Compartilhamento de veículos em BH
 |
Os sócios do aplicativo Parpe - Lúcio Gomes e Felipe Faria |
A chamada economia compartilhada chegou para ficar. Depois que a hospedagem compartilhada ganhou o mundo com o Airbnb, outros negócios que utilizam o mesmo sistema ganharam força, como compartilhar veículos. Dentre as vantagens, estão o dinheiro extra enquanto o carro poderia estar parado, principalmente em tempos de economia desaquecida. Já a vantagem para quem procura o serviço é o custo mais baixo do aluguel, além da praticidade.
O aplicativo Parpe, que chega à capital mineira, permite que qualquer pessoa possa ganhar uma renda extra alugando o seu carro para outras que já fazem parte da economia compartilhada.
Diferentemente de modelos de negócios que trabalham com frotas próprias de veículos para locação, o Parpe acredita na interação de pessoa para pessoa, chamada também de peer-to-peer. "O conceito é basicamente colocar à disposição de mais pessoas aquilo que é pouco utilizado por uma só. A economia colaborativa é uma tendência mundial e tem tudo a ver com o Brasil nesse momento", explica Lucio Gomes, Diretor da plataforma Parpe, que atua em todo o território nacional, e já conta com mais de 600 veículos cadastrados e mais de 3 mil usuários ativos.
O interessado em alugar o próprio carro se cadastra gratuitamente na plataforma (www.parpe.com.br). Uma apólice de seguro que cobre 100% do valor do carro na tabela FIPE, assim como danos e roubo durante a locação.