(*) por Bruno Freitas - Especial para o Jornal da Savassi
Nissan Frontier 2017
Desbravando fronteiras
Terceira geração da Nissan Frontier chega ao Brasil na configuração topo, importada do México, com novo motor 2.3 biturbo, transmissão automática de sete velocidades, a mesma robustez de sempre e muita tecnologia
Tuiuti (SP) – A terceira geração da Nissan Frontier (NP300 ou Navara em outros mercados) é a 12ª evolução das picapes da marca japonesa desde 1934, com mais de 14 milhões de unidades vendidas. No Brasil estréia a plataforma compartilhada com a Renault Alaskan e a futura Mercedes-Benz Classe X, todas produzidas na Argentina a partir de 2018. Neste momento a Nissan optou por lançar apenas a configuração topo de linha, LE 4x4, importada do México, por R$ 166.700. Mas não descarta a chegada de novas versões nos próximos meses. A geração anterior da Frontier (identificada pela sigla D40) produzida em São José dos Pinhais (PR) foi descontinuada no fim do ano passado.
Para o desenvolvimento do novo modelo foram realizados mais de um milhão de quilômetros de testes e validação em laboratórios e pistas da Nissan no Japão, Estados Unidos, Europa, Tailândia e México, além de cinco expedições nos Andes, na fronteira entre Argentina e Chile, Bolívia, Equador e Peru.
NOVO MOTOR
Praticamente tudo mudou na Frontier 2017, embora os atributos de robustez, design e espaço interno tenham permanecido, somando novos itens de conforto, tecnologia e segurança.
Acompanhando a tendência de redução de motores em busca de menor consumo e eficiência energética, a picape média substituiu o motor 2.5 por um 2.3 biturbo diesel de 190cv (cavalos) de potência e 45,9kfgm de torque, agora com uma eficiente transmissão automática de sete velocidades e opção de trocas manuais por toque na alavanca. A tração é 4x4 com opções integral e reduzida, acionada por botão a até 100km/h (antes era até 80 km/h).
Um novo botão no lado esquerdo painel permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF), componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e serve para reter as partículas características de motores a diesel.
GADGETS
Entre as principais novidades estão botão de partida do motor, a central multimídia Nissan Multi-App com tela de 6,2 polegadas – software nacional já aplicado no March e Kicks –, assistentes de partida em rampa (HSA) e controle automático de descida (HDC) a até 25km/h, banco do motorista com cinco regulagens, luzes diurnas e sensor de estacionamento traseiro.
Airbags frontais, ar-condicionado de duas zonas e saída traseira, acendimento automático dos faróis, banco traseiro rebatível, câmera de ré traseira, controles de estabilidade e tração são itens de série.
CHASSI 4X MAIS RESISTENTE
Outra boa evolução está no chassi, segundo a Nissan, quatro vezes mais resistente que na geração anterior. Feita de uma peça de aço reforçado para aumentar a durabilidade, a estrutura da nova Frontier conta com oito barras transversais e outra barra sobreposta por dentro com soldas contínuas, chamada de Duplo C. Pesos da carroceria e do chassi foram reduzidos em 44kg e 94kg, respectivamente.
A carroceria é fabricada com aço de alta resistência e na traseira, pela primeira vez entre as picapes médias vendidas no Brasil, a suspensão é do tipo multilink com molas helicoidais e eixo rígido, o que se traduz num melhor balanço entre conforto e estabilidade.
ALTURA EM RELAÇÃO AO SOLO
Ângulos de saída e entrada passam a ser de 27,2º e 31,6º, respectivamente e o vão livre cresceu, passando a 292mm, permitindo melhor transposição de obstáculos.
A caçamba conta com tomada de 12V lacrada no lado esquerdo e quatro alças de apoio móveis em trilhos (Nissan C-Channel), para fixação de cargas que necessitem de amarração. O comprimento máximo da caçamba é de 1.519mm, enquanto a largura atinge 1.560mm e, a altura, é de 473mm.
(*) 0 jornalista viajou a convite da Nissan