TIRADENTES RECEBE EXPOSIÇÃO DIVINO OFÍCIO
Ainda dá tempo de visitar a exposição Divino Ofício, que acontece até o dia 1º de janeiro no recém inaugurado Museu de Sant´Ana, em Tiradentes (MG). Nesta edição, 27 arquitetos, artistas plásticos, empresários, poetas, fotógrafos, chefs de cozinha e empresas deram um novo olhar à pomba branca que representa o Divino Espírito Santo. Os arquitetos Junior Piacesi e Thales Pimenta usaram pregos, considerados a base da arquitetura, para caracterizar o símbolo. A empresária Ângela Gutierrez também participa do projeto usando uma enorme peça trabalhada em bronze.
Na arte popular, o Divino Espírito Santo é freqüentemente simbolizado por uma pomba branca talhada em madeira. Em Minas, o artesanato e a produção de Divinos fazem parte da cultura popular, principalmente nas cidades históricas, pela influência do Barroco mineiro. Daí a ideia de transformar a tradicional peça.
Após o dia 1º de janeiro, a exposição segue para Congonhas, no Museu de Arte Sacra da Romaria, como parte das comemorações dos 30 anos do Título de Patrimônio Histórico da cidade. A entrada é gratuita.