* Por João Euclides Salgado
o editor participou do evento a convite da FCA
FCA inaugura o mais moderno Centro de Segurança Veicular da América Latina
Betim - MG - Com um grande evento para a imprensa especializada automotiva, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugurou no Polo Automotivo Fiat, em Betim, Minas Gerais seu mais moderno espaço dedicado à segurança veicular na América Latina; o seu Safety Center que passa a integrar o “Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli”. Estas novas instalações tornam a FCA Latam autônoma e independente para projetar, criar e desenvolver qualquer veículo do início ao fim.
Este novo espaço coloca a FCA em uma posição privilegiada diante dos requisitos que virão dentro do programa Rota 2030.
O Safety Center conta com uma área de 7.600 m² e uma pista de 130 metros de comprimento por 40 de largura, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas a 100 km/h. Simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas realizadas no local avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes. A iniciativa é mais um passo da FCA no caminho de produzir carros cada vez mais seguros para os seus clientes.
Para Marcio Tonani, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para América Latina, “o Safety Center é uma importante conquista, que confirma o protagonismo do grupo na região e contribui para a melhoria e maior agilidade no desenvolvimento, mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente”.
Autossuficiência
O Grupo FCA investiu aproximadamente R$ 40 milhões (entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento) somado aos esforços de uma equipe composta por 50 profissionais. Tudo se concretizou, do projeto ao fim das obras, em menos de um ano, onde já se realizaram testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais.
Até este momento, todo veículo da FCA criado na América Latina utilizava laboratórios do grupo na Europa ou nos Estados Unidos; “com o nosso Safety Center em Betim, ganhamos autonomia e reduzimos o tempo de desenvolvimento dos automóveis”, afirma Silvio Piancastelli, gerente de Conceito de Veículo.
O primeiro modelo do grupo desenvolvido 100% na América Latina foi o Novo Fiat Uno, concebido em 2008 e lançado em 2010, e cases como Toro, Argo e Cronos marcaram essa evolução. “Com o laboratório, há também o complemento do know-how dos engenheiros da região LATAM”, completa Piancastelli.
Do virtual para o mundo físico
Outro aspecto importante do novo centro é que ele está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo.
O auxílio da realidade virtual, por exemplo, faz com que o desenvolvimento de veículos ganhe em precisão e economia com protótipos, já que só é produzido um modelo real depois de complexas análises em 3D. Assim, o carro físico já vai para os testes com toda a retaguarda da engenharia e a maturidade adquirida no processo, o que reduz muito a quantidade de ajustes a se fazer.
Mais números de destaque:
- 100 mil Lúmens: capacidade do sistema de iluminação de LED
- 1940 fps (quadros por segundo): resolução das cinco câmeras de altíssima resolução – full HD
- 1000 g: resistência a impactos dos equipamentos (g = unidade de aceleração da gravidade)
- 2000 g: capacidade de medição dos acelerômetros
- 96 provas por ano*
- 72 veículos testados por ano*
* em 2019