Capacitação técnica como estratégia e diferencial competitivo para a indústria
A Datte Educação & Treinamento apresenta cursos especializados nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e um Programa Educacional de Eficiência Energética aprovado pela ANEEL
Para se manterem produtivas e se destacarem em uma economia competitiva, as empresas buscam racionalizar custos, otimizar o seu processo produtivo, desenvolver novos produtos e serviços e, acima de tudo, promover a inovação. Metas essas que podem ser alcançadas com o auxílio de programas de capacitação tecnológica especializados na realidade produtiva e mercadológica de cada organização. Um estudo feito pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com 137 empresas com sede no Brasil identificou que 88% destas companhias não conseguem recrutar um profissional com o perfil que o cargo necessita. Além disso, a análise apontou que 92% dessas empresas acabam recorrendo a investimentos para capacitação dos seus colaboradores. O estudo mostrou, ainda, que quase 100% dessas organizações pensam que a formação do profissional afeta diretamente seu desempenho.
Para companhias que atuam com produção industrial e que praticamente nunca param as suas rotinas operacionais há um grande desafio: manter o planejamento produtivo, conciliando capacitação de equipes que atuam em diferentes turnos (ou até mesmo em unidades distintas) com utilização racional de tempo. Pensando nessa realidade, a Datte Educação & Treinamento oferece ao mercado, há 11 anos, serviços de consultoria em planejamento e desenvolvimento de programas de educação e treinamentos técnicos. “Os investimentos em educação corporativa são imprescindíveis para o aperfeiçoamento de qualquer empresa. Entretanto, é preciso levar em consideração metodologias adequadas e customizadas de acordo com o perfil de cada público, mas que ao mesmo tempo gerem economia de tempo e de gastos financeiros para as empresas”, explica o diretor da Datte, Marcos Aires.
Atualmente, a Datte oferece cursos on-line com foco em Saúde e Segurança do Trabalho tendo em vista as diretrizes das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A metodologia dessas capacitações, disponibilizadas em português, inglês e espanhol (um diferencial neste nicho de capacitação técnica), é totalmente pensada e desenvolvida por uma equipe formada por engenheiros dos mais diversos segmentos industriais e pedagogos. As turmas para cada qualificação são abertas sob demanda sem a necessidade de um número mínimo de alunos, que ao final de cada curso, recebem certificação assinada por engenheiro responsável pelo treinamento. Outro destaque é a praticidade para a aplicação do treinamento, tanto para o profissional a ser capacitado quanto para o departamento de Recursos Humanos (área que geralmente conduz este tipo de atividade dentro das companhias). “Como os cursos são on-line, o profissional pode ser treinado a qualquer momento e em qualquer ambiente partir do acesso a uma plataforma educacional, com acesso individualizado, que registra todo o seu desempenho nas atividades. Já o RH otimiza o seu tempo e o seus gastos com o planejamento e logística para realização de um evento de qualificação”, explica Marcos Aires. E por meio dessa mesma plataforma educacional a área de Recursos Humanos consegue acompanhar e mensurar o aproveitamento dos profissionais em treinamento. “A qualquer etapa do processo de capacitação o profissional de RH pode acessar a nossa plataforma educacional para checar os status e aproveitamentos nos cursos. Se ele preferir, pode fazer a mesma avaliação ao receber relatórios gerenciais periódicos que servem de base, inclusive, para as próximas tomadas de decisões da área de RH”, complementa o diretor da Datte.
Outro serviço que se tornou uma das expertises da Datte é o Programa Educacional de Eficiência Energética (PEEE), também conhecido como PEEE – Indústrias. A partir desse programa de qualificação, os profissionais se tornam aptos a planejar e desenvolver projetos de Eficiência Energética para suas empresas. Com essa qualificação, os treinandos aprendem a contratar adequadamente energia elétrica para sua companhia, desenvolvem na prática pré-diagnósticos energéticos e mecanismos de economia de energia para a sua indústria, bem como adquirem embasamento técnico para desenvolver projetos de Eficiência Energética seguindo a metodologia da ANEEL. Esse treinamento foi baseado no Programa de Eficiência Energética da ANEEL, que determina que as concessionárias de energia destinem 0,5% da sua Receita Operacional Líquida para o fomento da Eficiência Energética. “Organizações que investem em projetos de eficiência energética podem economizar recursos, aumentar sua competitividade e minimizar a pressão sobre o aumento da oferta de energia, principalmente no momento atual quando ouve-se falar em crise e aumento do preço de energia mais frequentemente”, argumenta Marcos Aires.
Atuação da Datte em 2014
Ao contrário de muitas empresas brasileiras, 2014 foi muito produtivo para a Datte. O faturamento da empresa, neste ano, deu um salto de 37, 51% - se comparado a 2013.
Também neste ano sua carteira de clientes aumentou em 17%. E para 2015 as perspectivas são boas: a Datte prevê um aumento de 20% em sua base ativa de clientes, além de um aumento de cerca de 40% em seu faturamento.
“Nos últimos cinco anos, a Datte registrou um crescimento médio de 19%. Esse aumento é reflexo de um mercado ávido em soluções seguras e assertivas em educação profissional para suprir as necessidades dos segmentos em que atuam”, explica Marcos Aires.
Outras informações sobre a Datte Educação & Treinamento podem ser obtidas através do site: www.datte.com.br