GRUPO DE CORDAS DA ORQUESTRA JOVEM SESIMINAS SE APRESENTA NA CAPELA DE SANTANA, NA CASA FIAT DE CULTURA
Repertório inclui músicas que perpassam o clássico, o tango e o rock inglês, além de trilhas
da TV e do cinema
|
Grupo de Cordas Orquestra Jovem Sesiminas |
A Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, volta a ser palco para a arte do Grupo de Cordas da Orquestra Jovem Sesiminas, em mais um concerto do programa “Música na Capela”. No próximo domingo, 29 de maio, às 11h, sob a batuta do maestro Marco Antônio Maia Drumond, os músicos interpretam repertório eclético, que inclui famosas trilhas sonoras feitas para o cinema e a televisão, além de peças clássicas, latinas e inglesas.
Com o objetivo de proporcionar novas experiências musicais às pessoas, o Grupo de Cordas fará releituras de canções populares e clássicas, de modo a mesclar diversos gêneros. Além de se surpreender com hits como Lady Madona, Eleanor Rigby e Girl, do imortal grupo inglês The Beatles, a plateia apreciará a composição clássica “Instantes II de Prados”, do musicólogo brasileiro Ernani Aguiar, baseada na manifestação cultural que ocorre na cidade de Prados (MG), há mais de 150 anos. A música argentina também ganha presença com a interpretação das famosas canções El Echolo, de A.G Villoldo, e Una Cabeza, de Carlos Gardel.
Além do repertório clássico, o Grupo se dedicará a releituras de canções conhecidas pelos amantes da TV e do Cinema, a exemplo do tema de abertura da série americana Game Of Thrones, de Ramin Djawadi, de Piratas do Caribe, de Klaus Baldet, e de Cinema Paradiso, de Ennio Morricone, célebre compositor italiano, reconhecido por suas composições destinadas à telona. Segundo o maestro Marco Antônio Maia Drumond, a variação entre repertório clássico e canções populares apresenta-se como algo bastante novo para o público. “É a oportunidade de as famílias apreciarem a música de forma completa”, destaca.
A cada mês, um novo concerto é exibido ao público. No dia 3 de julho, será a vez de o Coral Sesiminas mostrar seu repertório. O programa “Música na Capela” é uma parceria entre a Casa Fiat de Cultura e o Sesi MG, que busca ampliar o conhecimento e a formação musical do público, oferecendo programação diversificada e de alta qualidade.
Maestro Marco Antonio Maia Drumond
Nascido em Belo Horizonte, aos cinco anos de idade Marco Antonio começou a estudar música com a educadora Célia Flores Nava. Em 1960, ingressou no curso fundamental de violino da Universidade Mineira de Arte – hoje, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) –, onde frequentou a classe do professor Gabor Buza. Em 1974, foi admitido no curso de graduação em Regência da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudando sob a orientação do maestro Arthur Bosmans. Paralelamente, continuou o curso de violino com seu antigo professor.
Em 1981, obteve bolsa do governo polonês e seguiu para Varsóvia, onde realizou curso de pós-graduação em regência operística na Academia de Música Frederyk Chopin, estudando sob a orientação do maestro Henryk Czyz. Em 1983, em Weimar, frequentou curso de regência sinfônica com o maestro Kurt Mazur. De volta ao Brasil, assumiu, em 1986, a direção artística do Madrigal Renascentista e organizou a Orquestra de Câmara Sesiminas, da qual é regente até os dias hoje. Retornou à Polônia em duas oportunidades para dirigir orquestras como as Filarmônicas de Walbrzych (1986) e de Szczeczyn (1992).
Orquestra Jovem Sesiminas
Criada em 1986 pelo então presidente da FIEMG, Nansen Araujo, a Orquestra de Câmara SESIMINAS traz ao industriário, seu principal público, o repertório camerístico de boa qualidade. Responsável pela formação básica de diversos músicos que hoje atuam profissionalmente, a Escola de Formação de Instrumentistas de Cordas do SESIMINAS – EFIC, que completou 25 anos de atividade em maio deste ano, é hoje uma referência no meio musical por seu projeto pedagógico e pela resultante desse projeto – A Orquestra Jovem SESIMINAS. Dividida em 3 níveis, possui atualmente 75 músicos em sua formação e um Grupo de Câmara, formados exclusivamente por alunos e ex-alunos da Escola que estão cursando o primeiro ano de graduação em música. Atualmente, a Orquestra é formada pelo regente titular, Maestro Marco Antônio Maia Drumond, e por mais 20 músicos.
Casa Fiat de Cultura
Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 20 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais. Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo. Cerca de 1,8 milhão pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.
Circuito Liberdade
O Circuito Liberdade completou cinco anos em 2015 e já é reconhecido como um importante corredor cultural do País. Abrigado em uma área histórica da capital mineira, é composto por 13 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.
Sob a gestão do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) desde abril de 2015, o projeto busca agora maior articulação com o espaço urbano e com os diversos grupos artísticos e populares, consolidando-se como um braço forte da política pública de Cultura do governo estadual.
Serviço
Música na Capela de Santana da Casa Fiat de Cultura
Dia 29 de maio, domingo, às 11h
Grupo de Câmara da Orquestra Jovem SESIMINAS
Maestro Marco Antonio Maia Drummond
Entrada Gratuita
PROGRAMA
ERNANI AGUIAR – Instantes II de Prados
. I - Moderato e fluente
. II - Boi Mofado
. III - Cantilena
. IV - Ronda
W. A.MOZART – Eine Kleine – Allegro
A. G. VILLOLDO – El Choclo
J. MANOOKIAN – Caminos Argentinos – La Cumparsita
CARLOS GARDEL – Por una cabeza – arranjo Leonardo Cunha
ENNIO MORRICONE – Cinema Paradiso- arranjo Bob Crogstad
LOUIGUY – La vie en Rose *
RAMIN DJAWADI – Game of Thrones *
KLAUS BALDET – Piratas do Caribe *
THE BEATLES - Girl *
Lady Madona *
Eleanor Rigby *
*Arranjos Luciene Villani
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG.
Sujeito à lotação do espaço (80 lugares)
Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
www.circuitoculturalliberdade.com.br