TITULO
Saúde > Cuidados com a saúde ocular devem começar nos primeiros meses de vida
Cuidados com a saúde ocular devem começar nos primeiros meses de vida
Oftalmologista alerta para a importância dos pais na manutenção da boa visão
 

Para conservar a saúde dos olhos por toda a vida, é necessário tomar uma série de cuidados, que começam logo depois do nascimento. Como alerta o coordenador do setor de Oftalmologia do Hospital Lifecenter, Henrique Vizibelli, os pais devem levar os filhos ao especialista já nos seis primeiros meses de vida. “Só o oftalmologista poderá diagnosticar problemas como catarata congênita, estrabismo e glaucoma congênito.”
 
Outra fase que requer atenção é o período entre 2 e 5 anos, quando podem ser diagnosticados e corrigidos problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia, que podem atrapalhar o rendimento já no início da vida escolar da criança.
 
Além dessas precauções, qualquer pessoa deve fazer pelo menos uma consulta oftalmológica por ano e precisa adotar certos procedimentos ao longo da vida. O uso de óculos escuros, por exemplo, é positivo se eles tiverem filtro solar; caso contrário, pode acelerar um processo de degeneração da retina, chamado degeneração macular. O oftalmologista explica que, quando em presença de pouca luz, ou seja, por trás de lentes escuras, a pupila dilata. Se não houver uma boa proteção (filtro solar) que barre os raios ultravioletas, eles poderão afetar a retina. Portanto, não usar óculos de sol é melhor que usar óculos sem proteção. 
 
Colírios —com exceção dos lubrificantes, que imitam a lágrima e servem para aliviar a sensação de olho seco— também devem ser usados sob orientação médica. Os descongestionantes, por exemplo, utilizados para clarear olhos vermelhos, podem causar o que os médicos chamam de efeito rebote: quanto mais o indivíduo utiliza o medicamento, mais dependente dele fica. Ou seja, para “limpar” os olhos, precisará de cada vez mais colírio.
 
Outro cuidado fundamental diz respeito ao uso de óculos protetores em atividades que ofereçam riscos aos olhos, como jogo de squash e manuseio de substâncias químicas ou objetos que produzam fagulhas. Os traumas podem causar sérios problemas oculares e até cegueira.
 
Henrique Vizibelli ainda joga por terra alguns mitos, como o de que ficar muitas horas em frente ao computador traz danos aos olhos. “O uso prolongado do computador pode causar olho seco; então, orientamos as pessoas para que procurem piscar mais durante as atividades em frente à tela do computador ou utilizem colírio lubrificante.” 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis