TITULO
Notícias do Dia > PROJETO “NOSSA GENTE DE MINAS”

PROJETO “NOSSA GENTE DE MINAS” CONTEMPLARÁ COMUNIDADE DE SANTA BÁRBARA

Alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio ICJ visitarão cidade, de 29 a 31 de agosto, para entregar donativos e promover oficinas educacionais

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio ICJ visitarão as comunidades de Barra Feliz e Florália, no município de Santa Bárbara, para promover oficinas educacionais com alunos carentes e entregar doações. A viagem faz parte do “Nossa Gente de Minas”, projeto criado há 16 anos com a missão de sensibilizar os estudantes sobre a realidade de municípios mineiros. As atividades serão feitas por 34 alunos e uma equipe de professores, de 29 a 31 de agosto.

O diretor administrativo do ICJ Ademar Fabel explica que a proposta gera uma rica experiência filosófica, cultural e política aos alunos e moradores das cidades. “Queremos garantir um intercâmbio cultural para formar melhores cidadãos, conscientes dos problemas sociais. O grupo tem a oportunidade de conhecer as particularidades da região e das famílias, repassando parte do aprendizado para outros jovens e adolescentes, por meio de peças teatrais e oficinas de lazer, focadas em temas como higiene, saúde bucal, sexualidade e comportamento humano”, conta.  

A escola arrecada alimentos não perecíveis durante a festa junina para entregar às comunidades atendidas. Neste ano, os alunos repassarão mais de 60 cestas básicas e vários kits de higiene, contendo escova de dente, pasta dental, shampoo, condicionador, absorvente, entre outros. “O retorno da turma é consciente. Os alunos voltam discutindo formas para reversão de problemas, como pobreza e descaso, tão comuns nessas regiões. É um processo que contribui para a formação cidadã, gerando capacidade crítica e responsabilidade social. O sentimento presente é de valorização do próximo”, afirma a coordenadora do Ensino Médio Rosa Simões. “Ano passado, um aluno disse algo e não me esqueci: ‘a gente precisa fazer algo por essas pessoas, eu tenho o que comer e eles não. O que mais podemos fazer? Eu quero ajudar mais e mais’”, recorda.

Os estudantes também passarão pelo distrito de Morro da Água Quente, em Catas Altas, comunidade atendida pelo projeto há dois anos, para reforçar o acervo da biblioteca com mais de mil livros literários. “Desde que montamos essa biblioteca, o acervo passou a servir de inspiração, devolvendo à comunidade o direito à cultura e à cidadania. A literatura é uma forma de entretenimento para aliviar um pouco o difícil cotidiano de pessoas em situação de grande vulnerabilidade social”, observa o diretor Ademar. 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis