TITULO
Notícias do Dia > Segunda temporada do iLO
Incubadora do Loyola inicia sua segunda temporada com novas
ideias criadas por alunos
 
Programa iLO ajudará os jovens a dar os primeiros passos em seus projetos
 
 Foi dada a largada para a segunda temporada do iLO (Inovação Loyola), núcleo de inovação e empreendedorismo do Colégio Loyola, em parceria com o Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral. As nove ideias, de 40 alunos com idades entre 12 e 17 anos, foram apresentadas na última semana. De agora em diante, os selecionados vão participar de várias atividades que os auxiliarão em seus projetos. No total, o iLO deste ano recebeu 62 inscrições.
 
Semanalmente, as equipes se reunirão no espaço do iLO, uma sala com 30m², que fica no 4º andar do prédio A da escola. O ambiente é totalmente inspirador, com recursos tecnológicos e fontes bibliográficas que auxiliarão os jovens no desenvolvimento de cada ideia. Além dos livros, os alunos ainda podem contar com tablets, painel para reuniões, acesso à internet e um monitor de 55 polegadas para apresentações. A ideia do iLO foi inspirada nos programas Harvard Innovation Lab (Estados Unidos) e Cambridge Innovation Center (Reino Unido).
 
No mesmo espaço, os jovens vão se encontrar com mentores do Colégio Loyola e da Fundação Dom Cabral para desenvolvimento das ideias. Esse suporte contará com: instruções de como tirar a ideia do papel, criação do modelo de negócio, uso de ferramentas de criação e gestão, além de aprenderem a fazer estudos de mercado.
 
Dentre as ideias selecionadas, a maioria visa a soluções coletivas. Uma das ideias é a criação de um repelente caseiro contra o mosquito Aedes aegypti, para ser utilizado pelos alunos e ser colocado nos jardins da escola. Outra equipe pensa em criar um aplicativo que facilite a comunicação entre pessoas com dificuldades de fala e audição (surdos e mudos) com demais pessoas que não possuem essas limitações, por meio da tradução da linguagem dos sinais (libras). Outra equipe vai estudar como uma pessoa pode acumular energia pedalando e como pode utilizar essa mesma fonte em sua bicicleta. Mais outras três equipes visam a soluções de transporte urbano, com a criação de aplicativos de caronas para famílias do Loyola; outra plataforma quer facilitar informações sobre ônibus (onde passam, para onde vão, pontos mais próximos e horários). Com uma ideia ainda mais arrojada, alunos pretendem estudar como painéis solares podem dessalinizar a água, tornando-a potável. Outra equipe quer criar um aplicativo com o qual as pessoas poderão encontrar organizações não governamentais filantrópicas próximas e consultar detalhes dessas instituições. O resultado de todos os projetos será apresentado em novembro, na Feira do Conhecimento, evento aberto à comunidade escolar. 
 
Colégio Loyola – Com 73 anos, o Colégio Loyola integra a Rede Jesuíta de Educação. A Instituição possui como pilares de seu projeto pedagógico a excelência acadêmica e a vivência dos valores humanos e cristãos. Atualmente, tem cerca de 2.600 alunos, entre crianças e adolescentes, do 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio (nos períodos matutino e vespertino).
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis