Estúdio Bijari, em parceria com Wäls, cria instalação inédita em Belo Horizonte para homenagear o 10º aniversário do Instituto Inhotim
A obra será inaugurada em 8 de junho e fica exposta até o dia 15 na Praça da Savassi, em Belo Horizonte. A iniciativa faz parte de um projeto em parceria com a Wäls, marca de cervejas artesanais de Belo Horizonte, e com o próprio Instituto
Junho de 2016 – Para homenagear o 10º aniversário do Instituto Inhotim - um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e o maior centro de arte ao livre da América Latina – o Estúdio Bijari, núcleo de criação multimídia, em parceria com a Wäls, criou uma instalação inédita que mistura arte, natureza e urbanismo, características que permeiam a essência do Instituto. A obra integra um projeto com a Wäls, cervejaria mineira que usa ingredientes naturais para criar bebidas conceituadas como “cerveja-arte”, e que lança em junho a série “Wäls Inhotim 10 anos”, composta por três cervejas especiais inspiradas na junção entre arte e natureza para homenagear Inhotim.
A instalação “Deslocamento” será inaugurada no dia 8 de junho e ficará exposta por quinze dias no calçadão da Rua Pernambuco, na Praça Diogo de Vasconcelos no bairro da Savassi, em Belo Horizonte, a cerca de 67 km do próprio Inhotim, em Brumadinho. "A obra é uma revelação, ela destampa o solo da cidade e apresenta ao público uma nova possibilidade de ocupação urbana, mais verde, exaltando o que há de mais inspirador por trás de Inhotim: a expressão completa da arte e da natureza”, explica Gustavo Godoy, do Bijari.
“Deslocamento” foi criada para propor uma ruptura no cotidiano da cidade e reconectar, de maneira simbólica, o homem à natureza. Além disso, a ideia também é trazer ao público uma reflexão sobre como interagir com as áreas verdes da cidade.
A obra também integra o "Natureza Urbana", projeto do Bijari que existe desde 2007, e consiste na criação de esculturas e intervenções que dialogam com o engajamento ambiental urbano e seu estado atual de degradação e ocupação desordenada. Ao se apropriar de equipamentos e estruturas urbanas em desuso , como carros, outdoores e caçambas – Bijari cria produtos de um modelo nocivo de ocupação das cidades voltado para questões como o rodoviarismo, o consumo e a especulação imobiliária. “É um projeto que busca esvaziar a parte ‘morta’ da cidade, ou seja, pegar motores, engrenagens, imagens publicitárias e entulho, e reconstitui-los como fragmentos de uma natureza perdida, sugerindo novos modelos de cidades e uma melhor qualidade de vida.
O trabalho de Bijari é pautado na intersecção à arte, ao ativismo e ao urbanismo. Por meio de projetos realizados com diferentes suportes e tecnologias, o Estúdio cria ações disruptivas que buscam confrontar a vida cotidiana e as fronteiras entre conceitos como público e privado, oficial e ilegal, o centro e a periferia, afim de reconfigurar novos territórios políticos e poéticos.
Wäls Inhotim 10 anos – Para homenagear os dez anos do Instituto Inhotim, Wäls criou três cervejas especiais - Wäls Impetus, Wäls Walkeriana e Wäls Reticulata - inspiradas na arte e no Jardim Botânico de Inhotim, e na região de Brumadinho, local onde o Instituto está sediado.
A Wäls Impetus faz referência à obra “Beam Drop”, do artista norte-americano Chris Burden - um dos nomes mais influentes das artes visuais na segunda metade do século 1920 - e traduz a vontade e a habilidade humana de se expressar, tanto por meio de uma obra de arte como por uma receita de cerveja. Âmbar, forte e lupulada, Wäls Impetus é uma Red IPA defumada e potente como a arte contemporânea.
Wäls Walkeriana é uma cerveja do tipo FarmHouse Ale, com toque de baunilha e sabor frutado e perfumado. A bebida é expressiva, de arremate delicado e homenageia as 17 mil orquídeas Walkerianas que habitam o Jardim Botânico de Inhotim, flores consideradas as mais perfeitas de sua espécia.
E a Wäls Reticulata é uma Witbier, bebida leve e refrescante que representa a geografia da região e o cultivo da tangerina típica de Brumadinho.
A série especial “Wäls Inhotim 10 anos” já pode ser encontrada no Empório da Cerveja, na Cervejaria Wäls de Belo Horizonte e nas melhores lojas e empórios do país.
Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia composto por um time de profissionais como artistas visuais, arquitetos, cenógrafos, designers, planejadores, diretores de vídeo e de arte. Bijari existe desde 1998 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana, seja para a criação conceitual de suas obras publicas ou entregas para o mercado de entretenimento multimídia brasileiro. Mais informações em www.bijari.com.br.
Cervejaria Wäls
Fundada em 1999, a Cervejaria Wäls é uma grande referência no cenário cervejeiro nacional. Wäls nasceu das mãos da família Pedras Carneiro, de Belo Horizonte, comandada hoje pelos Irmãos Tiago e José Felipe. A missão é criar as melhores cervejas para os paladares mais diferenciados, harmonizando com momentos únicos. A Wäls produz obras de arte, mas alguns as chamam de cervejas especiais.
Conquistando importantes prêmios em todos os concursos que participa, é a única cervejaria brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma edição do World Beer Cup (ouro na categoria Belgian-Style Dubbel e prata na categoria Other Belgian-Style Ale). A linha de produtos é inspirada nas tradicionais escolas cervejeiras belga, americana e tcheca. Com 14 cervejas em linha e diversas outras sazonais e comemorativas, a Wäls consagrou-se como uma das melhores microcervejarias do Brasil.A Wäls é ousada, criativa e acredita que a cerveja é uma grande fonte de alegria.
Lançamento da obra “Deslocamento”, de Estúdio Bijari - Wäls
Abertura: 8 de junho
Período expositivo: De 8 a 15 de junho
Funcionamento: todos os dias
Endereço: Calçadão da Rua Pernambuco - Praça Diogo de Vasconcelos, Savassi
Entrada livre e gratuita