Renault Captur Intense 2.0 automático
Belo Horizonte - MG - Foi um sucesso chegar no “Iate Clube Lagoa dos Ingleses”, nos arredores de Nova Lima para finalizar nosso test-drive e fotografar o novo Renault Captur. A Renault acertou em cheio com este modelo que é fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná; moderno, bonito, elegante, confortável e robusto. A versão que testamos, Intense 2.0 causou “frisson” entre os freqüentadores do glamoroso clube de esportes náuticos nos arredores da capital mineira. A maioria queria saber em qual concessionária estaria à venda este belo espécime automotivo.
É por aí que nós da imprensa especializada fazemos a nossa parte divulgando as novidades para um público seleto e influenciador.
Este SUV tem pela frente alguns rivais de talento; Jeep Renegade, Hyundai Creta e Honda HR-V, mas com preço que é bem interessante para uma versão topo de linha (R$ 88.490,00).
O Captur já é conhecido desde 2013 na Europa, mas chega ao Brasil com grandes inovações de segurança, dirigibilidade e conforto.
O Captur deu um banho de design, acertando até nos gostos mais exigentes. Os destaques vão de uma combinação interessante que o torna robusto e fino ao mesmo tempo. Como exemplo os vincos do capô e as rodas de liga leve 17 polegadas, os exuberantes leds de iluminação diurna em formato de C, os apliques emborrachados nas laterais e a pintura primorosa com teto em tonalidade diferente da carroceria (são nove opções).
Como destacamos na edição de nº 502 do Caderno AutoReview onde foi publicada a cobertura do lançamento do Captur, o interior é extremamente agradável, sem abusos de detalhes plásticos, peças bem encaixadas, um quadro de instrumentos bem legível; o velocímetro é digital, no entorno da central multimídia, do câmbio, das saídas circulares de ventilação e nos puxadores de porta, detalhes em black piano, as maçanetas são cromadas em conjunto com as laterais da porta que são acolchoadas; muito chique!
O conforto a bordo é de um sedã clássico; pois com seus 4,32 metros de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, o Captur possui um espaço generoso até para quem viaja no banco de trás, eles são aconchegantes garantindo em uma viagem longa muito conforto, pois o rodar é suave e estável. Já o porta-malas comporta 437 litros inclusive para colocar as compras do shopping ou viajar.
No modelo que testamos tinha bons itens de sofisticação e conforto; bancos de couro, apoio de braço para o motorista, faróis com regulagem de altura, sensores de chuva e crepuscular, ar automático de uma zona, multimídia com tela sensível ao toque, câmera e sensor de ré e faróis de neblina com função “cornering”, que acende um farolete para o lado que o modelo vira; muito bom em ruas ou lugares escuros.
Impressões ao dirigir
O motor é um 2.0 flex de 148 cv combinado com um câmbio automático de quatro velocidades; podia ter mais, aumentaria bem o conforto ao dirigir, mas no geral o comportamento no dia a dia para o trânsito urbano é muito bom.
De acordo com nossas medições, em Belo Horizonte, conseguimos uma média de 6,2 km/l (abastecido com etanol) e de 10,6 km/l na estrada (também com etanol). A média na cidade foi de 50 km/h e na estrada de 100 km/h.
Conclusão do test-drive
Aprovamos e damos os parabéns à Renault do Brasil por mesmo em tempos de crise lançar um veículo desta categoria em território brasileiro; sucesso é o que não vai faltar!