao sistema Volvo Multimídia. Além disso, o caminhão já vem preparado para interagir com ferramentas de acompanhamento e diagnóstico remoto à serem lançadas em breve pela Volvo.
 

I-Roll
O transportador tem também à sua disposição o I-Roll, um sistema inteligente que desengata o motor da caixa de transmissão, fazendo com que o veículo aproveite a inércia e a rotação caia ao mínimo possível, rodando livre, com toda a segurança. 

Disponibilidade
Para aumentar a disponibilidade do veículo, a Volvo desenvolveu uma série de inovações, a começar pela nova arquitetura eletrônica do caminhão, muito mais avançada e ao mesmo tempo mais “enxuta”, com cerca de 70% a menos de ligações elétricas, facilitando bastante, por exemplo, o trabalho com os implementadores. Outra novidade é a oferta de um freio auxiliar, o retarder, além do já poderoso freio motor Volvo, o VEB, agora com 510cv, o que garante um poder de frenagem somado de mais de 1.100cv de potência, no caso de um caminhão equipado com motor de 13 litros. “São dispositivos que contribuem para aumentar a velocidade média, aumentando a produtividade e a rentabilidade do transportador”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. 
 
Segurança
O FH, que já era o caminhão mais seguro do mundo, recebeu mais inovações nesta área. O ACC (Piloto Automático Inteligente) agora pode fazer frenagens de emergência até o caminhão parar totalmente. E as luzes de freios agora piscam intermitentemente, como se fossem um pisca-alerta, para alertar o veículo que vem atrás, se a frenagem for numa tal intensidade que demonstre a possibilidade de perigo ou de uma colisão traseira. O veículo pode também vir equipado com Faróis Dinâmicos, que acompanham o movimento da direção, e com freio de estacionamento elétrico – basta desligar a ignição do veículo para promover o estacionamento de toda a composição.
 
O FUPS (Front Underrun Protection System, em português Sistema Anti-intrusão Frontal) também foi aperfeiçoado para garantir mais resistência a impactos frontais. “O FH tem ainda uma série de novidades nesta área. A segurança é um valor essencial da marca Volvo”, diz Neumann, citando também a possibilidade de instalação de câmeras na traseira do veículo e de tanques de combustível com sistema antifurto de diesel, entre outros dispositivos.

Volvo apresenta o novo FH com configuração de eixos 8x2 de fábrica e nova suspensão a ar
O cavalo mecânico FH 8x2 que a Volvo apresenta pode ser acoplado a uma carreta três eixos, configuração muito útil para transportar grãos, carga geral e combustíveis – este último com um tanque como implemento. “É destinado para aplicações variadas, mas principalmente para cargas de alta densidade”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. Por essa razão, pode ser usado também com carreta basculante para transportar areia ou pedra.
 
O FH cavalo mecânico 8x2 tem dois eixos direcionais, o que facilita sua condução em áreas mais restritas. Pode transportar 54,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), ou 37 a 38 toneladas de carga líquida, dependendo do implemento. “É uma composição mais leve que um caminhão 6x4 acoplado a um bitrem, que pode levar o equivalente de peso em carga”, observa Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo. “Ele não substitui o 6x4 com bitrem, mas é uma excelente opção para um nicho de mercado que a Volvo oferece”, complementa Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.

A Volvo também está oferecendo de fábrica o 8x2 rígido, que pode ser acoplado a um reboque, a chamada composição Romeu & Julieta. “É uma composição muito versátil para carregar cargas de alta densidade”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. Esta composição é destinada para o transporte de diferentes cargas, desde grãos até sucata, por exemplo. Tem um PBTC de 56 toneladas, podendo transportar de 37 a 38 toneladas de carga líquida. O FH 8x2 rígido pode sair de fábrica equipado com motorização de 420cv, 460cv, 500cv, 540cv.
FM 8x2 e 8x4 rígidos
“A Volvo também está oferecendo outras opções para o FM, voltadas para diferentes aplicações”, ressalta. Esse modelo agora pode sair de fábrica com configurações de eixos 8x2, com um motor de 380cv, destinado para transportar 56 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) ou de 37 a 38 toneladas de carga líquida, no caso de composições Romeu & Julieta. O transportador ainda pode optar por uma versão 8x4, também capaz de transportar 56 toneladas de PBTC ou de 37 a 38 toneladas de carga líquida. 
Volvo exibe o novo FH com configuração de eixos 8x4 para transporte de cargas indivisíveis
 
