TEATRO MÁGICO COMEMORA 12 ANOS
Show em BH abre programação no dia 14 de novembro
O Teatro Mágico realiza a turnê de aniversário e começa por Belo Horizonte, no Chevrolet Hall. Depois passa pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre e encerra a programação de shows em São Paulo. No repertório estão algumas novas canções, além das mais consagradas da carreira de 12 anos como as dos álbuns “Entrada para Raros” e “Grão do Corpo”, lançado em 2014.
Além do aniversário, o grupo comemora o encerramento de um ano bastante importante, em que muitas parcerias foram feitas e projetos como a gravação da homenagem ao Clube da Esquina, com as participações especiais da cantora Tiê, do bandolinista Fábio Peron, do cantor e compositor Dani Black, do violinista Ricardo Herz e também do cantor e compositor Lucas Silveira. A grande festa também anuncia para 2016 um novo cd e o lançamento de um songbook.
Os espetáculos da turnê de aniversário mostram que a banda está numa fase de amadurecimento musical, incluindo sonoridades inéditas na trajetória do grupo. Transitando entre o rock in roll, a disco club e influências assumidamente urbanas, O Teatro Mágico ainda deve surpreender com novidades no palco, dialogando com a nova MPB e a música instrumental brasileira.
Um pouco da História do Teatro Mágico:
Criado pelo músico Fernando Anitelli em 2003, O Teatro Mágico se consolidou como referência na América Latina por sua estética própria, que reúne a música com as artes performáticas, e também pelo uso inovador da internet para formação de público. A percepção de mudanças comportamentais - como o público se relaciona com a música e os seus artistas – trouxe para a companhia, o espírito de projeto de música livre, o uso pioneiro de redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube, além da criação da sigla MPB (Música para Baixar). O TM foi um do pioneiro no Brasil ao disponibilizar suas músicas para download gratuito – em uma época em que poucos artistas usavam esse meio.
O grupo lançou quatro cds de estúdio, três dvds e um álbum ao vivo. Atuando na música de forma totalmente independente tanto na produção como na venda e mesmo disponibilizando todo seu conteúdo para download gratuito, o grupo já vendeu mais de três milhões de cds e mais de 450 mil DVDs na chamada “Lojinha”, um stand de vendas montado durante suas apresentações, além da Lojinha virtual.
Os números da internet também são surpreendentes: mais de 20 milhões de views no youtube, 151 mil seguidores do twitter, quase 19 mil no instagram, mais de 1 milhão de likes na página oficial e 158 mil seguidores no Google Plus.
O grupo é formado por Fernando Anitelli (voz, violão, guitarra), Daniel Santiago (guitarra e direção musical), Serginho Carvalho (contra-baixo), Rafael dos Santos (bateria), Ricardo Braga (percussão), Guilherme Ribeiro (teclados), e com as artistas performáticas Andrea Barbour, Nô Stopa e Manoela Galdeano.
A banda hoje tem a direção musical de Daniel Santiago, músico que já trabalhou ao lado de João Bosco, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, entre outros. O último álbum, Grão do Corpo, lançado em maio de 2014,
Os Integrantes:
Fernando Anitelli (voz e violão): ator, músico, compositor e responsável pela criação do projeto O Teatro Mágico. Ele idealizou um projeto musical que mistura arte performática, cultura, poesia e discussões políticas, nas quais Fernando debate assuntos relacionados a temas como a importância da arte e da cultura independente, pluralidade e distribuição livre de conteúdo. Atualmente ele mantém ainda um trabalho solo no formato "Voz & Violão".
Daniel Santiago (guitarra): diretor musical do grupo, Daniel já recebeu prêmios nacionais e internacionais. Há alguns anos vem trabalhando exclusivamente com a música instrumental e MPB, ao lado de Hamilton de Holanda Quinteto, Hermeto Pascoal, João Bosco, Milton Nascimento entre outros.
Sergio Carvalho (baixo): compositor natural de Manaus tem um extenso trabalho dedicado à música instrumental. Já gravou com Chico Pinheiro, César Camargo Mariano, Banda Black Rio, além de ter participado de vários discos e turnês do cantor Djavan.
Guilherme Ribeiro (teclado): pianista, tecladista, acordeonista, arranjador e compositor, além de seus trabalhos autorais, já gravou ou acompanhou artistas como Roberto Menescal, Dominguinhos, Paulo Moura, Moraes Moreira, Tom Zé, Luiz Melodia, Gabriel Grossi, Marcos Valle, João Bosco, João Donato, Dona Ivone Lara, Mariana Aydar, Céu, Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, entre outros.
Ricardo Braga (percussão): natural da Bahia desembarcou na trupe vindo da Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, vencedora do Prêmio Bravo de Melhor CD Popular do Ano e do Prêmio da Música Brasileira, nas categorias Revelação e Melhor Grupo Instrumental.
Rafael do Santos (bateria): de Brasília, Rafa Black está na banda desde "A Sociedade do Espetáculo". Já tocou com Armandinho Macedo, Carlos Malta, Lula Galvão, Gabriel Grossi entre outros.
Andréa Barbour (performance): com formação em Balé e Dança Contemporânea ela faz parte do corpo fixo de artistas performáticos da trupe desde 2012.
Manoela Galdeano (performance) bailarina performática e está na trupe desde 2013 (Grão do Corpo) com participações ocasionais.
Nô Stopa (performance e voz): Começou nas artes como bailarina e artista circense, e depois passou a se dedicar também à carreira de cantora e compositora, lançando em 2015 o cd Manifesto Poesia.
SERVIÇO:
LOCAL: Chevrolet Hall - Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230
HORÁRIO DE ABERTURA DA CASA: 20h00
HORÁRIO DO SHOW: 22h00
CENSURA:
10 a 13 anos permitida a entrada com os pais ou responsáveis
14 anos em diante permitida a entrada desacompanhados