Renault “Nouvelle Vague”
|
Durante a apresentação do plano estratégico Renaulution do Grupo Renault, a Renault revelou sua estratégia para os próximos cinco anos e além. Com o plano Renaulution, a marca Renault está aderindo às mudanças da indústria automotiva. Com sua “Nouvelle Vague”, a Renault vai trazer modernidade à indústria automotiva ao se tornar uma marca de tecnologia, serviços e energia limpa, e vai dar sustentação à sua liderança na transição energética, por meio de motorizações eletrificadas e movidas a hidrogênio, oferecendo o mix mais verde na Europa até 2025. Em termos de tecnologia, a Renault vai alavancar a “Software République”, um ecossistema aberto dedicado ao desenvolvimento de software, tratamento de dados, cibersegurança e microeletrônica. Este ecossistema alimentará a gama de modelos Renault com serviços conectados. Será agregado valor a partir de uma melhor distribuição do mix, favorecendo o segmento C, o desenvolvimento de tecnologias de ponta e novas oportunidades de negócios relacionados ao ciclo de vida.
A inovação está no coração da marca Renault há 120 anos
A Renault é líder no mercado europeu de veículos elétricos, com mais de 10 anos de profunda expertise em mobilidade elétrica, serviços e mais de 300.000 veículos elétricos vendidos. A Renault também inventou a tecnologia híbrida E-TECH, que inclui mais de 150 patentes, além de contar com a experiência da marca em veículos elétricos e na F1. A Software Factory reúne mais de 1.000 engenheiros especializados em software, tratamento de dados e serviços em nuvem, que em breve acolherão a chegada de muitos outros. A Re-Factory de Flins é uma planta industrial única e a primeira da Europa a ser exclusivamente dedicada à economia circular com foco em mobilidade.
“Na Renault, estamos aderindo às ondas de disrupção, criando nossa própria “Nouvelle Vague”. Trata-se de trazer modernidade à indústria automotiva. Vamos dar energia à nossa marca, fortalecendo nossa liderança em veículos elétricos, com o projeto Electro Pole e investimentos em Hidrogênio, com o objetivo de ter o mix mais verde da Europa até 2025. Também seremos uma marca de tecnologia, por meio de inovações desenvolvidas internamente e a Software République, um ecossistema aberto dedicado ao desenvolvimento de uma expertise europeia em áreas-chave, como tratamento de dados e cibersegurança. Assim, teremos uma vantagem competitiva como marca de serviços, com serviços conectados de alta tecnologia, tanto embarcados como não embarcados. Estamos ancorando esta visão de modernidade na França porque, como marca, sabemos que nossa alma e nossas forças estão em nossas origens. O novo R5 é a Nouvelle Vague: ele está fortemente conectado à sua história, mas também é o futuro, popularizando o uso dos carros elétricos”, afirma Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
Protótipo Renault 5: O renascimento de um carro cult
O protótipo Renault 5 é um carro compacto urbano e descolado, projetando um dos sucessos atemporais da Renault no futuro, com uma pegada moderna e 100% elétrica. Ele manteve o seu lado divertido, anticrise e brincalhão, destacado pelos toques na cor amarela. A equipe de design de Gilles Vidal se inspirou em um antigo modelo cult da Renault conhecido mundialmente, o R5. As características mais fortes do protótipo Renault 5 são inspiradas no projeto original do modelo. A abordagem moderna também fica evidente, nos acabamentos e materiais escolhidos, inspirados no mundo da eletrônica, mobiliário e esportes. “O design do Protótipo Renault 5 se baseia no R5, um modelo cult do nosso legado. Este protótipo personifica a modernidade de forma simples, um veículo que é pertinente ao seu tempo: urbano, elétrico e atraente”, afirma Gilles Vidal, Diretor de Design da Renault.