Novo Aston Martin Vantage: projetado para pilotos de verdade
O mais recente de uma linhagem icônica. A Aston Martin tem orgulho de apresentar o novo Vantage. O Aston Martin esportivo por excelência, o mais focado no piloto e o mais rápido Vantage em 74 anos de história é uma autêntica celebração de puro desempenho, projetada para proporcionar o máximo de emoções com a máxima confiança. Com um projeto focado com lentes contemporâneas, o Vantage defende as qualidades que conquistaram entusiastas por gerações, mas que são cada vez mais difíceis de encontrar nos carros esporte de hoje. Como tal, o Vantage defende o direito de usufruir de potência de tirar o fôlego, manuseio preciso e equilíbrio perfeito de motor dianteiro e tração traseira em um chassi finamente ajustado.
O anúncio de um novo Vantage segue-se à introdução bem-sucedida, feita no ano passado, dos aclamados DB12 Coupe e Volante. Fortalecendo ainda mais a próxima geração de modelos da Aston Martin, o Vantage reafirma a posição da marca no mercado de carros esportivos ultraluxuosos e de alto desempenho, juntamente com seus papéis de liderança nas arenas esportivas ultraluxuosas de GT, SUV e hipercarros, e nos mais altos escalões do automobilismo mundial.
A nova geração do Vantage dá continuidade a uma linhagem notável que remonta a 1950, quando o nome Vantage foi usado pela primeira vez para denotar um pacote de motor aprimorado para o DB2. A primeira vez que o nome Vantage foi aplicado como designação de modelo foi em 1964, quando uma versão do DB5 de alto desempenho com o emblema Vantage se tornou o novo carro-chefe da linha. Um modelo Vantage independente foi introduzido no início da década de 1970, a partir do qual a placa de identificação tem desempenhado um papel cada vez mais proeminente na linha de modelos da Aston Martin. Sinônimo de estilo imaculado, desempenho inesquecível e caráter inimitável, Vantage incorpora as qualidades esportivas pelas quais este nome evocativo se tornou conhecido.
Este novo Vantage reflete o período mais dinâmico dos 111 anos de história da Aston Martin. Uma força formidável na temporada de Fórmula 1 de 2023, uma presença dominante nas corridas internacionais de GT, onde o Vantage tem uma rica história de sucesso nas categorias de GT em provas de longa duração e – com o recente anúncio da busca da Aston Martin pela vitória nas 24 Horas de Le Mans Horas de corrida com a Valkyrie AMR em 2025 – um desafiante da linha de frente no Campeonato Mundial de Endurance.
O CEO da Aston Martin, Amedeo Felisa, disse: “À medida que entramos num período de mudanças cruciais no mundo dos carros de alto desempenho, é essencial permanecer fiel às qualidades sobre as quais uma marca lendária foi construída. Qualquer carro com o nome Vantage tem muito a cumprir, e é por isso que este novo modelo assume um compromisso inabalável com o alto desempenho na sua forma mais pura e explícita. A potência e a velocidade líderes na sua classe estabelecem as suas credenciais, mas é por meio da aplicação especializada das mais recentes tecnologias ao chassi perfeitamente equilibrado com motor dianteiro e tração traseira do Vantage que criamos um carro esportivo com capacidade viciante. Juntamente com um estilo assertivo, interior totalmente novo e infoentretenimento de última geração, o Vantage é de classe mundial em todos os aspectos”.
Equipado com um motor V8 biturbo de 4 litros altamente retrabalhado e construído à mão, o novo Vantage é o mais rápido da história da marca. Com picos de 665 cv e colossais 800 Nm de torque, também dá o maior salto de sempre em potência e binário em comparação com o modelo que sucedeu, esses aumentos de 155 cv e 115 Nm equivalem a ganhos de 30% e 15%, respetivamente.
Esses resultados mais elevados foram alcançados por meio de extensos ajustes feitos pelos engenheiros da Aston Martin, a adoção de comandos modificados, taxas de compressão otimizadas, turbos maiores e maior resfriamento produzindo novos números impressionantes e criando um motor com um caráter mais nítido, mais visceral e mais vocal.
Acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 velocidades, isso é suficiente para impulsionar o carro esportivo de dois lugares a uma velocidade máxima de 325 km/h e levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Tanto a relação de transmissão final encurtada (3.083:1) quanto a calibração da mudança de transmissão foram aprimoradas para maximizar a resposta e a eficiência.
A aceleração foi aperfeiçoada com a introdução de um novo sistema Launch Control. Totalmente integrado com o trem de força, a transmissão e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), quando acionado pelo motorista, o Launch Control permite que o carro distribua tanto torque quanto as condições permitirem, usando o E-Diff, o controle de deslizamento ESP e o gerenciamento de torque do motor para manter deslizamento das rodas na faixa ideal durante todo o lançamento. O motorista também pode ajustar a quantidade precisa de deslizamento que deseja durante a largada, fazendo alterações por meio do sistema de Controle de Tração Ajustável (ATC), reduzindo ou aumentando a quantidade de patinagem controlada permitida pelo Launch Control System ou permitindo o controle total do acelerador ao configurar o ATC para Controle de tração (TC) desligado.
A produção do Vantage deverá começar no primeiro trimestre de 2024, com as primeiras entregas programadas para começar durante o segundo trimestre de 2024. Sendo o segundo da próxima geração de carros esportivos da Aston Martin, o novo Vantage estabelece um novo padrão de pureza de direção para motoristas que apreciam o desafio que um carro esportivo rápido representa. Aston Martin Vantage, projetado para motoristas reais.