O cavalo mecânico FH 8x4 com motor de 500cv ou 540cv é uma excelente opção para este segmento de transportes, que atualmente faz no mercado uma adaptação de veículos com configuração de eixos 6x4 para um caminhão 8x4, instalando um quarto eixo. “Agora, a Volvo oferece uma solução de fábrica robusta e configurada justamente para o fim a que o caminhão se destina”, observa Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
O FH 8x4 vem equipado com freios a disco, EBS, suspensão a ar eletrônica e partida de rampa e controle de tração. É a mesma suspensão do FH16 com motor de 750cv, importado da Suécia e destinado principalmente para o transporte de cargas especiais. “A nossa solução tem tudo o que um transportador de cargas indivisíveis precisa para garantir uma operação de alta produtividade com a maior segurança possível”, afirma Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F. “Os transportadores de cargas especiais têm agora a oportunidade de adquirir mais um caminhão com capacidade de transporte de até 200 toneladas de CMT”, complementa Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo.
A Volvo também continua oferecendo as configurações FH e FMX cavalo mecânico 6x4, com motorizações de 500cv e 540cv, mas agora com um novo e robusto eixo traseiro, com capacidade para até 200 toneladas de CMT. Além disso, agora a empresa está oferecendo a possibilidade de o caminhão vir equipado com o retarder hidráulico que, junto com o VEB (Volvo Engine Brake), o freio motor da Volvo, produz uma capacidade de frenagem de mais de 1,1mil cv. 
 
Volvo lança caminhões FMX com tração integral para aplicações de nicho de mercado
Na configuração 6x6 cavalo mecânico, ele pode ser utilizado com vários tipos de implemento, desde tanque e bitrem até tritrem, para uma série de aplicações específicas, como veículo-bombeiro ou de resgate, para ser operado em aeroportos e até no segmento florestal, pois é um caminhão bastante robusto, que pode vencer rampas e topografias ruins com mais facilidade.
 
A Volvo ainda está oferecendo o FMX com configuração de eixos 4x4 rígido. É um veículo também destinado para aplicações de nicho, como resgate ou bombeiro, por exemplo. Como ele tem tração nas quatro rodas e é também muito robusto, pode ser utilizado em operações mais severas. “Na versão 4x4, o FMX pode sair de fábrica equipado com um motor de 370cv, ou de 380cv”, diz Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo.
Oferta de veículos ampliada
Além do 6x6 e do 4x4, a Volvo está lançando o FM com as configurações de eixos 4x2 e 6x2 cavalos mecânicos, e 4x2, 6x2 e 8x2 rígidos, estes últimos com a possibilidade de saírem equipados com motores de 370cv de potência, ou com motores de 380cv de potência. “São veículos que serão muito úteis em atividades de apoio, seja em mineração e cana-de-açúcar ou em outros tipos de operações severas”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
 
Seguros competitivos
A nova geração dos caminhões Volvo chega com custos muito competitivos para contratação de seguros. Na promoção de lançamento, os preços do seguro são fixos, independente da classe de bônus e da localização do cliente. Para os caminhões pesados da nova linha F, o valor é R$ 16.990,00, enquanto que para os semipesados da linha VM com caixa de câmbio I-Shift o valor é R$ 8.500,00. 
“Com os Seguros Volvo, os transportadores têm a possibilidade de contratar coberturas específicas para o seu segmento de atuação, além de benefícios exclusivos combinados com as soluções de pós-venda do Grupo Volvo, como os planos de manutenção e o treinamento de motoristas”, explica Adriano Merigli, diretor da área de consórcio e seguros da Volvo Financial Services.
 

Consórcio com 400 participantes
Os clientes também poderão planejar a aquisição dos novos caminhões FH, FM, FMX  e VM por meio do Consórcio Volvo. Para a nova linha Volvo, por exemplo, o Consórcio Volvo está lançando um grupo especial  de até 400 participantes, 100 meses de duração e parcelas reduzidas até a contemplação. Neste exclusivo grupo, as parcelas das mensalidades são de 0,5% do valor da carta da categoria da carta de crédito escolhida. 
 
O consórcio é uma excelente modalidade de aquisição para os transportadores que querem ter uma programação de investimentos ao longo do tempo, independentemente das oscilações do mercado. “Com o consórcio, o transportador garante um processo contínuo de renovação e ampliação da frota”, destaca Merigli. 
 
A Volvo Financial Services é uma divisão de negócios financieros do Grupo Volvo, presente em mais de 40 países, onde desenvolve soluções integradas para dar suporte às vendas em todos os segmentos de atuação da marca – caminhões, equipamentos de construção e ônibus.
 
(*) Viajou para Curitiba a convite da Volvo
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