PREPARAÇÃO PARA ENEM COMEÇA ANTES MESMO DO ENSINO MÉDIO
Apesar das provas do Enem estarem agendadas para os dias 5 e 6 de novembro, a preocupação com os estudos para esse exame já faz parte do cotidiano dos estudantes, tanto do Ensino Fundamental quanto Médio. A preocupação em preparar os alunos para conquistarem vagas nas melhores faculdades e universidades estimulam as instituições a elaborarem programas exclusivos, oferecendo assim mais uma ferramenta para qualificar seus alunos.
A qualidade do ensino do Colégio ICJ é reforçada por atividades direcionadas para as diversas formas de seleção, como o curso preparatório para o Enem, o projeto Ajudando a Estudar e as aulas interdisciplinares, promovidas em todas as faixas etárias. A coordenadora do Ensino Médio, Rosa Lúcia Simões, afirma que os aulas do curso são direcionadas para estudantes do 3° ano como momento de estudo adicional. Os professores promovem a integração de diferentes conteúdos em módulos, conforme as exigências do Enem, resolvendo exercícios, organizando debates e reflexões e esclarecendo as dúvidas que surgem em sala de aula. Os alunos podem escolher quais disciplinas desejam cursar, podendo priorizar as matérias com maior dificuldade, ou da área que cursarão. O envolvimento dos alunos é grande e consolida a base para o sucesso estudantil nos vestibulares”, avalia.
Mesmo antes de chegar ao Ensino Médio, os alunos contam com atividades extracurriculares de reforço, orientadas por monitores. O projeto “Ajudando a Estudar”, voltado para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental II, esclarece dúvidas e promove a recuperação de notas. “Os estudantes participantes são indicados pelo professor. Caso os pais concordem, a frequência do aluno pode acontecer durante todo o ano letivo sem custo adicional. O projeto garante a boa preparação do aluno para o Ensino Médio”, esclarece a coordenadora do 8° e 9° ano do Colégio ICJ, Júnia Moura.
Os processos são complementados pelo esforço da escola em manter sua equipe pedagógica atenta às novas exigências educacionais e à necessidade de realização de aulas interdisciplinares para todas as faixas etárias. “O Enem exige a contextualização do indivíduo na sociedade e prioriza a capacidade de raciocínio em detrimento as desmotivadoras e ineficientes memorizações. Nossos alunos estão plenamente preparados para isso”, analisa a diretora pedagógica do ICJ, Christina Fabel.