Em sua mostra inaugural, antigo aluno do Loyola torna-se artista
plástico e leva ao Colégio trabalhos inspirados em experiências estéticas variadas
Neste fim de março, foi inaugurada a exposição “Entre”, do jovem Pedro H Carvalho, na galeria cultural do Colégio Loyola “Passo das Artes”. A mostra traz dezesseis peças do artista e ficará em cartaz até o dia 17 de abril, com entrada franca.
Rostos célebres e releituras de clássicos. Esse é o conteúdo dessa mostra, inspirada na trajetória artística do jovem de 20 anos, que traz trabalhos pontuais de importantes fases de seu desenvolvimento estético. São esboços, pinturas, cadernos de desenhos e anotações, com temas variados, passando pela figura humana, paisagem e natureza-morta.
Além de ser a estreia de Pedro H Carvalho, a exposição também inaugura a temporada de eventos culturais abertos ao público do Colégio. Pelo Passo das Artes, os espectadores verão peças com distintas técnicas, como desenho, aquarela e pintura. Para o Loyola, é um marco de grande importância: “É muito interessante acompanhar o desenvolvimento quase embrionário de um artista. Fui professora do Pedro no 9º Ano e, após ter concluído o Ensino Médio, continuamos acompanhando seu amadurecimento. Multifacetada, a exposição pode servir de inspiração para vários aspirantes que a visitam”, conta Amanda Lopes, professora de Artes do Colégio.
A decisão de abrir as portas para a primeira exposição do jovem foi fruto do acompanhamento do novo artista visual de Belo Horizonte, principalmente pelo seu interesse: “Agora que ele comprovou maturidade estética, optamos por expor o seu trabalho e parte de sua trajetória. Esperamos que a mostra sensibilize o olhar tanto dos nossos estudantes quanto dos visitantes externos”, finaliza a professora.
Para o artista, que tem apenas 20 anos, o reconhecimento por parte da instituição, que o ajudou a desenvolver essa formação, foi fundamental: “É extremamente gratificante ter o trabalho reconhecido pelo Colégio em que estudei. O Loyola sempre fará parte da minha vida. Ainda mantenho contato com professores e ex-alunos que se tornaram orientadores e amigos”.
Sobre o artista
Ligado à arte desde a infância, Pedro começou sua educação formal em artes no ano de 2013 com o objetivo de refinar suas habilidades e se livrar de vícios estilísticos: “Uso a arte como forma de expressão criativa desde os meus dois anos de idade”, conta.
Embora muitos de seus trabalhos se iniciem de forma orgânica, alguns se baseiam em rabiscos realizados entre as aulas ou esboços inspirados em celebridades e pessoas encontradas na internet. “Recorro frequentemente ao grande acervo de minha professora Conceição Boaventura como fonte de inspiração e referências anatômicas e compositivas”.
Pedro H Carvalho estudou no Colégio Loyola entre 2010 e 2016. Faz aulas de pintura, desenho e aquarela no Atelier Conceição Boaventura há seis anos praticamente. Também fez os cursos de “História da Arte Contemporânea” e de “Desenho: Técnicas e Poéticas”, ambos na Escola Guignard. “As dezesseis obras que escolhi representam bem diferentes períodos da minha vida, as várias técnicas com as quais eu trabalho”, finaliza o jovem.
Serviço
Mostra [ENTRE]
Local: Passo das Artes, no Colégio Loyola
Endereço: Av. do Contorno, 7919 - Cidade Jardim
Entrada gratuita
Abertura: 19 de março de 2019, terça-feira, às 8h
Encerramento: 17 de abril de 2019, quarta-feira, às 18h
Visitação: segunda a sexta, das 8 às 9h30 | 10h30 às 12h | 14 às 15h30 | 16h30 às 18h.
Colégio Loyola – Com 76 anos, o Colégio Loyola integra a Rede Jesuíta de Educação. A Instituição possui como pilares de seu projeto pedagógico a excelência acadêmica e a vivência dos valores humanos e cristãos. Atualmente, tem cerca de 2.600 alunos, entre crianças e adolescentes, do 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio (nos períodos matutino e vespertino).