150 anos do jeans
Vocês já pararam para refletir sobre a importância dos 150 anos do jeans no mundo? Fato é, que ele é o único com tecido e estilo que dura tanto tempo e ainda continua na moda sempre se reinventando e se renovando. O jeans teve início em 1873 através das mãos de Levi Strauss que criou juntamente com Jacob Davis, um uniforme para os mineradores e, com certeza Levi não tinha ideia da proporção e do poder de sua patente de calças jeans. De lá para cá, passou por muitas fases, algumas melhores, outras ruins – crises econômicas, guerras, pandemias, mas sempre esteve presente, inserido através de diferentes aspectos e funções como roupa utilitária, como forma dos jovens se rebelarem nos anos 60, nos festivais de música da década de 70, as diferentes versões nos anos 80 com seus shapes baggys e o fit slim dos anos 90. Nos anos 2000, o estilo denim foi se pulverizando para outras esferas e chegou até aos mais famosos tapetes vermelhos mundiais.
No Brasil, o jeans comemora 50 anos, onde foi introduzido na década de 70 com o autêntico denim, em seguida vieram inovações com o fio de elastano em fits com extremo conforto, novas fibras como o Tencel que confere toque macio, algodão e fios reciclados, cada vez mais de acordo com as questões sustentáveis e diferentes artigos e processos em lavanderia que conferem desde o aspecto de couro, foil metalizado até destroyers e o laser, em inúmeras opções.
Conforto tanto em casa quanto na rua ganhou presença no novo 100% algodão em formas amplas para todos os segmentos, sem esquecer da queridinha skinny para homens e mulheres. Tecnologia e novas propostas que seguem o cuidado com o meio ambiente, andam juntas trilhando um caminho de sucesso em nosso país.
Mas a história do jeans vocês já conhecem, não é mesmo? Por isso, reunimos nesse especial sobre os 150 anos da peça mais democrática do mundo, um pouco da trajetória das indústrias têxteis com foco no denim e sarjas e, que fazem a cadeia girar, evoluindo juntamente com a fiação, confecções, lavanderias, grifes e marcas fast fashions. É um segmento que não para de crescer e ainda tem muito a evoluir juntamente com toda a tecnologia disponibilizada em todos os setores.
CANATIBA
A Canatiba, fundada em 1969 é uma empresa familiar e iniciou suas atividades no segmento denim em meados dos anos 80, encontrando seu espaço em um mercado já ocupado por grandes e tradicionais indústrias. Foram pioneiros em diversas inovações que transformaram a forma do brasileiro consumir jeans
A empresa, que existe desde 1946 é a segunda maior tecelagem de denim brasileira e há cinco anos passou por toda uma reformulação e mudança de identidade visual. Em 2022 lançou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade sob os pilares: Produção, Governança e Comunidade.
Com mais de 140 anos de história, a Cedro Têxtil foi fundada em 1872, na cidade de Taboleiro Grande (RN) através dos irmãos Bernardo, Caetano e Antônio Cândido Mascarenhas. Em 1877 criaram a indústria têxtil Cachoeira, que mais tarde, em 1883, se uniu à Cedro. Ao longo de sua trajetória, a empresa sempre buscou se modernizar e ampliar o parque fabril onde produz seus principais produtos. Atualmente com sede em Belo Horizonte e fábricas em Sete Lagoas, Pirapora e Caetanópolis, a têxtil produz brins, denims e telas para o mercado profissional e de moda. Para a Cedro, sustentabilidade é um compromisso prático, exigido em todo o processo de produção. A empresa vai além do discurso e aperfeiçoa a sua operação em conjunto com seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades.
A Covolan Denim, uma indústria 100% nacional, atua no setor de tecelagem para o mercado de moda desde 1996, e, a partir de 2000, se dedicou à produção exclusiva do Denim. Sediada na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, emprega cerca de 700 funcionários diretos, produzindo uma ampla variedade de tecidos em jeans e sarja de alta qualidade. A empresa é referência em ações focadas na gestão ambiental, responsabilidade social e garante melhores e adequados processos de fabricação, minimizando o uso dos recursos naturais.
Desde 1954 no mercado têxtil, a indústria é responsável pela produção de denim, brins, forros e tecidos especiais para decoração, além de estampados exclusivos.
JOLITEX DENIM, marca registrada da linha de tecidos, com fábrica em Nova Odessa (SP), oferece o Premium Denim com a melhor relação custo x produto, atendendo as mais diversas demandas de mercado jeanswear. Sua linha traz diferentes composições, construções, tingimentos e acabamentos que permitem diversificar e customizar as coleções.
Fundada em 1967, a Nicoletti Têxtil completou 56 anos de história em 2023.
Fundada por Pedro Nicoletti e seu filho, Celso Nicoletti, o sonho sempre caminhou através de determinação e investimentos, e assim concretizando um ideal: ser uma empresa brasileira a serviço da moda.
Com 82 anos de história, a empresa criada em 1941, na cidade de Paraguaçu (MG) passou por quatro anos de construções e instalações de maquinário até iniciar a produção dos primeiros tecidos de algodão cru em 1945. Durante três décadas, a fábrica investiu em cambraia, chita, sacaria e até tecidos semi-pesados. Entre 1975 e 1980 a indústria passou por uma grande modernização, iniciando a era Índigo. De lá para cá, a tecelagem recebeu grandes investimentos e ampliação em todos os setores, assim como a gama de Denims oferecidos.
A Santana Textiles lidera no quesito qualidade, estabelecendo um padrão elevado desde o início de sua produção, em 1963. Dedicada a produzir tecidos de altíssima qualidade e durabilidade, a empresa reflete a dedicação à qualificação de todos os seus colaboradores, que trabalham incansavelmente para manter rigorosos controles de qualidade em cada etapa do processo de produção.
A Santista Têxtil empresa com mais de 90 anos de história é responsável pela introdução de denim no mercado e compartilhamento de conhecimento para as confecções que não sabiam como lidar com o produto. Desta forma ela rapidamente tornou-se líder. Trazendo inovações de produtos como introdução do Denim Lycra® e serviços como a assessoria de moda na década de 1970, assessoria à lavanderia na década de 1990, e criação da UST – Universidade Santista em 2005 sendo pioneira no ensino corporativo têxtil.
Fundada há mais de 20 anos, a Tear Têxtil se transformou em uma empresa sólida, atuando em todo o Brasil e América Latina, contando com mais de 850 colaboradores diretos, levando tecidos de qualidade e fabricação com ética. A indústria 100% brasileira, opera seu parque industrial em Paraopeba (MG) e sua cadeia produtiva compreende desde a compra do algodão, fabricação de fios, construção do tecido com acabamentos diferenciados, sempre visando uma produção sustentável.
A empresa fundada em 1967 tornou-se uma das maiores indústrias têxteis do mundo. Em 1982 inaugurou sua sede em Maracanaú (CE), maior unidade fabril da Vicunha e, não parou mais de crescer nesses 56 anos de história.