(*) Por João Euclides Salgado
Nissan lança Kicks brasileiro com mais versões, equipamentos e cores
(*) viajou para Rezende - RJ a convite da Nissan
Resende – RJ – A Nissan lança o seu carro sucesso, o Kicks agora fabricado no Complexo Industrial da empresa em Resende (RJ). Para tanto, a imprensa especializada do setor se reuniu com diretoria, engenheiros e assessoria de imprensa para conhecer de perto este campeão de vendas da Nissan. A nacionalização do modelo gerou diversas vantagens para o comprador; um número maior de versões, novos itens de série e mais equipamentos inéditos para o segmento, além de mais opções de dois tons para as cores.
Os preços começam em R$ 70.500, na versão S com câmbio manual de cinco marchas. Já na nova versão S com câmbio XTRONIC CVT, R$ 79.200 que chega às lojas ainda neste mês de julho com uma linha completa de equipamentos agora fazendo parte do Nissan Kicks brasileiro; como por exemplo, alerta de colisão, assistente inteligente de frenagem e o avançado sistema multimídia “Nissan Multi-App”, um verdadeiro tablet no painel. E a inédita versão SV, equipada exclusivamente com câmbio XTRONIC CVT com modo Sport por R$ 85.600.
Completando a linha nacional, a versão SL ganha novos equipamentos, que a diferenciam do modelo trazido até então do México: maçanetas cromadas, sistema multimídia Nissan “Multi-App”, retrovisores com rebatimento elétrico automático (recolhem-se com o desligamento do motor e se abrem com o acionamento da ignição) e quatro novas combinações de pintura externa “2-Tone”, que se somam à conhecida cinza com teto laranja. Além desses itens, acabamento de couro nos bancos; acendimento inteligente dos faróis; airbags laterais e de cortina; ar-condicionado automático digital;Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos (MOD) e painel de instrumentos TFT. O preço sugerido é de R$ 94.900.
Na opção topo de linha do Kicks o comprador ainda pode optar por equipamentos usados por carros de segmentos superiores como o alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem (FCW e FEB), item que será vendido como opcional no pacote “Pack Tech”, que ainda inclui os faróis dianteiros com assinatura de LED.
Não ficaram de fora nenhum dos itens que já faziam parte quando o modelo fabricado no México foi lançado mundialmente no Brasil durante os Jogos Rio 2016. Entre eles, a Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, o Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos (Moving Object Detection), o Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake).
Cores
Um dos destaques do modelo fabricado no Brasil é a oferta de cores; uma delas, a vermelho “Malbec” e as novas opções “2-Tone” que além da já conhecida cinza com teto laranja do modelo anterior, chegaram outras quatro; prata com teto preto, branco com teto preto, cinza “Rust” com teto preto e preto com teto cinza “Grafiti”.
Equipamentos
As versões virão de fábrica com airbags duplos frontais; ar-condicionado; alarme perimétrico; bancos dianteiros com a tecnologia Zero Gravity®; acabamento de tecido nos bancos; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); cinto de segurança de três pontos para todos os cinco passageiros; freios ABS com EBD e assistência de frenagem (BA); rádio com entrada para mp3 player, conector USB e Bluetooth™ para conexão de telefones celulares; retrovisores na cor da carroceria e com regulagem elétrica; maçanetas internas das portas cromadas e externas na cor da carroceria; coluna de direção com ajustes de altura e profundidade; direção com assistência elétrica e com comandos do computador de bordo, comando de telefone e rádio no volante; rodas de aço de 16 polegadas com calotas; sistema de partida a frio FLEX START®; travamento central automático das portas com o veículo em movimento e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico. A versão pode também ser equipada, opcionalmente, com os controles de tração e estabilidade (VDC) e o sistema inteligente de partida em rampa (HSA), itens que fazem parte do “Pack Safety”.
Design moderno e arrojado
O desenho da carroceria do Nissan Kicks foi gerenciado em conjunto pelas equipes de engenharia do Japão e do Brasil.
Além da carroceria com muitos recortes e vincos, o estilo destaca-se por itens característicos da Nissan, como a grade “V-motion” flanqueada pelos faróis exclusivos em formato arqueado, que se estendem para trás sobre os pára-lamas dianteiros, e o teto flutuante, solução que acentua a impressão de visão ampliada do conjunto pára-brisa e vidros laterais.
