Fachadas atrativas alavancam vendas em empreendimentos comerciais
Burger King e Drogaria Araujo são exemplos de lojas que buscam transmitir mensagem clara dos produtos e serviços que oferecem
Nas lojas físicas do varejo e nos empreendimentos comerciais, a fachada é o primeiro elemento de comunicação entre a empresa e seu público-alvo. Uma vitrine atrativa tem potencial para transformar pedestres, motoristas e passageiros em potenciais clientes e até mesmo em investidores.
Uma vez que essa interação entre transeuntes e a fachada se dá de forma instantânea, a comunicação só será efetiva se a sua composição for feita da maneira correta. Para determinar a estratégia de criação é preciso atentar ao produto oferecido e ao perfil do consumidor para construir, a partir desses elementos, um estilo de comunicação que atenda a essas expectativas, como explica o gerente regional de expansão do Burger King, Arthur Belo. “A fachada deve ser bonita e funcional, alinhando o projeto arquitetônico com uma linguagem visual que faça a ponte entre o produto e o desejo do consumidor. Mesmo que ele não esteja procurando especificamente pelo seu produto ou serviço, a loja compõe o cenário de passagem e precisa transmitir uma mensagem do que vende, a qualidade e a faixa de preço.”
A fachada é também um dos pontos fortes dos street malls, centros comerciais abertos que concentram uma série de serviços e varejo. Com lojas independentes e visibilidade para pedestres e carros, é preciso ter cuidado para que o design da fachada seja adequado e atrativo. “Encontrar uma boa localização é o primeiro passo para um street mall de sucesso, mas ele só funcionará se conseguir chamar a atenção e criar desejo do público potencial comprador para se tornar efetivamente comprador.. Por isso, é preciso que as lojas tenham uma boa apresentação, informando de forma clara seu diferencial, mas, ao mesmo tempo, evitando que o excesso de informação se torne poluição visual”, além de vagas de garagem, iluminação e segurança, é claro”, explicaEvandro Negrão de Lima Jr., presidente da My Mall, que atua há cerca de cinco anos na incorporação, administração e operação de street malls em Minas Gerais.
Um caminho para chamar a atenção é ter áreas de convivência, para que o público possa ficar mais tempo no empreendimento, como bancos, paisagismo e eventos dos lojistas do mall. “Há sempre a chance de que o público da região também já tenha hábitos de compra em outras lojas da região, é preciso encontrar meios de atraí-los para o empreendimento”, explica o presidente da My Mall.
Para o gerente de Marketing da rede de drogarias Araujo, André Giffoni, a fachada comercial é um dos pontos importantes para o negócio. “Ela é o primeiro contato visual do cliente com a loja. Seus elementos de identidade e sinalização permitem que o cliente veja e reconheça a Araujo. Temos sempre o objetivo de estar visível para nossos clientes, permitindo que eles encontrem aAraujo em seu caminho."
Manutenção constante
Além de contratar um bom designer ou arquiteto para desenvolver a marca, uma fachada ideal demanda manutenção constante para estar sempre apresentável. Lâmpadas queimadas, adesivos sujos ou rasgados, pintura suja ou descascando “depõem” contra o negócio. “Se o negócio passa a impressão de um estabelecimento abandonado, isso contamina toda a impressão que o cliente constrói. Somos muito sensíveis a estímulos visuais e não é à toa que temos o ditado 'a primeira impressão é a que fica'. Uma má apresentação passa a mensagem de má qualidade no atendimento, serviço e produto”, explica o gerente regional de expansão do Burger King.
Por estar exposta ao tempo, as fachadas sofrem com a ação da chuva, vento, sol e deterioração de alguns materiais. Com isso, necessitam de manutenções periódicas para preservar seu aspecto original e transmitir aos clientes uma sensação de preocupação e cuidado com todos os aspectos que envolvem a empresa. “Como os street malls são empreendimentos que continuamente recebem clientes para efetuar as compras nas lojas, é fundamental que estejam sempre bem cuidados e agradáveis. Isso permite a perpetuidade do empreendimento. Sem manutenção, perdem-se clientes e, consequentemente, os locatários”, avalia Evandro Negrão de Lima Jr.
O empresário destaca que, nos street malls construídos pela My Mall, os síndicos profissionais fazem visitas semanalmente aos empreendimentos para realizar vistorias e, quando necessários, reparos em danos aparentes, como sujeira, lâmpada queimada, infiltração, entre outros. “Esse cuidado influencia diretamente na valorização do street mall e principalmente na nossa marca. A empresa existe para fazer comércio de rua organizado e melhor do que o existente no entorno. Portanto, é imprescindível que os nossos empreendimentos sejam sempre os mais bonitos e bem cuidados”, afirma.