São José dos Pinhais - PR - A Renault do Brasil acaba de lançar o Captur 2022; agora com um novo design externo, novidades no interior e o inédito e moderno motor turbo TCe (Turbo Control Effiency) 1.3 flex, tudo isso se traduzindo em prazer ao dirigir, conforto e segurança.
Além do novo motor turbo TCe 1.3 flex que gera 170 cv de pura potência e 27,5 kgfm, o maior torque do segmento (veja o testdrive no canal do instagran autoreviewbrasil), o Captur 2022 também chega com a nova transmissão automática CVT XTRONIC®. O casamento desse moderno motor com o eficiente câmbio continuamente variável garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas; mudou e mudou para melhor!
O Captur 2022 atualiza as definições de design que o consagraram no Brasil e no mundo. As linhas fluidas, marcantes e bem balanceadas exibem modernidade e elegância. O novo para-choque é ainda mais envolvente e traz novos elementos tecnológicos, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado, dando ainda mais sofisticação ao modelo. O modelo também ganhou novo ski dianteiro com entrada de ar e novas rodas de 17 polegadas.
Destaque especial para o interior que foi completamente renovado com materiais suaves ao toque. A versão topo de linha; mais requintada, ganhou ainda a opção bíton no interior com a combinação da cor marrom Castanyera. O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar. A nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras.
Um outro item aprimorado é a direção elétrica com o novo volante com ajustes de altura e profundidade, comandos iluminados do “piloto automático” (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz. A versão topo de linha “Iconic” traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo; é um sonzão!
Garantindo mais conforto ao motorista, o apoio de braço agora é integrado ao console, que foi todo redesenhado e ganhou novos porta-copos. Além do conforto a bordo, os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB.
Outro item de conforto e segurança é a chave “ hands free” com partida do motor à distância que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.
O Captur 2022 é fabricado no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), em três versões de acabamento: Zen, Intense e Iconic; todas com o motor turbo TCe 1.3 flex.
O maior torque da categoria
O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Captur foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, produzido na Espanha; tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Isso se traduz em um comportamento ágil. Ele foi desenvolvido pela Renault nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível. O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países e o desenvolvimento da versão flex, ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que também fica no fica no Complexo Ayrton Senna.
Cambio
A combinação de um motor com tecnologia de ponta com o moderno câmbio automático CVT XTRONIC® garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso proporcionando o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor. Essa transmissão continuamente variável oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e vantagens em consumo de combustível onde é possível usar o freio-motor.
Com acelerações constantes e eficientes, o desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.
Entre as novidades do câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas estão:
Faixa de atuação do lock-up ampliada, reduzindo a sensação de deslizamento nas arrancadas, com máxima transferência do torque do motor para as rodas.
Bomba de óleo de dimensões reduzidas e cárter com menor volume. Com menos peso, o consumo de combustível é menor.
Válvula de controle hidráulico de maior precisão, garantindo rapidez nas retomadas de trocas de marchas.
Corrente de menor largura, ampliando a relação de transmissão para acelerações mais vigorosas e menores rotações do motor em velocidades de cruzeiro.
Novo óleo de baixa viscosidade, gerando menos atrito e um consumo de combustível menor.
Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Captur TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano.
Equipamentos
Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
Pensando na comodidade e segurança do condutor, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).
Outra novidade do Captur 2022 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo; realmente muito bom.
Versões, preços e equipamentos
Zen (R$ 124.490,00)
Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
Câmera e sensores de estacionamento traseiros
Controle de estabilidade (ESP)
Controle de tração (ASR)
Assistente de partida em rampa (HSA)
Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
Sensor de pressão dos pneus
Chave-cartão
Sistema Start&Stop
Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
Rodas de 17 polegadas
Opcional: pintura bíton
Intense (R$ 129.490,00), os equipamentos da Zen, mais:
Ar-condicionado automático
Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
Sensor crepuscular
Sensor de chuva
Duas saídas USB para o banco traseiro
Função “Follow me home” nos faróis
Opcionais: pintura bíton e revestimento interno premium
Iconic (R$ 138.490,00), os equipamentos da Intense, mais:
Faróis com tecnologia full LED
Sensor de ponto cego
Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
Sistema de partida remota do motor
Revestimento interno premium
Opcionais: pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo
Com acelerações constantes e eficientes, o desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.
Entre as novidades do câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas estão:
Faixa de atuação do lock-up ampliada, reduzindo a sensação de deslizamento nas arrancadas, com máxima transferência do torque do motor para as rodas.
Bomba de óleo de dimensões reduzidas e cárter com menor volume. Com menos peso, o consumo de combustível é menor.
Válvula de controle hidráulico de maior precisão, garantindo rapidez nas retomadas de trocas de marchas.
Corrente de menor largura, ampliando a relação de transmissão para acelerações mais vigorosas e menores rotações do motor em velocidades de cruzeiro.
Novo óleo de baixa viscosidade, gerando menos atrito e um consumo de combustível menor.
Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Captur TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano.
Equipamentos
Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
Pensando na comodidade e segurança do condutor, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).
Outra novidade do Captur 2022 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo; realmente muito bom.
Versões, preços
e equipamentos
Zen (R$ 124.490,00):
Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
Câmera e sensores de estacionamento traseiros
Controle de estabilidade (ESP)
Controle de tração (ASR)
Assistente de partida em rampa (HSA)
Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
Sensor de pressão dos pneus
Chave-cartão
Sistema Start&Stop
Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
Rodas de 17 polegadas
Opcional: pintura bíton
Intense (R$ 129.490,00), os equipamentos da Zen mais:
Ar-condicionado automático
Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
Sensor crepuscular
Sensor de chuva
Duas saídas USB para o banco traseiro
Função “Follow me home” nos faróis
Opcionais: pintura bíton e revestimento interno premium
Iconic (R$ 138.490,00), os
equipamentos da Intense mais:
Faróis com tecnologia full LED
Sensor de ponto cego
Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
Sistema de partida remota do motor
Revestimento interno premium
Opcionais: pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo