PRÁTICA ESPORTIVA CONJUNTA APROXIMA PAIS E FILHOS
A correria do dia a dia tem transformado o simples ato de passar um tempo em família em algo muito complexo. Os inúmeros compromissos e responsabilidades fazem com o que os momentos entre pais e filhos sejam algo raro. Para tentar minimizar esse problema, uma excelente opção é aproveitar os períodos juntos para fazer alguma atividade física.
O contato, segundo especialistas, reforça os elos de carinho, afeto e segurança. Além disso, a motivação para o desempenho de certa atividade costuma ser maior quando há uma parceria com um ente querido. “Manter-se frequente às aulas é um dos pontos positivos, no entanto, a escolha dessas modalidades deve atingir uma expectativa positiva para ambos, não sendo exigido que os filhos se direcionem apenas segundo os desejos dos pais. Forçar as suas escolhas certamente acarretará em frustrações e desgostos”, explica a professora de Habilidades Motoras da Bodytech, Josi Eduarda.
Para fazer com que a experiência da interação seja ainda mais proveitosa, a especialista indica que as modalidades coletivas, circuitos funcionais, esportes com bola e aquáticos são algumas das melhores opções. “É importante também procurar por profissionais capacitados para trabalhar com essa junção entre pais e filhos”, alerta.
Outro cuidado que se deve tomar é com a competição, que deve se manter em um nível saudável e desafiador, sem que haja disputa. “Deve haver um equilíbrio em todas as etapas do processo e evitar situações de rivalidade entre eles, ainda que estejam no mesmo espaço e praticando a mesma modalidade, por trata-se de singularidades”, pontua Josi.
No que diz respeito aos benefícios, a professora pontua que eles vão desde a parte física ao aspecto emocional. “Em uma experiência como essa, trabalha-se a exploração do ambiente, autoconfiança, disciplina, interação, perspectivas de regras, concentração, ludicidade social, iniciativa e até a expressão de sentimentos”, conclui.