As flores em madeira, o mais típico souvenir da região de Pucón, no Chile, trazem cor e romantismo à Feira e são outras opções de decoração. Com sofisticação e elegância a Grécia apresenta mandalas, louças e objetos artesanais típicos.
No stand do Egito, os visitantes têm acesso a peças de decoração que remetem aos contos infantis, como a lâmpada mágica de Aladim. Acessórios para as mulheres, incluindo roupas para as danças árabes e papiros são outras atrações.
Preciosidades
O renomado designer de joias do Senegal, Cheikh Ahmed Tidiane, apresenta suas joias com design exclusivo em pérolas barrocas, em lápis-lazúli, rubis, esmeraldas entre outras pedras preciosas e semipreciosas. Sua arte é apreciada em várias partes do mundo.
O Paquistão apresenta pulseiras, pingentes, colares e brincos com pedras como rubi, ônix e esmeraldas. Todo o material é cuidadosamente trabalhado e promete arrancar suspiros dos visitantes.
Moda
No stand da África do Sul, as roupas masculinas e femininas se destacam pelo talhe e colorido dos tecidos. A cultura africana também está no vestuário com muitas estampas encontrados no stand da Nigéria e em outro stand do Senegal, variedade de pulseiras, turbantes, sapatilhas e túnicas, além das máscaras africanas, usadas em rituais espirituais e que podem ser integradas à decoração. Da índia roupas em puro algodão são opções para o público. Da Colômbia um pouco da tradição indígena, primeiros habitantes daquele país, são exibidas nas coloridas bolsas e mochilas Wayuu, feitas em crochê.
Mais produtos
Da Itália são trazidos diversos modelos de acessórios para os cabelos para moldar os famosos coques italianos e da Bolívia, uma linha requintada de artigos femininos. Do Equador os célebres chapéus do Panamá são encontrados em tecido de trama fechada e também na palha da carludovica palmata, a mais tradicional na fabricação dos produtos.
Do Peru são apresentados um mix de produtos típicos, incluindo tapeçarias, roupas de lã e espelhos. A culinária Árabe pode ser saboreada no stand da Síria que traz uma variedade de doces. No stand do Japão os visitantes encontram pingentes energizados e massoterapia baseada na física quântica.
Brasil
O Centro de Artesanato Mineiro (Ceart/MG) está presente na Feira com produtos que valorizam a arte local. Escultura em cerâmicas, argila e madeira de diversos artesãos mineiros representam a arte popular da região.
A artesã Cecília Leite comercializa camisetas com aplicações em bordados e pedraria, todas manuais e com design exclusivo. Louças em porcelana, sabonetes, velas e aromatizadores somam-se ao hall de produtos mineiros.
O Amazonas além do artesanato expõe linha de cremes para tratamento usando como princípio ativo as ervas, sementes e cascas de árvores da região.
O Rio Grande do Sul está representado com salames, queijos e vinhos típicos tradicionais do sul e bolsas feitas com aproveitamento de couro de cabra e pele de peixe. Do Paraná a Feira apresenta imagens sagradas em gesso marmorizado.
Serviço:
O que: Feira dos Países
Quando: De 05/10 a 22/10 - De segunda a sábado das 10 às 22h - domingos e feriados das 14h às 20h.
Local: Estacionamento Piso Ouro Preto, 3º andar, BH Shopping - Rodovia BR - 356, 3049 - Belvedere, Belo Horizonte- MG.
Entrada Gratuita
Estacionamento: De acordo com as regras do Shopping.