Abrasel em Minas Gerais apoia fechamento de vias na Savassi aos domingos
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais – Abrasel em MG participou de audiência pública, realizada no último dia 14/03, que discutiu sobre a possibilidade de interdição de ruas na Savassi aos domingos, para a criação de um espaço de lazer e cultura.
Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel em Minas Gerais, Lucas Pêgo, o fechamento das vias é visto com muito otimismo pelos empresários do setor e que possuem negócios na região. “100% dos bares e restaurantes consultados pela instituição foram favoráveis à medida. Haverá um considerável ganho econômico, já que estimamos um acréscimo entre 25% e 30% no movimento dos estabelecimentos”, informa.
Segundo ele, essa ação poderá trazer também benefícios para a comunidade em geral. “A ação tem um forte apelo social, pois fará de Belo Horizonte uma cidade mais viva e alegre. Iniciativas similares já foram implantadas com grande êxito, como na Av. Paulista em São Paulo, na Av. Atlântica no Rio de Janeiro e na Av. Bandeirantes, na capital. É importante, portanto, elaborar um planejamento e gestão para garantir um espaço agradável com segurança, limpeza e organização”, observa. “Queremos nossa cidade viva, mas sem atrapalhar os vizinhos e principalmente, com muita harmonia entre quem estiver no local”, destaca.
A audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo aconteceu no último dia 14/03 a pedido do vereador Léo Burguês de Castro (PSL). Inicialmente, o trecho a ser interditado inclui os quarteirões que vão da Rua Rio Grande do Norte até a Avenida Cristóvão Colombo, deixando esta última com livre acesso para veículos; a via voltaria a ser fechada da Avenida Cristóvão Colombo até a Rua Alagoas. O local ficaria fechado todos os domingos, das 8h às 14h. A ideia veio do programa “No Domingo a Rua é Nossa”, já implantado pela prefeitura em outras regiões da cidade.