Santa Casa BH, a gigante da saúde em Minas Gerais, apresentou seu novo posicionamento estratégico e sua nova marca
Chegou o momento de revelar a verdadeira essência da Santa Casa BH e para onde ela está direcionada. Como uma instituição com 124 anos de existência, a Santa Casa BH tem um impacto direto na saúde de 90% dos municípios mineiros. A consultoria mineira 2DA Estratégia, Marca, Negócios e Territórios foi a responsável por liderar o projeto de reposicionamento da Santa Casa BH.
Daniel Guimarães, CEO da 2DA, explica os desafios do projeto: "Ao recebermos a tarefa de reposicionar a Santa Casa BH, nos deparamos com a grandiosidade da missão que isso representaria. Reposicionar uma organização com 124 anos é um desafio significativo, pois envolve diversas histórias, paradigmas, objeções, desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades. Foi necessário engajar todas as áreas e seus diretores. Realizamos uma imersão profunda para compreender a cultura existente, estabelecer confiança e envolver as equipes. Era essencial compreender os diversos públicos dessa instituição, como eles se relacionam, como enxergam a Santa Casa BH e quais são seus interesses. Precisávamos definir uma nova direção e conquistar a confiança de todos em torno de uma causa relevante".
"Desejamos mostrar a toda a sociedade quem a Santa Casa BH realmente é. Somos mais de 8 mil funcionários e médicos incansáveis, que não aceitam a precariedade na saúde. Acreditamos que a saúde tem que ser de ponta, e tem que ser todos, não para poucos! A partir de hoje, não somos apenas uma organização, somos uma causa, um movimento pela saúde, e convocamos a todos para se juntarem a esse movimento", afirma Roberto Otto Augusto de Lima, provedor da Santa Casa BH.
Segundo Raquel Ratton, gerente de comunicação, "Este projeto é muito mais do que um simples projeto de branding. É uma iniciativa absolutamente estratégica para o futuro da instituição, com o objetivo de ampliar nosso impacto e relevância. Queremos que a sociedade, empresas, influenciadores e filantropos façam parte de nossa causa e nos apoiem com seus recursos para fazer ainda mais do que já temos feito".
Raquel também comenta sobre os benefícios do projeto para o ambiente interno: "Somos mais de 8 mil colaboradores, uma verdadeira cidade da saúde, distribuídos por mais de uma dezena de instituições. Temos o desafio de criar um sentimento de pertencimento e alinhamento, e o lançamento teve um impacto incrível internamente. Não há palavras para descrever o entusiasmo gerado entre as equipes e a motivação dos colaboradores. Agora, somos um gigante que possui um único objetivo: proporcionar serviços de saúde de qualidade a todos".
Luiz Antunes, estrategista da 2DA, explica: "Este é um projeto grandioso, digno da gigante da saúde em Minas. Será um marco na história da instituição - e vale ressaltar que já são 124 anos de história - mas também será um marco para Belo Horizonte e Minas Gerais. Este é um projeto de reposicionamento real. A sociedade testemunhará um novo comportamento da instituição, e justamente por isso, houve uma construção intensa com as lideranças ao longo de um ano e meio, que não se encerra com o lançamento, pois trata-se de uma mudança de mentalidade. Além disso, é um reposicionamento em relação à imagem que a sociedade tem da marca. Acreditamos que em pouco tempo a marca Santa Casa BH será admirada, respeitada e valorizada pela sociedade mineira, impulsionando a filantropia em Minas Gerais como nunca visto”.
Nova marca
Como toda causa, a instituição possui agora em sua nova marca um símbolo universal e de esperança: o coração. O provedor explica que o coração é símbolo de cuidado, saúde e entrega. O “S" de Santa Casa BH forma um coração que pulsa, com um traço apaixonado, original, demonstrando vibração e energia. Vermelha reflete a paixão de todos que fazem parte, mas também a urgência da saúde, a prioridade da organização.