Ferrari F12 Berlinetta – Pura Adrenalina
Fotos: João Salgado
(*) Por João Euclides Prata Salgado
Ao primeiro momento sentar naquele banco já era bom; tentar ligar o motor...liguei; satisfação total ao ouvir aquela verdadeira sinfonia. É um automóvel incrível um super carro, tudo perfeito, o acabamento vermelho, puro sangue, acima de qualquer suspeita; ainda não tinha tido o privilégio, sei que poucos no mundo, quiçá no Brasil. Orgulhoso, lógico, passear pelas ruas da nossa Belo Horizonte num bólido desses, uma Ferrari F12 Berlinetta, segundo o proprietário nos falou, a única do Brasil, pura adrenalina. Valor, não revelado mas pode ter certeza que está na casa acima de 2 milhões de reais.
Passada a emoção de sentar e ligar, hora de entender a magia dos botões; só no volante 10; comecei a acelerar; mais emoção, afinal esta é uma das mais potentes já fabricadas por Maranello, (acima só a LaFerrari híbrida que já não está mais em produção); é uma super máquina que vem equipada com um poderoso motorzão V12 de 6,2 litros, aspirada, 741 cavalos, torque de 70,4 mkgf, que pode chegar a 340 km/h em 3,1 segundos! Pena que Minas só vai ter Autódromo daqui a dois anos, lá em Curvelo!
Voltando a exuberância do ser, me atrevo a dizer que o ronco dos primeiros metros já me deu “tesão”, meu Deus, desculpa, não aguentei! É muito bom para ser verdade! E agora vamos nos deliciar com o câmbio; bem o câmbio, via shift paddles, para ninguém botar defeito, magnífico! É, como um amigo meu sempre fala, “é muito doido”!
Vamos lá! Primeira, segunda, terceira, reduzi para a segunda, engatei uma primeira, parei no semáforo, no entorno olhares atônitos, contornei a Praça da Bandeira e lá vamos nós pela Bandeirantes, tranqüilinho, tranqüilinho. Chegamos na 040, sem ninguém, afinal Beagá nesses tempos de férias parece uma cidade deserta. Não tirei o pé e consegui sentir além do som, a potência, a segurança dos freios, o equilíbrio fantástico nas curvas e a delicadeza de um automóvel em toda a sua plenitude!
Obrigado, é o que tenho a dizer desta verdadeira façanha que conseguimos fazer com esta que é uma das máquinas mais fantásticas que o mundo já construiu!
Resultado do Teste
Motor: Dianteiro, longitudinal, 12 cilindros em V, aspirado
Cilindrada: 6262 cm3
Potência: 741 cv a 4.800 rpm
Torque: 70,4 kgfm
Alimentação: injeção direta
Combustível: Gasolina
Consumo: cidade - 4,7 km/l
estrada - 6,5 km/l
Tanque: 92 litros
Porta malas: 320 litros
Câmbio: Robotizado de 7 marchas
Tração: Traseira
Freios: Freios à disco ventilados nas quatro rodas, com ABS, BAS e EBD
Rodas: De liga leve de 20 polegadas
Suspensão Dianteira: Tipo braços triangulares com barra estabilizadora, e mola helicoidal
Suspensão traseira: Tipo multibraço com barra estabilizadora, e mola helicoidal
Velocidade Máxima: 340,0 Km/h
Aceleração: 0 a 100 km/h - 3,1 s