TITULO
Economia > Fundação Volkswagen oferece oficinas on-line
Fundação Volkswagen oferece oficinas on-line de seu projeto educacional “Entre na Roda” 
 
A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, oferecerá gratuitamente, neste ano, um total de 400 vagas para oito turmas on-line (sendo 50 vagas por turma) de seu projeto educacional de incentivo à leitura “Entre na Roda”. As inscrições para as duas primeiras turmas, totalizando 100 vagas, serão abertas no dia 4 de março na “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen, onde também serão ministradas as oficinas a distância.
Além da navegação em conteúdo multimídia, a oficina on-line proporciona interatividade por meio de fóruns de discussões e acompanhamento de mediador que estará disponível para conversar virtualmente com os participantes, disseminando conhecimento e resolvendo possíveis dúvidas. A certificação será mediante a participação em todas as etapas da oficina.
 
O objetivo do projeto “Entre na Roda” é formar interessados em trabalhar como mediadores de leitura, sejam eles educadores, bibliotecários ou voluntários. Para isso, as oficinas on-line do “Entre na Roda” vão oferecer atividades sobre metodologia de medição de leitura, informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a incentivar o “gosto pela leitura” entre os mais diversos públicos, de crianças a idosos.
“A Fundação Volkswagen oferece o projeto ‘Entre na Roda’ porque reconhece a importância do gosto pela leitura. Ler é uma atividade fundamental para o desenvolvimento humano em todas as etapas da vida, tanto no ambiente escolar, como no profissional. Além disso, a leitura é uma das formas de entretenimento mais importantes e acessíveis”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
 
Todas as turmas do curso on-line do “Entre na Roda” contarão com a mesma carga horária: oito semanas de duração, sendo que as atividades podem ser realizadas em horários definidos pelos participantes. Os temas a serem discutidos na oficina on-line do “Entre na Roda” são:
Por que formar leitores?
O que é ser mediador de leitura?
Como fazer rodas para cativar leitores?
Como organizar um acervo a favor dos leitores?
Como atrair leitores com textos literários?
Como aproximar leitores de poemas e narrativas longas?
Como aproximar leitores de textos jornalísticos e de divulgação científica?
Como trazer outras linguagens para as rodas de leitura?
Mais informações podem ser obtidas por meio do link: http://plataformadoletramento.org.br/em-revista-noticia-detalhe/791/inscricao-para-oficinas-de-mediacao-de-leitura-serao-abertas-dia-04-03.html
Versão presencial do “Entre na Roda” já disponibilizou mais de 5.900 vagas para a formação de mediadores de leitura

O projeto “Entre na Roda” também conta com uma versão presencial, cuja formação de mediadores de leitura tem duração de um ano. O projeto é oferecido pela Fundação Volkswagen desde 2003 e já disponibilizou em seu histórico 5.969 vagas para formação de mediadores, beneficiando indiretamente 677.640 pessoas, em 304 cidades, nos Estados de Alagoas, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, até 2014. A versão presencial tem como público-alvo educadores do Ensino Fundamental, profissionais de bibliotecas e de outras instituições que possam promover o gosto pela leitura.
Em 2015, o “Entre na Roda” presencial será implementado em três novos Estados, que receberão pela primeira vez um projeto da Fundação Volkswagen: Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Conheça a Plataforma do Letramento

A Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br) é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen, onde são oferecidas gratuitamente formação on-line, intercâmbio de experiências educacionais, materiais pedagógicos de projetos da Fundação, entre outras atividades. O portal  também promove a difusão do conhecimento sobre letramento, com base em conteúdos elaborados por autores e instituições de referência. Desde quando foi criada, em setembro de 2013, a “Plataforma do Letramento” já acumula 1.005.652 visualizações de páginas e 291.528 visitas gerais.
Fundação Volkswagen já beneficiou mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil
A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, na melhoria do desempenho escolar, melhoria em desempenho de leitura e produção de textos e, consequentemente, na aprovação final nas disciplinas escolares. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliará para 19 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Em fevereiro de 2015, a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso com o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem”, oferecendo um total de 460 vagas para alunos e 63 vagas para educadores nas cidades de Sinop e Sorriso. Em 2015, os trabalhos da Fundação Volkswagen também serão estendidos para os Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Até 2014, os Estados já atendidos no histórico de atuação da Fundação Volkswagen eram: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”, que terá início em 2015; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen se baseia no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo. As ações têm como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e fomentar o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda.
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br
 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis