* Por João Euclides Salgado o editor participou do evento a convite da FCA
FCA inaugura o maior estúdio de design automotivo da América Latina
Betim - MG - A região metropolitana de Belo Horizonte acaba de ganhar o maior estúdio de design automotivo da América Latina; o “Design Center Latam”, localizado no Polo Automotivo da Fiat Automóveis em Betim, Minas Gerais com cerca de 150 profissionais responsáveis pelos novos projetos; agora criando modelos de automóveis do principio ao fim. Para a inauguração deste moderno centro de design e criação, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) realizou um evento especial para os jornalistas especializados do setor.
O espaço é o resultado de investimentos da ordem de R$ 11,4 milhões em uma área de 2.700 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. O novo Design Center traz na bagagem o know-how de 17 anos de plena atividade, período em que foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e 8 carros-conceito, todos da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano.
É como afirma o diretor do “Design Center Latam”, Peter Fassbender; “nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002. São 17 anos de uma área que, agora, se torna multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina, o novo Design Center é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história. Estamos preparados para os novos desafios”, completa.
Para o vice-presidente mundial de Design da FCA, Ralph Gilles, que esteve no Brasil recentemente para conhecer o novo espaço, “o time da América Latina tem em mãos as melhores ferramentas para criar; quando você coloca tantas pessoas talentosas juntas em um único espaço, coisas incríveis acontecem”, afirmou. Ainda de acordo com Gilles, “os designers são os guardiões das marcas: estamos constantemente procurando novas ideias e a magia são as pessoas que você contrata para isso. É sobre colocar as pessoas mais criativas em um espaço e as deixarem sonhar”, disse.
Todos os produtos da FCA são desenvolvidos de forma colaborativa pelos times globais. Com uma equipe multidisciplinar, formada por designers, engenheiros, sociólogos, psicólogos, entre outros, o “Design Center Latam” mantém uma rotina intensa de intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia. “São profissionais brasileiros que participam de imersões nos estúdios da FCA no exterior e vice-versa. São interações que permitem a diversidade do olhar para inspiração de novas ideias”, afirma Rafael Peixoto, líder de Design Interior.
USER EXPERIENCE
Além do espaço amplo e integrado, o novo Design Center traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos. “A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX. Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento. O desafio é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança”, explica o líder da área de UX, Leandro Alvarenga. No laboratório, designers e pesquisadores trabalham juntos, tornando o ciclo de design mais ágil e eficiente.
Desenvolvido pela FCA em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial. Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade dos quadros de instrumentos e dos sistemas de infotainment ocorram no ambiente mais próximo ao real. “Ficamos atrás da sala de espelho, avaliando a reação das pessoas a determinados inputs. O feedback do que funciona e dos gaps na experiência do usuário ocorre em tempo real”, diz Leandro Alvarenga. A plataforma é modular, permitindo a troca de componentes com rapidez, seja da Fiat, Jeep e RAM.
Outra ferramenta do UX Lab é o simulador em realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas. A ferramenta é bastante utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.
ESPAÇOS INTEGRADOS
Além do UX Lab, o novo Design Center Latam conta com a Sala Virtual, que tem como diferencial o projetor laser, de tecnologia avançada, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão. Com o novo equipamento, são projetados em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade.
Integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, o Showroom é o espaço onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em desenvolvimento, até à aprovação final. A iluminação difusa valoriza a forma e cores dos modelos. Também localizado no térreo, o Integrated possui 674 metros quadrados, divididos em dois ambientes. As áreas são destinadas à construção de modelos em massa clay, com integração das equipes de Design e Engenharia que participam ativamente do desenvolvimento de um determinado modelo.
No segundo piso, estão as áreas de trabalho. A arquitetura do espaço é aberta para promover a criatividade e unir as diversas equipes. “No segundo andar, projetamos e desenhamos os carros. Lá embaixo, prototipamos, testamos e validamos os resultados”, explica Daniel Gerzson, líder de Design Exterior. O segundo andar tem conexão com o Integrated, por meio de um mezanino de vidro, permitindo que os designers mantenham contato visual permanente com o modelo que está em desenvolvimento.
Usinagem, impressora 3D e outros espaços fazem parte da nova onda de investimento que está prevista para os próximos anos com a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, de acordo com Peter Fassbender, o mestre do design responsável por tudo e por todos.