Bares e restaurantes da Savassi aderem à campanha ‘Esse Carnaval é na lata’, da Belotur
Segurança, limpeza urbana e meio ambiente são nortes da campanha, que incentiva Carnaval consciente para Belo Horizonte em 2016
Os bares e restaurantes da Região Centro-Sul ficaram bem movimentados na noite de ontem, quinta-feira (21). Somado aos clientes que curtiam o fim da tarde na Savassi, representantes da Belotur, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), Polícia Militar e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) visitaram vários pontos requisitados para divulgar a campanha ‘Esse Carnaval é na lata’. O intuito é o de estimular a comercialização de bebidas enlatadas em vez das engarrafadas. A ação continua nesta sexta-feira (22).
“Belo Horizonte, a capital nacional dos bares, já é uma cidade consciente, uma das melhores para se morar. Portanto, estamos aproveitando o Carnaval para corroborar e multiplicar essa ideia. Estou muito feliz em ver comerciantes, donos de bares e restaurantes contribuindo com essa campanha, que, certamente, vai fazer do Carnaval de BH uma folia ainda mais segura e limpa”, comenta Cláudia Pedrozo, presidente da Belotur.
Para o diretor-executivo da Abrasel, Lucas Pêgo, bares e restaurantes estão engajados em contribuir para um Carnaval consciente. “Os bares e restaurantes são parte fundamental da cidade, existem para servir a sociedade. Portanto, nada mais justo o empenho deste setor em colaborar com uma campanha que está em prol de um Carnaval mais seguro e mais sustentável. Além de evitar acidentes com o vidro, as latas são ecologicamente sustentáveis, pois a cadeia da reciclagem do alumínio já está estabelecida em BH. Diferente do vidro que ainda não possui uma indústria de beneficiamento que permita uma reciclagem em larga escala”, explica Lucas.
Quem abraçou a campanha ‘Esse Carnaval é na lata’ foi Ana Hilda Gomes Melo, gerente do restaurante Baiana do Acarajé, localizado na Praça da Savassi. “Nós sempre incentivamos o consumo de bebidas em lata durante eventos com grande aglomeração. Apoio e agradeço essa iniciativa, pois todos temos a ganhar”, disse a comerciante, que ajudou a equipe a colar vários cartazes da campanha em seu restaurante.
Durante a campanha materiais de conscientização estão sendo entregues aos foliões e comerciantes. “Esse carnaval é na lata. Prefira latas e divirta-se com alegria” e “Carnaval consciente é folia garantida” são frases que darão o tom da campanha. Todo o material informativo será canalizado para BH Carnaval Consciente. O objetivo é levar essa linguagem para as ruas gerando uma identificação com o folião, que também busca ações conscientes e o cuidado com a cidade.
#bhcarnavalconsciente
Este ano, mote da folia é “BH Carnaval Consciente”. O novo conceito traduz bem o atual momento da cidade, com o ressurgimento da festa de rua e os tradicionais blocos carnavalescos. O objetivo é reforçar o caráter popular da festa e o sentimento de amor a Belo Horizonte. Demonstra ainda que a cidade é espaço que pertence à população, assim como as suas festas populares. O uso da #bhcarnavalconsciente é um convite à convivência cidadã em consonância com o espírito do folião, que vem construindo na capital mineira um carnaval de rua espontâneo, familiar e seguro.
Campanhas de conscientização e ações promocionais estimulam o folião e os moradores a não jogar lixo no chão, a utilizar banheiros químicos e preservar o patrimônio público.