TECNOLOGIA GARANTE EMOÇÃO EM ESPETÁCULOS
Recursos audiovisuais são grandes aliados para criar veracidade nas montagens cênicas
A tecnologia superou as paredes de indústrias ou mesmo de residências para chegarem a um novo cenário: os palcos. O avanço tecnológico está sendo cada vez mais aproveitado para estimular a emoção em apresentações culturais. Os recursos audiovisuais estão se tornando grandes aliados para contribuírem com a veracidade dos espetáculos.
A Páscoa Iluminada, maior evento cultural brasileiro sobre essa temática, utiliza tecnologia de ponta nas atrações para encantar e emocionar o público. O evento será realizado do dia 2 a 20 de abril, no Grande Hotel de Araxá, considerado um dos patrimônios históricos do Brasil, apresentando as incríveis projeções mapeadas. “O Páscoa Iluminada é um projeto cultural com espetáculos musicais de padrão mundial, já sendo considerado o maior evento temático nacional sobre Páscoa”, afirma o organizador do evento João Luiz Chequer.
Ele afirma que no ano anterior, o evento reuniu 30 mil pessoas no Grande Hotel. A expectativa para este ano é receber mais de 70 mil pessoas. Grande parte desse sucesso pode ser atribuída à qualidade dos espetáculos, como a maior projeção mapeada, criando ilusões de ótica a partir da exibição de vídeos em 3D. “As atrações oferecem uma vivência inédita no Grande Hotel com projeções mapeadas, luzes e cores presentes em diversos pontos do histórico complexo arquitetônico, incluindo o lago, paredes, salões e jardins. A tecnologia toma conta da narrativa e serve como um pano de fundo importante para o cenário de todos os espetáculos. As ferramentas associadas aos espetáculos, com direção e roteiros qualificados, garantem o sucesso”, observa.
A programação deste ano inclui o espetáculo Jesus: Paixão, Vida e Luz, transformando a fachada do Grande Hotel numa tela cinema com a narração dos principais momentos da vida de Jesus Cristo. Outro espetáculo com grandes emoções acontecerá dentro do lago do Grande Hotel: o musical “Aleluia Lago Show” com belíssimas projeções em um telão formado por um espelho d’água de 20 metros de altura, sendo apresentado simultaneamente com as performances de cantores posicionados no centro do lago. “Tratam-se de exibições grandiosas e únicas, inéditas no Brasil, com alta tecnologia e recursos gráficos”, revela Chequer.
A programação ainda inclui atrações com aparatos tecnológicos para o público infantil. A Páscoa iluminada apresentará o musical circense “Respeitável Público, Onde Está o Coelhinho?” que também contará com tecnologia da projeção mapeada na fachada do Grande Hotel.
Os espetáculos teatrais também estão investindo no uso tecnológico, sendo que, em alguns casos, os atores interpretam em cenários unicamente tecnológicos. Na 41º Campanha de Popularização Teatro e Dança, as peças como “A Branca de Neve e os 7 Anões” — totalmente em 3D — e “O Urro”, utilizam variados efeitos especiais. O mais comum é o uso de um fundo interativo com projeções que ilustram o que está sendo posto em prática pelos atores ou compõem qualquer tipo de ambiente, facilitando quando há a necessidade de uma mudança repentina.
Nando Motta é diretor dos espetáculos “180 Dias de Inverno” e “#140 ou Vão”, sendo que essa última carrega a tecnologia até na trama. Quando um casal se conhece e passa a ter uma relação dentro de um elevador, a produção mostra como o ser humano age em uma relação amorosa, sob a ótica do mundo tecnológico. Em um espaço de aproximadamente 2m², são os projetores que dão vida ao espaço, simulando, até mesmo, a queda do elevador. Há cinco anos trabalhando com essa ideologia, Motta explica que o uso desses artifícios é natural, já que vivemos em uma era totalmente tecnológica. “Os recursos são utilizados, não só na hora da ação, mas em todo o processo de produção”, conta, ressaltando que até a sonoplastia é feita virtualmente.