MUSEU INIMÁ DE PAULA APRESENTA OBRAS ASSINADAS POR SERGIO TELLES
Composta por 54 telas, a exposição faz um convite afável ao deleite da vida mundana
Até o dia 01 de fevereiro, o Museu Inimá de Paula exibe a mais recente exposição do diplomata e artista plástico Sérgio Telles. Em paralelo às funções protocolares da diplomacia, de cada permanência, Telles registrava as cores, o clima, a vegetação, as frutas, as flores, as pessoas, os locais atraentes, o artesanato, as feiras, as ruas, o movimento e o ritmo de vida. Sua arte transmite a alma de um artista viajante e refinado observador.
|
Ilhabela(SP) – 50 x 76 cm – OST – Ass. CIE e Dat. 2006 |
Composta por 54 telas, a mostra reúne a experiência artística do diplomata adquirida ao longo de suas viagens aos cinco continentes do planeta. As obras retratam as atmosferas mundanas, os bons ares de Paris, o cenário nebuloso e hipnotizante de Ouro Preto, além de paisagens de Portugal, Líbano, Malásia, Tunísia e São Paulo. Outras temáticas marcam presença contundente, como Flores, ateliers e bordéis, contemplando a diversidade dos temas abordados. “Verdadeiras explosões de cores misturam-se às esparsas e largas manchas de tintas, milimetricamente propositais, que não definem, mas sugerem ao expectador a ideia daquilo a ser observado. Sua obra é sedutora e alegre, intensa de vibrações e é uma grande exaltação à arte da pintura.” Descreve a curadora da exposição, Guiomar Lobato.
Carioca da gema e cidadão do mundo, Sérgio Telles é um dos poucos artistas brasileiros a conquistar reconhecimento internacional, colecionando depoimentos espontâneos e entusiasmados de ícones como: Iberê Camargo, Frans Krajcberg, Campofiorito, Cícero Dias, Oswaldo Teixeira, Manabu Mabe, Arnaud d´Hauterives (Museu Marmotan Claude Monet), Jean Boghici, Bernard Dorival (Museu de Arte Moderna de Paris), Paschoal Carlos Magno, Nélida Piñon, Correia do Lago, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Rachel de Queiroz, Walter Moreira Salles, José Mindlin, Lygia Fagundes Telles, Roberto Marinho, Ferreira Gullar, Claude Lévi-Strauss, Jorge Amado, Pietro Maria Bardi, Frederico de Morais e tantos outros respeitados contemporâneos seus.
|
Festa no Mangue(RJ) – 60 x 80 cm – OST – Ass. CID e Dat. 2009 – Estudo desta obra reproduzido no livro do
artista “Caminhos da Cor” |
Sobre o artista
SERGIO TELLES nasceu em 1936 na cidade do Rio de Janeiro. Seus dons artísticos começaram a aparecer aos nove anos de idade, sob orientação do renomado paisagista Levino Fânzeres. 19 anos depois, Telles realiza a sua primeira exposição individual no Museu do Rio de Janeiro.
Com muito empenho e dedicação, em 1964, ingressou no Ministério das Relações Exteriores por concurso público e, como diplomata, exerceu diversas funções no Brasil e em países como Portugal, Argentina, Angola, Japão, França, Malásia, Líbano, Suíça e Tunísia. Após 40 anos de carreira diplomática, Sergio regressou ao Brasil e, desde então, reside em São Paulo. Ao longo da carreira, o artista coleciona exposições nos principais museus do mundo, como: o Carnavalet, o Beaubourg, o de Arte Moderna de Paris, Grenoble e Marselha, o Petit Palais de Genebra, o Hermitage de São Petersburgo, o Pouchkine de Moscou, o MASP de São Paulo, o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, a Fundação Gulbenkian e o Museu de Lisboa, o Bridgestone de Tóquio, o Albertina de Viena, o Palácio Kheireddine de Túnis, entre outros.
Sobre o museu
O MUSEU INIMÁ DE PAULA, inaugurado em 2008 e coincidentemente projetado pelo arquiteto Saul Vilela reúne em Belo Horizonte um acervo permanente dedicado ao pintor Inimá, traçando um panorama completo de sua vida e obra. São expostas cerca de 80 obras do artista em constante rodízio, acompanhadas da remontagem de seu Atelier, Sala de Autorretratos e Galeria Virtual.
O espaço tem como objetivo não somente servir à divulgação da vida e obra do artista, mas também o de abrigar eventos culturais em geral, caracterizando-se com um local aberto a exposições de artistas, seminários, cursos, workshops e outros eventos afins. São mais de 3 mil metros quadrados totalmente restaurados e remodelados com tecnologia de ponta em segurança, iluminação, e recursos visuais únicos, que torna o Museu Inimá de Paula um pólo emissor cultural ativo e dinâmico.
SERVIÇO
SERGIO TELLES
Data: 20 de novembro a 01 de fevereiro
Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro).
Horários: terça, quarta, sexta e sábado: 10h às 19h
Quinta: 12h às 21h
Domingo: 12h às 19h
Informações: (31) 3236-7400
ENTRADA GRATUITA