O interior funcional e com acabamento de alto padrão combina detalhes inovadores feitos especialmente para os consumidores ávidos por tecnologia, com detalhes que destacam a qualidade.
O requinte, com toques de esportividade, fica por conta do volante tipo flat bottom revestido de couro, enquanto que a carroceria crossover oferece um campo de visão mais alto ao motorista, proporcionando uma sensação de segurança.
Motor e transmissão
O Nissan Kicks é equipado com a segunda geração do confiável motor HR16DE 1.6 de 16 válvulas, que conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS), que eliminou o tanque de partida a frio. Ele desenvolve 114 cavalos de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Esse motor garante baixo consumo de combustível e performance surpreendentes.
O resultado é um crossover ágil e com aceleração vigorosa que obteve nota “A” em eficiência energética e emissão de gases dentro do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Também recebeu o selo do CONPET, concedido aos modelos que participam do programa de etiquetagem que atingem grau máximo de eficiência energética.
As medições de consumo de combustível do Nissan Kicks são as melhores do seu segmento. Os consumos na cidade para o câmbio manual, de acordo com medições do Inmetro, são de 7,8 km/l (Etanol) e 11,1 km/l (Gasolina) na cidade. Na estrada, a versão com pedal de embreagem marca 9 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina), respectivamente. Com a transmissão XTRONIC CVT as médias são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol, e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina, respectivamente nos dois tipos de ciclo.
A suspensão traseira vem com o novíssimo eixo de torção, com travessa de maior rigidez e nova estrutura de isolamento e a dianteira independente McPherson com barra estabilizadora.
Os bons níveis de manobras e conforto de condução do Nissan Kicks são resultados de uma estrutura de carroceria altamente rígida. O crossover compacto conta com raio de giro de 10,2 metros que, aliado à leveza da direção com assistência elétrica e à comodidade da Visão 360º, permite estacionar e manobrar sem esforços.
Campeão das ruas
Lançado mundialmente no Brasil em agosto do ano passado, o Nissan Kicks é sucesso de público e crítica. O modelo, que era importado do México, acumula diversos prêmios desde seu lançamento. Entre eles, o “Melhor Crossover da América Latina”, dado pela Americar; o “Melhor SUV 2017", pela Fipa (Associação de Jornalistas Automotivos da América Latina); o “Melhor SUV Compacto”, pelo júri do L'Auto Preferita, e o“Melhor SUV Importado”, dado pelos jurados do Top Car TV 2016. Além do reconhecimento nas premiações, o crossover compacto da Nissan também venceu mais de dez comparativos contra concorrentes de outras marcas nas mais importantes publicações da imprensa especializada do Brasil.
E ele nasceu como um carro moderno e inovador, que utiliza avançadas soluções de construção, como aço de alta resistência e maior rigidez da carroceria, para equilibrar com inteligência a performance e o consumo de combustível sem deixar de lado o conforto, posicionando-se como um dos melhores do segmento. O Brasil foi o primeiro país a comercializar o novo modelo, que, em sequência, foi introduzido em vários países da América Latina e, futuramente, estará presente em mais de 80 países pelo mundo – a China começa a vender o modelo este ano.
Feito no Brasil com qualidade japonesa
A produção do Nissan Kicks no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) é parte dos investimentos que a companhia vem fazendo no Brasil para aumentar a sua presença no país. Para fabricar o modelo em solo nacional, a Nissan investiu R$ 750 milhões.
A estratégia da empresa é expandir a comercialização dos carros fabricados em Resende no mercado nacional e também em outros países da América Latina. Até o momento, Argentina, Chile, Bolívia, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai já recebem os modelos Nissan March e Nissan Versa. Agora, com o início da produção local do Nissan Kicks, a perspectiva é iniciar também a exportação do crossover compacto ainda neste ano fiscal da empresa.
Todas as áreas do Complexo Industrial de Resende trabalham integradas e seguindo os métodos e valores do Nissan Production Way – o sistema de produção Nissan – e do Nissan Way – filosofia e conjunto de códigos de conduta da marca. O foco é fabricar no Brasil produtos com toda a tecnologia e qualidade japonesa da Nissan.
Com o Kicks fabricado no Brasil, a Nissan passa a atuar também em novos segmentos do mercado, como taxistas e pessoas com deficiência (PcD).