TITULO
Imperdível > CIA DE DANÇA SESIMINAS PARTICIPA DO FESTIVAL SACI
CIA DE DANÇA SESIMINAS PARTICIPA DO FESTIVAL SACI COM ESPETÁCULO “PICA-PAU-REI NA ESTRADA REAL”
 
Espetáculo mistura dança e teatro em um novo conceito para públicos de todas as idades
 
Entre os mistérios da Estrada Real, uma arca repleta de magia e as mais encantadoras histórias fará o público viajar por um universo lúdico e apaixonante. Quem conduz a plateia a essa viagem é a Cia de Dança SESIMINAS que se apresenta dentro da programação do Festival SACI no dia 30 de julho,  às 19h, no Teatro SESIMINAS, com o espetáculo Pica-Pau-Rei na Estrada Real. Com coreografia e direção artística de Cristina Helena, a peça, que é uma atração para toda a família, mistura o ballet clássico com teatro, numa montagem inédita e inovadora em que os bailarinos dialogam entre si e com a plateia, além dos movimentos corporais.  A entrada é gratuita e a retirada de convites durante o período do festival, a partir do dia 28 de julho até dia 30 de julho, meia hora antes do início do espetáculo.
 
Aproveitando o evento, o Centro Cultural SESIMINAS e o Festival SACI convidam o público a fazer doações de brinquedos e livros, que serão entregues em instituições selecionadas pelo Centro Cultural SESIMINAS.
 
A história do Pica-Pau-Rei na Estrada Real
As vozes e passos dos 15 bailarinos profissionais da Cia de Dança SESIMINAS, conduzidos por um narrador, apresentam, de forma divertida e inusitada personagens e trechos de clássicos de repertório com contos de fadas e figuras históricas. Entre eles, O Quebra Nozes, La Bayadère e Lago dos Cisnes, Cinderela, A Bela Adormecida, Gatos de Botas, a Fada Diamante e até mesmo a rainha portuguesa Carlota Joaquina. Como páginas soltas de um livro, que misturam histórias e aventuras, eles se encontram em meio aos tesouros da Estrada Real. O Pica-Pau-Rei, ave que é encontrado na fauna da região, é o protagonista do enredo, responsável por encontrar o livro que levará a todos a entrar nas mais encantadoras histórias.
 
Esse é o primeiro espetáculo inteiramente concebido e desenvolvido pela Cia de Dança Sesiminas, voltado para o público infantil. Recheado de bom humor e de fatos transmitidos de forma lúdica, a peça mostra, mais uma vez, o ecletismo do grupo artístico do Centro Cultural Nansen Araújo SESIMINAS. Enquanto o público se diverte, também aprende. Os personagens e histórias se cruzam com fatos históricos que se passaram nos caminhos da Estrada Real. “Na peça, o imaginário se mistura com o real. Enquanto os bailarinos dançam, falam e interpretam, são passados dados históricos que vistos nas escolas de forma nem sempre muito atrativa, mas que no palco ganham uma dimensão e compreensão mais palpável, fazendo o momento de lazer também ser educativo. A família inteira “se diverte”, destaca a gerente do Centro Cultural Sesiminas, Karla Bittar.
 
A Cia De Dança SESIMINAS
A Cia de Dança SESIMINAS nasceu em 1990, junto com o próprio Centro Cultural Sesiminas e traçou um perfil inédito no País, seguindo a imagem dos “Ballets Jovens” Europeus. Possuidora de um trabalho de pesquisa ímpar, resgatou o que de mais precioso há no Repertório Clássico acadêmico, refletindo, através do alto nível artístico, técnico e cultural da melhor safra de seus jovens talentos, um trabalho de primeiro mundo.
 
Sua principal tarefa é o compromisso educativo público e a formação profissional dos elementos selecionados para tal, levando a tradicional arte do ballet ao espectador, independente da classe social, e a lugares que desconheciam tais obras. Numa função desbravadora, é hoje a única Cia. de Ballet Clássico a atuar sob a tutela de um Centro Cultural e do Sistema FIEMG. Através de suas apresentações em canteiros de obras, centros esportivos e de lazer, creches, escolas do Sistema FIEMG, Sindicatos e Teatros, proporciona ao público das classes operária, estudantil e comunidade em geral, oportunidades de enriquecer com o que há de mais belo e histórico do movimento bailado, sendo um veículo artístico para o público carente de informação cultural.

Todos os bailarinos são funcionários do SESI e os espetáculos são uma oportunidade de se encantar com o que há de mais belo e histórico da Dança. Ao longo dos 25 anos de atuação, o grupo artístico já se apresentou para 400 mil pessoas, em 1000 apresentações em 80 municípios.
 
Ficha técnica Pica-Pau-Rei na Estrada Real
Direção Artística e Coreografia - Cristina Helena
Primeiros bailarinos - Douglas Oliveira, Paula Assis, Ruth Vespermann, Tauler Abrão
Primeiros solistas - Edesio Nunes, Lucas Leite
Corifeus - Celson Rafael Santana, Jonathan de Paula, Talita Trindade, Miguel Eugênio
Corpo de Baile - Bárbara Várady, Beatriz Povoas, Mel Viana Morais, Renato Silva, Thais Rocha
Ator e Narrador - Ramon Coelho
Instrutora de dança – Carol Pagano
Camareira – Conceição Rodrigues
Cenário e Figurino – Acervo Cia de Dança
Técnica e produção – Equipe do Teatro SESIMINAS
Gerente Centro Cultural Nansen Araujo – Karla Bittar
Supervisora dos Grupos Artísticos – Joana Reis
 
 
Serviço
Espetáculo: Pica-Pau-Rei na Estrada Real com Cia de Dança Sesiminas
Festival Saci
Data: 30 de julho - domingo
Horário: 19h
Faixa Etária: Livre 
Local: Teatro SESIMINAS - Rua Padre Marinho, 60 Santa Efigênia, Belo Horizonte- MG
Preço: Entrada gratuita – doação de livros e brinquedos infantis – retirada de convites durante o período do festival, a partir do dia 28 de julho até dia 30 de julho, meia hora antes do início do espetáculo.
Classificação: livre
Informações: (31) 3241-7181
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis