Belo Horizonte recebe segunda edição da Festa Tradicional Italiana do Clube Palmeiras
Da Itália para o Brasil, evento realizado por descendentes de imigrantes italianos reúne tradições,
gastronomia e cultura ibérica
Fomentado pelo sucesso da festa anterior, o Clube Palmeiras, fundado por imigrantes italianos, oferece a II Festa Tradicional Italiana ao público simpatizante com a cultura da Itália. Desta vez, o evento será no quarteirão da Rua Grão Pará, entre as ruas dos Otoni e Padre Rolim, no dia 17 de setembro, entre 11h e 19h.
A temática do evento é reunir em um só lugar toda a diversidade da cultura italiana. A principal intenção dos organizadores é mostrar o cotidiano do país aos participantes, os fazendo sentir como se estivessem passando uma tarde na Itália. “Belo Horizonte recebeu uma enorme quantidade de imigrantes italianos. Hoje somos uma grande comunidade. Temos um carinho muito grande pela cidade e queremos agradecer a hospitalidade mineira. Nada melhor do que uma festa para isso”, comenta Bruno Prota, gestor do Clube Palmeiras e organizador do evento.
Um dos destaques do evento é a feira de gastronomia com comidas, sobremesas e bebidas típicas da região ibérica. “A Itália possui uma cozinha essencialmente tradicional e com uma grande variação de produtos. Para quem pensa que por lá se come somente massa está muito enganado”, comenta Bruno a respeito da culinária local.
Para o evento, estão confirmados 06 foodtrucks, 13 restaurantes típicos, com pratos que variam desde as famosas massas à pescados e o famoso gelato, o sorvete artesanal italiano popular no mundo todo. Outro diferencial é a foodbike com a comercialização de doces finos e produtos inerentes do café, além de achocolatados em geral. Italiano também é adepto a cerveja, por isso, os organizadores escolheram a cervejaria Backer como a oficial da festa.
Do lado cultural, o evento também não deixa nada a desejar. A principal atração é um dueto em família do cantor lírico Salvatore Luci e sua sobrinha Nayara Papini. Músicas tradicionais e muita emoção são certeiros com esta apresentação. Também está confirmada a participação do grupo de dança La Sereníssima, preparando um número fiel ao folclore e as tradições italianas.
Para encerrar o evento haverá uma apresentação da banda Urbana 2, um dos maiores covers do Legião Urbana, de Belo Horizonte. A escolha do grupo tem uma história curiosa. Em 1995, o Legião Urbana lançou o álbum “Equilíbrio Distante”, com 13 canções na língua italiana. E será com uma dessas músicas que o Urbana 2 fará a abertura e o encerramento de sua apresentação.
São aguardadas 06 mil pessoas pelos organizadores do evento. A entrada é franca, sem troca de alimentos. O pedido é para que os visitantes venham em família para poder melhor aproveitar a festa. “Esse sem dúvida será um grande evento. No ano passado foram 03 mil pessoas, nesse ano temos como meta o dobro disso. Tudo que queremos é trazer a alegria do italiano à tona. Estamos empenhados nisso”, conclui Bruno.
Ordem dos Shows
La Sereníssima – 12h à 12h30
O Grupo Folklorístico La Serenísima é um grupo de danças italianas fundado em 2009 e está associado à AMICI e à FIGOSC – Federação ItaloGermanica de Santa Catarina (entidade ligada a FederazioneTradizionePopolari na Itália e a Deutsche GeschafftVolktanz na Alemanha). Seu espetáculo é baseado na pesquisa histórica e criteriosa os trajes, das músicas e da própia dança que é uma fiel reprodução das manifestações que aconteciam na Itália. Apesar de celebrar a região do Veneto, o grupo também inclui em seu repertório homenagens a outras regiões italianas onde a dança é um patrimônio cultural.
Dueto com Salvatore Luci e Nayara Papini – 13h à 14h
Salvatore Luci é tio de Nayara Papini e juntos formam uma dueto que relembra as mais tradicionais composições clássicas da Itália. No currículo, os artistas não deixam nada a desejar. Essa parceria já é antiga e rendeu até mesmo um disco com as composições de autores italianos consideradas mais marcantes pela dupla. E o amor pela arte é tanto que nem mesmo a rotina do dia a dia atrapalha o compromisso dessa família.
Urbana 2 – 16h a 19h
Considerada um dos melhor covers do Legião Urbana da capital mineira, a banda faz sucesso em pubs como o Lord, Circus e Jack Rock Bar há anos. Com um repertório focado em canções que agradam os fãs, o Urbana 2 prepara uma apresentação de 03 horas de show para seu público.
Sobre o Clube Palmeiras
Fundado em 1957, A Sociedade Recreativa Palmeiras é um clube, em Belo Horizonte, fundado por Antônio Papini, filho de descendentes italianos. Tudo começou em 1951, quando Antônio criou uma quadra de bocha em seu quintal para lazer com sua família, amigos e outros descendentes italianos. Aos poucos, a ideia prosperou e chegou ao espaço atual, que serve como laço entre as cultura da Itália e do Brasil. Atualmente, são cerca de 2.500 associados.
Serviços
Local: Quarteirão da Rua Grão Pará, entre a Rua dos Otoni e Rua Padre Rolim, próximo ao número 589 – Funcionários.
Horário: Entre 11h e 19h.
Entrada franca.
Informações:32411543/ 32415668