ATIVIDADES FÍSICAS NA INFÂNCIA AJUDAM A CRIAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA FASE ADULTA
Qualquer tipo de prática saudável tem mais chances de se tornar hábito quando é incentivada ainda na infância. Uma pesquisa feita recentemente na Finlândia revelou que a atividade física aliada a momentos de lazer nos primeiros anos de vida, além de ajudar a promover a saúde, também contribui para o aumento da produtividade na fase adulta, elevando os lucros anuais do trabalho entre 12% e 15% em um período de 10 anos. É mais do que necessário, portanto, que as escolas comecem a desenvolver as habilidades corporais dos alunos já nos níveis iniciais de ensino.
O docente da disciplina no Colégio ICJ, Gustavo Arruda, revela como a atividade física é estimulada juntos aos alunos e quais os possíveis reflexos a longo prazo. Arruda explica que o objetivo do ICJ é atuar no sentido de combater a chamada geração de “analfabetos corporais”, que já nasce totalmente familiarizada com as novas tecnologias, mas não sabe utilizar o corpo em benefício da própria saúde e bem-estar. A escola já traz os alunos de 4 e 5 anos para esse universo. “Realizamos um trabalho de base com as crianças, que aprendem, de forma lúdica, as noções de espaço, reflexos, equilíbrio e movimentos motores mais simples, como agarrar, segurar, pular e lançar. Já no Fundamental I e II, os movimentos conjuntos mais complexos, como correr e pular ao mesmo tempo, já abrem espaço para as esportes como o futebol, vôlei, handebol, que são realizados também no Ensino Médio”, informa.
O professor de educação física do ICJ reforça o papel da escola na internalização da importância dos exercícios, uma vez que as crianças e adolescentes de hoje, principalmente os de baixa renda, carecem de espaços e infraestrutura pública para o lazer e a prática esportiva. “A violência e os perigos do trânsito afastam os jovens dos espaços coletivos. Por isso, a escola precisa trabalhar de forma mais intensa a educação física, pois, além dos ganhos para a saúde, ela pode melhorar habilidades não cognitivas, como sociabilidade, disciplina, trabalho em equipe e outros aspectos importantes para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho”, reforça Arruda.
Olimpíadas escolares
Os benefícios da atividade para a saúde e para o desenvolvimento de competências e habilidades corporais e emocionais levaram o Colégio ICJ a criar projetos que estimulam a prática de exercícios. Um dessas ações é a Olimpíada do ICJ, realizada a cada quatro anos, concomitante com o torneio mundial. Desde o começo do ano os estudantes já vinham se familiarizando com modalidades olímpicas, como atletismo, arremesso de peso, ginástica e tênis e participaram das competições internas, que aconteceram no mês de agosto, como pontua o professor da instituição. “O envolvimento de todos os alunos foi muito intenso, a presença foi maciça, isso foi muito importante para despertar a aptidão e gosto por esportes específicos. Nosso intuito é contribuir para a formação de adultos com hábitos mais saudáveis e, quem sabe, para o surgimento de futuros atletas”, avalia Gustavo Arruda.