Hidratação dos cabelos: mitos e verdades
Médica dermatologista tira dúvidas sobre os mitos e verdades que perseguem as mulheres na hora da hidratação capilar
Não importa a cor, textura ou comprimento, toda mulher quer manter seu cabelo bem cuidado e sedoso. Afinal, a hidratação capilar é tão importante quanto hidratar a pele. Isso porque, entre outras coisas, ela repõe a umidade dos cabelos, oferece suavidade, maciez, mais brilho e minimiza o frizz, ajudando a deixá-los mais bonitos e saudáveis.
De acordo com a médica dermatologista Monalisy Rodrigues, para garantir todos os benefícios possíveis, o ideal é manter uma frequência de hidratações, repetindo o tratamento toda semana. “Um dos maiores desafios de quem quer manter os cabelos impecáveis é o ressecamento, que pode ser evitado com hidratações frequentes”, explica.
O couro cabeludo deve ser lavado regularmente com shampoo e selar os fios com condicionador, existem também os produtos extras, como a máscara de hidratação que pode salvar as pontas do ressecamento, e o esfoliante capilar que diminui o excesso de oleosidade da raiz, evitando assim, a caspa - dermatite seborreica - e mantendo o cabelo saudável.
A hidratação pode ser feita em todos os tipos de cabelos, seja liso ou crespo, com ou sem procedimentos químicos. Para acabar com muitas dúvidas, a dermatologista, Monalisy Rodrigues, esclarece: O que é mito ou verdade sobre a hidratação capilar?
· A água quente do banho interfere na transação dos fios?
Verdade. A água quente altera tanto a pele, quanto o couro cabeludo que pode ressecar . Com o ressecamento, as glândulas sebáceas tentam compensar produzindo óleo, o que faz com que aumente a oleosidade no cabelo. Mas isso não significa que o banho precisa ser frio. A melhor opção é banhar-se com água morna.
· Máscara hidratante não deve ser utilizada na raiz do cabelo?
Verdade. O couro cabeludo tem a sua hidratação natural, ou seja, não precisa colocar mais.
· A hidratação pode ajudar a evitar a queda de cabelo?
Mito. A queda de cabelo tem a ver com fatores internos, como níveis hormonais e de nutrição, e não externos como a hidratação. Mas a hidratação pode ajudar a evitar a quebra dos fios por torná-los mais saudáveis.
· É correto deixar a máscara agindo por mais tempo que o recomendado no cabelo?
Mito. Cada máscara tem o tempo ideal para ação do produto de forma eficaz. Se o fabricante orienta três minutos, são três minutos de fato. Deixar o produto agindo além do recomendado pode danificar os fios.
· A babosa age no cabelo?
Verdade. A babosa é um produto natural que pode ajudar a nutrição do cabelo. “A babosa possui propriedades nutritivas e regenerativas, por isso traz muitos benefícios, como a prevenção e combate à quebra dos fios, proteção aos raios solares, hidratação profunda, além de tratar a seborreia do couro cabeludo , como a caspa”, diz Monalisy.
· Quem tem química nos fios não consegue hidratá-los como quem não tem?
Verdade. O fio “virgem” consegue reter mais água, enquanto a química – independentemente do tipo de procedimento – os danifica. Consequentemente, hidratar os fios fica mais difícil.