Mercedes-Benz Classe E chega ao Brasil com experiência exclusiva de entretenimento digital
A Mercedes-Benz lança, neste mês, o novo Classe E no mercado brasileiro. O modelo chega na versão E 300 Exclusive, sendo o primeiro automóvel da marca equipado com o sistema de serviços online Mercedes me Connect no país. Por mais de 75 anos, o automóvel definiu o padrão para o mercado global de sedãs de luxo e, agora, a Mercedes-Benz abre um novo capítulo nesse segmento. Apontando o caminho para o futuro, o modelo conta com uma arquitetura eletrônica que oferece uma experiência digital abrangente para os usuários, além de possuir motor 4 cilindros que gera 258 cv em conjunto com o sistema híbrido leve de 48V.
Mercedes me Connect
O novo Classe E é o primeiro modelo da marca a oferecer, no Brasil, o pacote de serviços Mercedes me Connect. Com ele, o automóvel estará sempre “online”, trazendo mais comodidades para o condutor. Por meio de um aplicativo de celular, o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital.
Design exterior: proporções clássicas e linhas especiais
O novo Classe E possui as proporções de um sedã clássico: a dianteira curta e o capô longo são seguidos por uma cabine que fica bem recuada. O design com a cabine recuada é complementado pela traseira em destaque.
Uma superfície na cor preta conecta a grade do radiador aos faróis em preto brilhante que, visualmente, lembra os modelos elétricos da marca. A grade do radiador tridimensional está colocada na posição clássica, com a estrela no alto do capô. Além disso, possui faróis LED de alto desempenho com assistente adaptativo oferecem um design distintivo de dia e noite. Como característica típica da marca, as luzes diurnas têm a forma de uma sobrancelha. Os Powerdomes acentuam o capô.
A vista lateral destaca as proporções harmoniosas e o distintivo design de sedã. As maçanetas embutidas conhecidas dos modelos de luxo da Mercedes-Benz estão disponíveis. As duas linhas laterais enfatizam o caráter esportivo do carro.
Destaques na traseira incluem as luzes LED em duas seções com um novo contorno e design especial: o desenho da estrela em ambas as unidades de luz fornece um design especial de dia e noite.
Design interior: MBUX Superscreen é o grande destaque
O painel de instrumentos proporciona a experiência digital superior. O Classe E é equipado com uma tela exclusiva para o passageiro dianteiro e com isso, a grande superfície de vidro da MBUX Superscreen se estende até o display central.
A seção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz do Active Ambient Lighting, que corre como um amplo arco desde o para-brisa, passando pelas colunas A e até as portas. Isso cria uma sensação generosa de espaço. Uma matriz de controle aparentemente flutuante na parte superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro das telas.
O console central é projetado como uma unidade homogênea e se funde em linha reta com a parte inferior do painel de instrumentos, incluindo um compartimento de armazenamento com tampa e porta-copos integrado ao elemento de acabamento tridimensional. Além disso, há um apoio de braço acolchoado na parte traseira da console central.
O painel central da porta se funde perfeitamente ao apoio de braço com uma curva côncava e a seção frontal é projetada como um elemento de alta tecnologia metálica. Ele serve como uma alça e incorpora as teclas para os vidros elétricos. Outro destaque é o formato dos comandos para abrir as portas e os controles das funções do assento.
As linhas do assento e do encosto fluem luxuosamente de dentro para fora e parecem flutuar acima da base do assento graças ao seu design em camadas. Linhas verticais rebaixadas seguem o contorno externo, alargando-se em direção ao topo.
Quando se trata de espaço, o Classe E é uma das referências em seu segmento. O condutor desfruta de cinco milímetros a mais de espaço para a cabeça do que no modelo anterior. Os passageiros traseiros se beneficiam principalmente do entre eixos dois centímetros mais longo: o espaço para os joelhos e o espaço para as pernas são aumentados em 10 e 17 milímetros, respectivamente. O aumento na largura interna na parte traseira é ainda maior: agora é de 1519 milímetros. Isso representa um aumento de 25 milímetros, quase ao nível da classe S. A capacidade de bagagem é de até 540 litros.
Motorização híbrido leve
Grande poder de tração mesmo em baixas rotações do motor. Isso é o que distingue este avançado motor a gasolina de 4 cilindros com sistema híbrido leve e sistema elétrico de bordo de 48 volts. Entre outras coisas, isso alimenta o motor de arranque-alternador integrado que é capaz de fornecer um torque adicional de até 205 Nm. O motor é eficiente em termos de combustível, com baixas emissões e características de aceleração suaves e agradáveis.
O híbrido leve de 2ª geração com motor de arranque-alternador integrado (ISG) pode apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência adicional e até 205 Nm de torque extra em determinadas situações de aceleração. Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-TRONIC para economizar espaço e, assim, é integrado de forma ideal em termos de conexões elétricas e refrigeração. Além disso, foi possível reduzir o peso do sistema enquanto a robustez foi aumentada.
Outras vantagens inerentes: o ISG também controla a marcha lenta. No modo de “coasting”, o motor pode ser desligado completamente. Isso significa que o deslizamento também é possível em conjunto com o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC.