TITULO
Auto Review News > Mercedes confirma saída de Hamilton no fim da F1 2024

Mercedes confirma saída de Hamilton no fim da F1 2024; heptacampeão vai para a Ferrari em 2025


Na tarde da última quinta-feira, veio a oficialização da 'bomba' que já 'pipocava' no noticiário da Fórmula 1 desde a madrugada e foi antecipada pelo Motorsport.com Brasil: o britânico Lewis Hamilton deixará a Mercedes no fim de 2024 e vai para a Ferrari em 2025. 
Com isso, o inglês fechará um ciclo de 12 temporadas com as Flechas de Prata no fim deste ano. Na equipe anglo-germânica, o inglês conquistou seis de seus sete títulos mundiais e se tornou recordista de vitórias e poles na categoria máxima do automobilismo.

“Tive 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos”, disse Hamilton. “A Mercedes faz parte da minha vida desde os 13 anos. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar".

“Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente Toto [Wolff, chefe da equipe] por sua amizade e liderança e quero terminar em alta juntos. Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com as Flechas de Prata um ano inesquecível.”
 
Wolff afirmou: “Em termos de dupla de pilotos de equipe, nosso relacionamento com Lewis se tornou o mais bem-sucedido que o esporte já viu, e isso é algo que podemos olhar para trás com orgulho; Lewis sempre será uma parte importante da história do automobilismo da Mercedes".
 
"No entanto, sabíamos que a nossa parceria chegaria ao fim naturalmente em algum momento, e esse dia chegou. Aceitamos a decisão de Lewis de procurar um novo desafio e é emocionante contemplar as nossas oportunidades para o futuro. Mas, por agora, ainda temos uma temporada pela frente e estamos focados em correr para entregar um 2024 forte", completou o dirigente austríaco.

A ida de Hamilton para a Ferrari também representará o primeiro contato do veterano de 39 anos com um conjunto motriz que não é da Mercedes na F1 -- no seu time anterior, a McLaren, o piloto também era impulsionado pelos motores alemães.
 
A unidade de potência, aliás, será um elemento interessante da 'manobra' de Lewis, uma vez que, em 2026, a elite global do esporte a motor terá um novo regulamento, cujo foco especial está nos conjuntos motrizes.

De todo modo, o fato é que o atual arranjo contratual de Hamilton com as Flechas de Prata permitiu a transferência do britânico para o time de Maranello, uma vez que o acordo vigente entre o inglês e a Mercedes tem 'permanência obrigatória' só até o fim de 2024, e não 2025.
 
Explica-se: o vínculo tem uma cláusula que, caso exercida mutuamente entre as partes, geraria uma extensão contratual automática até o fim de 2025. Obviamente, essa permanência estendida não acontecerá, já que Lewis escolheu ir para a Ferrari.
 
 
Com o movimento de Hamilton, quem deixará a Ferrari é o espanhol Carlos Sainz, cujo contrato com a equipe vermelha vai até o fim deste ano e, obviamente, não será renovado, já que o outro piloto, Charles Leclerc, já assinou extensão. O monegasco fica por "múltiplos anos" na escuderia.

Fonte: Motor Sport Uol
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis