Phyto Planet completa dez anos e mantém crescimento
Empreendedor comemora dez anos de atuação com empresa exportadora de alimentos e planeja ampliação com investimentos no varejo para o mercado interno.
A carreira de George Lage sempre foi ligada a área agrária, tinha um sonho antigo de criar o negócio próprio e, por meio de estudos em Gestão do Agronegócio, buscou conhecimentos sobre o mercado para tomar uma grande decisão em 2006, e abrir uma empresa no ramo de exportação de alimentos, que sempre foi sua paixão.
Ao completar dez anos, a Phyto Planet faz sucesso com uma proposta inovadora, de exportar produtos do Brasil, originários de extrativismo e agricultura familiar. Desde a criação, a empresa aumentou o número de clientes, oferecendo produtos em mais de 50 países, e atendendo os maiores players do mercado internacional. Quando decidiu abrir o próprio negócio, George sabia que aquele era o momento certo.
“Na época da faculdade, sempre ia visitar empresas incubadoras para conhecer os processos de agronegócio e aprender como plantar eucaliptos, tomates, agricultura de precisão, além de frutas e alimentos diversos”, conta George. O interesse pelo setor e a idéia de abrir um negócio na área já existiam para George, faltava compreender as informações corretas para iniciar os trabalhos. A empresa inaugurou, mas foram necessários anos de estudos para compreender e organizar os procedimentos relacionados às atividades da empresa.
“Busquei apoio e orientações com o SEBRAE sobre as possibilidades de abertura de uma comercial exportadora. Comecei em um pequeno escritório para economizar custos, pois ainda não tinha clientes. A empresa vingou, mesmo nos primeiros anos de operação, que foram os mais difíceis, por causa da variação do cambio e a crise mundial de 2008. Concentrei todos os meus esforços no negócio, não tinha outra opção ou plano B, não podia falhar”, explica o empreendedor. O primeiro pedido de compra foi feito por uma empresa francesa, solicitando frações de potes dos produtos Açaí e Camu camu, frutas originarias da Amazônia. Depois vieram pedidos de empresas da Suíça e também da China. A partir de 2010, a Phyto Planet reconstruiu sua carteira de clientes, que contribuíram para o aumento da receita e
investimentos em infra-estrutura.
Atualmente é uma das empresas lideres no Brasil em distribuição de produtos semimanufaturados e na exportação de ervas, chás, extratos de frutas vegetais, café solúvel, óleos e condimentos. Localizada em Nova Lima, possui variedades com mais de 120 produtos, disponíveis em diferentes formas de processamento, todos com ingredientes típicos brasileiros como Açaí, Guaraná, Acerola, entre outros.
“O Brasil tem uma vasta biodiversidade, é referência em agronegócio no mundo. Alguns países são referências com determinados produtos, como o Irã que domina o mercado de pistache ou a Turquia com o damasco, mas nosso país possui terras férteis, incluído a métodos e tecnologias avançadas de manejo, que colaboram para a produção de alimentos variados, mesmo em cenários econômicos adversos”, diz George. Cuidados em manter os melhores padrões de qualidade em todas as etapas de fabricação são presentes na Phyto Planet, principalmente no uso de matérias primas fornecidas diretamente de fazendas e centros de distribuição. A empresa também utiliza
sofisticadas técnicas de embalagem, que conservam os aromas originais dos alimentos, e garantem que seus produtos cheguem com perfeitas condições ao destino final.
Com o objetivo de manter o que está funcionando muito bem e ampliar mais o mercado de atuação, George já tem planos definidos para o crescimento da Phyto Planet. Por
isso, foi inaugurada a Gola Foods, empresa do grupo voltada para o varejo de produtos naturais e com foco no mercado interno e externo.
“Entre os projetos atuais de expansão que temos para a empresa, Gola Foods é o nosso principal foco. Queremos por meio dos nossos produtos, oferecer diversas opções de alimentos naturais cultivados no Brasil, e proporcionar assim, mais saúde e melhor qualidade de vida para as pessoas.”