Maple Bear Canadian School ensina alunos a pensarem computacionalmente
Abordagem estimula a criatividade e o pensamento lógico de estudantes do
Intermediate Kindergarten (IK) ao Year 8
Um problema complexo é aquele que, à primeira vista, não sabemos como resolver facilmente – calcule de cabeça, por exemplo, a soma de todos os números presentes no intervalo de 1 a 200. Apesar de parecer insolúvel, se essa questão for abstraída e dividida em uma série de pequenos problemas, mais gerenciáveis, tudo se torna simples. Raciocinar de tal maneira é uma habilidade que compõe o Pensamento Computacional, uma abordagem inovadora que vem sendo adotada pela escola canadense Maple Bear Belo Horizonte/Nova Lima para desenvolver diferentes formas de aprendizagens. “Nosso objetivo é preparar os estudantes para se tornarem pensadores computacionais que entendam como as ferramentas digitais de hoje podem ajudar a resolver os problemas do amanhã”, afirma Renata Coelho, Diretora de Comunicação da Maple Bear.
O Pensamento Computacional (PC) aborda fundamentos da computação com aplicações no dia a dia para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento, incluindo a matemática, as ciências humanas e naturais. O termo corresponde à capacidade de olhar para a realidade de forma objetiva a fim de criar soluções para obstáculos gerais do cotidiano. Em outras palavras, o Pensamento Computacional transforma meros utilizadores em criadores de ferramentas e soluções, usando o computador ou não. Segundo Sávio Grossi, parceiro desse projeto educacional da Maple Bear e fundador da Pertoo – aplicativo e software integrado de comunicação escolar – aprender e aplicar essa abordagem nos dias de hoje proporciona inúmeras vantagens. “Quando fazemos do Pensamento Computacional um hábito, no futuro, nos tornamos capazes de criar soluções tecnológicas, como aplicativos, dispositivos ou até mesmo robôs que poderão reproduzir uma tarefa ou processo”, exemplifica Grossi.
A Maple Bear é a única escola de Belo Horizonte que adota o Pensamento Computacional em sua grade curricular. Neste ano, a novidade é que a abordagem será introduzida para crianças de apenas 5 anos de idade. “O Pensamento Computacional visa a construção de competências e habilidades fundamentais para o exercício da cidadania. Por isso, ao trabalhá-lo desde cedo, os alunos se tornam ótimos solucionadores de problemas em qualquer área ou profissão”, explica Renata.
Serviço:
Maple Bear Canadian School
Maple Bear Belo Horizonte
Unidade Santa Lúcia
Endereço: Rua Dr. Armando Duarte, 61
Bairro: Santa Lúcia
Unidade Infantil Cônego Rocha
Endereço: Rua Cônego Rocha, 197
Bairro: Gutierrez
Maple Bear Nova Lima
Unidade Alphaville Lagoa dos Ingleses
Endereço: Av. Regent, 400 – Nova Lima