Verdemar apresenta sua quarta coleção de sacolas retornáveis em parceria com Ronaldo Fraga
Rede mineira de supermercados que não distribui sacolas plásticas em suas lojas reúne arte e sustentabilidade em nova coleção que homenageia BH
O Verdemar lançou, nesta terça-feira, sua quarta coleção de sacolas retornáveis, assinada pelo renomado estilista mineiro Ronaldo Fraga. O lançamento reforça a política sustentável da empresa, que, desde 2009, estimula o uso destas sacolas e, em 2011, erradicou a distribuição de sacolas plásticas descartáveis em suas lojas, graças ao engajamento da maior parte dos seus clientes, que entendeu o posicionamento e abraçou a causa. As sacolas já estão à venda em todas as lojas da rede.
Com a adoção desta política, o Verdemar deixa de distribuir, mensalmente, cerca de 2 milhões de sacolas descartáveis que, apesar de todo o dano que causam ao meio ambiente, hoje podem circular livremente pelas ruas da capital. Alheio a todas as polêmicas que envolvem o tema, tanto na capital mineira, quanto em diversas cidades e até mesmo estados do país, o Verdemar mantém sua postura e acredita na erradicação do uso das sacolas descartáveis.
Alexandre Poni, sócio e diretor comercial da empresa, comemora os resultados da ação. “Esta é uma bandeira do Verdemar e o mais gratificante é ver que nossos clientes também valorizam a prática. As sacolas retornáveis são úteis em diversos momentos do dia a dia, não se limitando às compras de supermercado. Pelo seu baixo custo, comparado à utilidade das sacolas, esta é uma mudança de hábito viável. Nossa missão é promover a conscientização de toda a população para a importância de preservar o meio ambiente.”
Toda a empresa é engajada na causa sustentável. Antonio Celso Azevedo Oliveira, superintendente comercial e de marketing, tem a inovação e o pioneirismo marcantes em sua gestão e estimula, constantemente, sua equipe a buscar produtos e processos que vão ao encontro da essência da empresa. “O mercado enfrenta mudanças rápidas e disruptivas. Entendemos que a erradicação do uso das sacolas descartáveis para embalar as compras, embora na contramão do que se pratica no nosso segmento, contribui para a construção de uma marca forte na medida em que promove uma nova reflexão e atitude. Nossa sacola, ainda, levou a marca Verdemar com a bandeira da sustentabilidade para todo o Brasil e o mundo.”
Dados alarmantes ressaltam a necessidade de ações imediatas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Agência Senado, somente no Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora. Nos supermercados, 1 bilhão de sacolas são distribuídas por mês. Cada sacola plástica leva 500 anos para se deteriorar no meio ambiente. De todo o lixo plástico produzido no nosso país, 56% é formado por embalagens que foram usados apenas uma vez.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito. Estamos, constantemente, pensando em inovações e melhorias em todas as áreas e processos da empresa. Sempre avaliamos, por exemplo, novas embalagens que possam ser viáveis economicamente. É essencial que os recursos sejam preservados e essa viabilidade é o grande dificultador. Acreditamos que nossa pequena atitude já faz uma grande diferença”, finaliza Hallison Moreira, sócio e diretor administrativo e RH.
Nova coleção
O tema escolhido para a nova edição de sacolas retornáveis do Verdemar foi, novamente, os ícones arquitetônicos e pontos turísticos de Belo Horizonte, como explica Ronaldo Fraga. “A coleção fala de lugares nos quais a cidade é lembrada. Optei por fazer um cartão postal que mistura os croquis com fotos de época, uma forma de chamar a atenção para a atemporalidade destes lugares em Belo Horizonte. Por exemplo, a Praça da Estação, que é uma construção tombada pelo patrimônio histórico do início do século passado, mas continua sendo palco de manifestações e shows da contemporaneidade.” Os outros locais escolhidos por Fraga para estampar as sacolas são a Praça da Liberdade, a Igrejinha e o Museu de Arte da Pampulha.
O estilista ressalta, ainda, que as sacolas retornáveis cumprem mais do que sua função. “Atualmente, muito mais do que sua função original, as coisas têm que se comunicar e estimular um novo olhar e um novo sentimento em relação ao nosso tempo. É o caso das sacolas retornáveis do Verdemar, uma parceria que já dura uma década, um projeto de sucesso que foi pensado para resolver a questão da sustentabilidade, mas que se tornou um objeto de valorização da cultura local e uma lembrança de Belo Horizonte.”