* Por João Euclides Salgado
Audi A5 Sportback 2.0 Quattro
Belo Horizonte - MG - Andar pelas ruas e avenidas de nossa Belo Horizonte sem ser notado é quase uma missão impossível quando se esta a bordo do novíssimo Audi A5 Sportback 2.0 Quattro. Ele foi apresentado no Salão de Paris e já está nas concessionárias da marca, com preços a partir de R$ 189.990.
Ele mudou e para melhor; a carroceria além de mais longa (21 mm maior no comprimento e 14 mm a mais no entre-eixos) tem agora vincos mais pronunciados com as janelas sem moldura, realçando a esportividade, mas sem perder o estilo cupê. No vidro traseiro destaque para “brake light” na parte superior, além de lanternas em LED e do pequeno defletor embutido no capô.
O aumento da carroceria resulta em mais conforto para os ocupantes, onde o destaque fica para o competente quadro de instrumentos, agora totalmente digital que inclusive pode ser configurado de acordo com o gosto do motorista. Os bancos, um caso a parte, conseguiram transmitir mais conforto; o volante então, menor, redimensionado dá aquela sensação de estar dirigindo um bólido. De série ar-condicionado automático.
Motorização
O motor é da nova família EA 888 3B da Audi, um quatro cilindros de 2.0 litros turboalimentado, duplo sistema de injeção de combustível, comando de válvulas variável, 190 cv e 370 Nm de torque entre 1.600 a 4.500 rpm.
O câmbio, excelente, robotizado de dupla embreagem com sete marchas com tração integral quattro. Além do rodar macio e do torque tanto em alta quanto em baixa velocidade; o turbo realmente mostra a sua força, um dos detalhes que chama a atenção é o Traffic Jam Assist, ou assistente de congestionamentos que por meio de radares, câmeras e sensores entra em ação, aumentando ou diminuindo a velocidade de acordo com os carros à frente e ao lado, sendo desativado por um aviso sonoro voltando ao comando do motorista. Para acionar este sistema, basta ligar o controlador de velocidade de cruzeiro, ajustar a distância do carro à frente e, em seguida, acionar o assistente de manutenção de faixa; este inclusive foi um dos grandes momentos do nosso teste; soltei a mão do volante em uma longa curva e ele funcionou fazendo a curva sozinho; impressionante, funciona mesmo!
Este modelo é um verdadeiro sonho de consumo para quem gosta, como eu, de um sedã esportivo de alta performance; parabéns a Audi!
Ficha Técnica
Motor: 2.0, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, duplo sistema de injeção, turbo, gasolina
Potência: 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm
Torque: 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm
Câmbio: Automático, 7 velocidades, tração quatro
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente multilink (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira e traseira)
Pneus: 225/50 R17
Comprimento: 4,73 metros
Largura: 1,84 metro
Altura: 1,38 metro
Entre-eixos: 2,82 metros
Tanque: 54 litros
Porta-malas: 480 litros
Peso: 1.475 kg
Central multimídia: 12,3 polegadas, sensível ao toque