Cervejaria Ambev sai às ruas para incentivar consumo inteligente de bebidas
No Dia de Responsa, comemorado em 15/09, acontece a já tradicional rota nos pontos de venda.
Em Belo Horizonte, um desconto de R$20 no aplicativo 99POP e descontos nos supermercados
Verdemar integram as ações
Setembro de 2017 – A Ambev promove nesta sexta-feira, 15/09, a oitava edição do Dia de Responsa, data criada pela cervejaria para reforçar o compromisso com o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. A mobilização também foi adotada pela Anheuser-Busch InBev (ABI), grupo do qual a Ambev faz parte, e hoje é comemorada nos mais de 50 países onde a empresa atua. No Brasil, os mais de 32 mil funcionários da cervejaria, sendo 3,5 mil deles em Minas, saem às ruas para visitar bares, restaurantes e supermercados. O objetivo é alertar os profissionais desses pontos de venda e também os consumidores sobre os riscos do consumo indevido de bebidas, ou seja, por menores de 18 anos, em excesso e associado à direção.
“Nosso negócio é celebrar. Queremos fazer parte dos momentos de celebração dos nossos consumidores, sempre com moderação”, explica Bernardo Paiva, presidente da Ambev. O executivo participa do Dia de Responsa na Bahia, visitando bares de Salvador para promover mensagens de consumo inteligente. “Não temos interesse no lucro que vem do consumo indevido das nossas cervejas, ou seja, em excesso, associado à direção e por menores de 18 anos de idade”, afirma.
Em Belo Horizonte, além da já tradicional rota nos pontos de venda que irá ativar mais de 100 mil bares, restaurantes e supermercados este mês, uma das novidades é a parceria com o aplicativo 99POP. Nesta sexta e sábado será oferecido exclusivamente aos belorizontinos desconto R$ 20 na corrida, para quem baixar e usar o app. O código do cupom é 99RESPONSAMG. Outra promoção, desta vez em parceria com a Méliuz, acontece na rede Verdemar até domingo (17). São descontos de 20%, 30% e 40%, revertidos em cashback na compra de diversos produtos da Do Bem™.
Em Sete Lagoas, a cervejaria será palco para palestras e campanha de conscientização junto aos funcionários e caminhoneiros, cerca de 800 funcionários serão mobilizados na cidade. Os colaboradores da Ambev visitarão bares, restaurantes e supermercados para promover o consumo inteligente de bebidas alcoólicas nos dias 15, 16 e 17. Por lá, amanhã, ao final do dia, haverá visita de bares na região central e na Feirinha da Lagoa Paulino. No dia 16 e 17 a ativação da campanha continua no bar do Bim e na lagoa Boa Vista, com panfletagem e conscientização.
As ações ajudam a Ambev a contribuir com as metas globais da Anheuser-Busch InBev (ABI), para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos tem como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo. Entre as metas divulgadas estão: o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.
Programa Ambev de Consumo Responsável
O Dia de Responsa é a principal mobilização anual da cervejaria em prol do Consumo inteligente e integra as ações do Programa Ambev de Consumo Responsável. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa já desenvolveu uma série de iniciativas para evitar que menores de 18 anos consumam bebidas alcoólicas, que as pessoas bebam e dirijam ou que consumam em excesso. A companhia está alinhada com a Organização Mundial de Saúde, que definiu essas três prioridades para nortear as ações de combate ao uso indevido de bebidas.
Um importante exemplo da eficiência do esforço conjunto pela prevenção do consumo por menores de 18 anos é o Cidade Responsável, projeto pioneiro da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), da qual a Ambev faz parte. Em prática há três anos em São Bernardo do Campo (SP), o programa tem como base seis pilares: educação, saúde, comunidade, compra e consumo, parcerias e comunicação. Com o apoio da prefeitura, secretarias municipais, redes de ensino, hospitais, e dos sindicatos regionais de bares, restaurantes, supermercados, hotéis e lojas de conveniências, o projeto é um verdadeiro trabalho em rede em prol do consumo inteligente em todo o município.
Outra importante ação em rede é o Na Responsa!. Por meio da cultura, do esporte e do lazer, o projeto forma uma juventude mais saudável e consciente. O programa da Ambev atua em parceria com ONGs no Brasil para conscientizar famílias e jovens menores de 18 anos em comunidades de baixa renda. Todas as ONGs desenvolvem atividades com os jovens de suas comunidades, além de mobilizar comerciantes locais. Os projetos são acompanhados de perto pela Ambev, que ajuda no desenvolvimento, dando suporte e organizando workshops para que as instituições compartilhem experiências e melhores práticas. Desde 2010, o Na Responsa! já impactou mais de 24 mil jovens, capacitou 7 mil educadores e lideranças comunitárias e atingiu mais de 9 milhões de pessoas por ações de comunicação.
Para citar mais um exemplo, a Ambev também promove o Bar de Responsa, uma ampla plataforma de treinamento sobre consumo inteligente para profissionais que servem e vendem bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e eventos. Só neste ano, a cervejaria já treinou cerca de 34 mil profissionais para a promoção do consumo responsável durante grandes eventos que patrocina, como Carnaval de Rua de São Paulo, Salvador, Minas Gerais e Brasília, Festas de São João e Festas do Peão de Barretos e Americana.
Além disso, a companhia liderou a criação de uma coalizão com agentes públicos, privados e da sociedade civil para melhorar a gestão da segurança viária no país. Em 2015, a iniciativa contribuiu para o lançamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. De forma alinhada com os objetivos da Década da Segurança Viária lançada pela ONU, o Movimento tem a meta de reduzir em 50% a projeção de mortes no trânsito até 2020. Em 2016, a iniciativa também foi levada para o Distrito Federal, com o lançamento do programa Brasília Vida Segura.