(*) Por João Euclides Prata Salgado
Renault Captur 1.6 SCE agora com câmbio X-TRONIC CVT
(*) Viajou para Niterói - RJ a convite da Renault
Niterói - RJ - A bela paisagem de Niterói e as linhas modernas e sensuais do Museu de Arte Contemporânea deram o tom de vanguarda ao lançamento do novo Renault Captur, agora com o câmbio X-TRONIC CVT, pois além de ser um SUV belo, com design atual e extremamente elegante está completo, principalmente para aquele consumidor que almeja um câmbio automático.
Esta transmissão X-TRONIC CVT, já é conhecida por seu sucesso em outros modelos da Aliança Renault-Nissan em todo o mundo; é um câmbio continuamente variável – que tem opção de seis marchas simuladas - com o novo motor 1.6 SCe garante um rodar suave e silencioso em velocidade de cruzeiro, pois por não ter trocas de marchas, a condução é sempre suave. Além disso, o motor pode ser mantido em rotação constante, auxiliando no menor consumo de combustível.
O Renault Captur com câmbio CVT é fruto do desenvolvimento da equipe de engenharia da Renault Tecnologia Américas (RTA), sob o comando do diretor de projetos Antonio Fleischmann que tem como objetivo desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. Neste caso, o Captur rodou mais de 1,5 milhão de quilômetros apenas no Brasil.
Com esta entrega, o Captur passa a oferecer a mais completa gama de versões do mercado. Há duas opções de motorização e três de câmbios para satisfazer o gosto de todos os clientes. O 1.6 SCe manual é indicado a quem privilegia consumo e prazer ao dirigir. O 1.6 SCe X-TRONIC CVT agrada aqueles que buscam conforto para os grandes centros urbanos e não abrem mão de economia. Já o 2.0 16V automático é opção para quem procura mais desempenho. Tanto o motor 1.6 SCe quanto o 2.0 16V trazem tecnologias que a Renault desenvolveu na pista de Fórmula 1, categoria na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais.
X-TRONIC CVT: TRANSMISSÃO MODERNA
Durante o test drive do lançamento pelas ruas e avenidas de Niterói, conseguimos comprovar que realmente o câmbio X-TRONIC CVT proporciona o máximo conforto, garantindo também economia de combustível. Um de seus destaques é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. A transmissão X-TRONIC CVT oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio.
Esta transmissão traz relações mais longas em comparação a outros câmbios do mercado, sem abrir mão de desempenho e prazer ao dirigir. Além disso, traz um sistema avançado de correia e polia e uma bomba de óleo menor e evoluída.
As acelerações do X-TRONIC CVT são constantes e eficientes. O desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.
O câmbio X-TRONIC CVT traz uma transmissão adicional, garantindo menor tamanho e peso do conjunto. Esta solução permite que o conjunto mecânico seja 10% menor e 13% mais leve.
Marketing e vendas
As vendas dos primeiros meses estão em linha com os objetivos previstos para o SUV. Vale destacar que a pintura biton, responsável por ressaltar ainda mais o design sensual e elegante do Captur, é um sucesso, com 85% do mix de vendas. A opção do câmbio X-TRONIC CVT, representará 60% das vendas que tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Clientes que optarem pelas facilidades de financiamento via Banco Renault têm 5 anos de garantia total. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.