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Renault Kardian - Insuperável!!!


Gramado/São Paulo - O slogan do Kardian é a mudança que muda tudo. E não é exagero. Afinal, o Kardian estreia a Renault Group Modular Platform (RGMP), é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chega para competir no segmento B-SUV, e inaugurar uma nova fase da Renault no mercado brasileiro. 
O Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico para os mercados internacionais, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos. 
“Com o lançamento do Kardian nós estamos ampliando a gama Renault, entrando em um novo segmento de mercado. Com a chegada do Kardian nós começamos uma nova fase na Renault do Brasil e estamos preparados para um futuro de crescimento”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. 
O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna, uma fábrica moderna com altíssimo nível de excelência. A Renault é única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em tecnologia da indústria 4.0.
O Kardian se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.
Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). 
 
Design: nova identidade de marca
O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade de marca, com o logo “Nouvel R”. Baseada no formato de losango, a grade frontal exibe desenhos em formato de “diamante”, graças aos vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano, na versão première edition. 
Parte integrante da nova identidade de marca da Renault, a assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED –, criando um efeito esculpido e moderno. O módulo inferior também apresenta faróis “full LED”, que otimizam o conforto ao dirigir e conferem um visual único ao veículo. 

A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C, destacando o espírito SUV e a modernidade do Kardian.
Com uma silhueta robusta e compacta ao mesmo tempo, o Kardian mistura linhas esculpidas e formas arredondadas com os elementos característicos dos SUVs como barras de teto, capô horizontal esculpido e para-choque reforçados pelos protetores. Na traseira, o teto recurvado e o vidro inclinado conferem dinamismo à silhueta e os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo.  
A funcionalidade das barras de teto é destaque no Kardian. Montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético. Com um auxílio de uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga.
 
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. Além disso, os bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.
A generosa distância entre eixos (2,60 m), a melhor entre os concorrentes diretos, permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes traseiros. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos de sua versatilidade. 
A modernidade do Renault Kardian também aparece no perfil, com linhas audaciosas reforçadas por aros de rodas de liga leve diamantados de 17 polegadas, nas versões techno e première edition. Bicolores, elas misturam o alumínio preto e brilhante com várias pequenas facetas diamantadas, criando um contraste de luminosidade.

Com design moderno e elegante, o interior do Kardian alia conforto e praticidade. O console mais alto confere um visual sofisticado ao modelo.  Este console tem uma capacidade de oito litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros) disponíveis já na versão techno. Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio com resfriamento, presente na versão première edition.
A alavanca de marchas é do tipo “e-shifter” (sem acionamento mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames, favorecendo uma utilização fluida e intuitiva que dá um toque ainda mais tecnológico e sofisticado à cabine do veículo.
Outro importante elemento do design interno é o freio de estacionamento eletrônico disponível a partir da versão techno. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço para os porta-copos, que é removível, aumentando a capacidade do console. 
A interface do painel de instrumentos digital de 7” apresenta todas as informações sobre a condução. O motorista pode escolher entre três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade com design minimalista. 
A central multimídia de 8” com design flutuante oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela, com uma resposta rápida aos comandos do usuário. 
 
Esta tela também oferece acesso às regulagens do exclusivo sistema Multi-Sense. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e My Sense (personalizável) oferecido na versão première edition. 
Somado a esses modos de condução, o ambient lighting presente na versão première edition, permite a escolha de oito opções de cores para o fundo da tela do painel de instrumentos, que se harmoniza com iluminação em LED dos painéis das portas dianteiras, valorizando o design interno do Kardian. 

Nas versões techno e première edition o Kardian traz sistema de áudio com seis alto falantes (dois boomers e dois tweeters na dianteira e dois coaxiais na parte traseira) especialmente desenvolvido para a cabine do modelo, com o objetivo de oferecer alta fidelidade, som espacial e cristalino, respeitando o timbre original das músicas e em qualquer volume. A calibração do conjunto resultou em um palco sonoro apurado e elevado, com equilíbrio entre as frequências graves, médias e agudas, inclusive para os ocupantes do banco traseiro, permitindo uma experiência sonora encontrada apenas em sistemas de áudio premium.
 

Moderna plataforma modular e versátil 
O Kardian inaugura a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma plataforma modular, flexível e global para os segmentos B, C e LCV, que permite a aplicação de múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos. Essa base inédita permite o desenvolvimento e produção de veículos com comprimentos entre 4,0 e 5,0 metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e 3,0 metros) e três medidas para a seção traseira, além da largura da bitola que pode variar entre 1,53 a 1,6 m.  
A RGMP também traz uma arquitetura eletro-eletrônica inédita, que permite tanto a adoção de sistemas de propulsão convencionais (monocombustível e flex) ou híbridos E-Tech (híbrido leve, 100% híbrido e do tipo plug-in), com torque entre 200 e 370 Nm. Essa moderna arquitetura também habilita a aplicação de avançadas tecnologias como sistema de assistência ao condutor (ADAS), componentes e estrutura de segurança passiva, além de eficiência na gestão energética.
A RGMP utiliza toda a expertise do Renault Group na concepção de plataformas, que permitem uma combinação entre handling, segurança e conforto ao dirigir, com um tuning do conjunto de suspensão desenvolvido especificamente para os mercados locais. 
 
Na parte estrutural, a RGMP traz a seção dianteira completamente nova, com longarinas de deformação programada e linhas de distribuição de carga do impacto, que dissipam a energia de uma colisão por toda a estrutura, preservando o habitáculo e protegendo os ocupantes do veículo, em caso de colisão. Na seção central, a RGMP traz longarinas estampadas em aço de alta resistência, formando uma zona de menor deformação para a proteção dos ocupantes, transferindo as forças de impacto para a seção traseira.
A RGMP também traz uma inédita estrutura frontal de união das colunas A (cross car beam), onde é montado o novo sistema direção elétrica com coluna de direção colapsável – que aumenta a segurança em colisões. O sistema de direção traz assistência elétrica progressiva, com variação da curva de assistência de acordo com o modo de condução selecionado. Com conectividade via rede CAN, permite o envio de dados para as tecnologias avançadas de segurança (ADAS). 
 
Ainda na dianteira, a RGMP possui um subchassi inédito, com alta rigidez, em especial na região de fixação do braço oscilante (bandeja), que contribui com handling apurado da suspensão dianteira. O braço oscilante (bandeja), também inédito, traz buchas verticais que contribuem com o conforto.  E o sistema traz também barra estabilizadora de série.
A suspensão traseira, por sua vez, traz eixo de torção traseiro leve, projetado para alta durabilidade, o conceito é derivado do Clio europeu, com braços desenvolvidos para a instalação de freio de estacionamento eletrônico ou convencional. Instalado diretamente na carroceria, sem suportes, contribui para a ótima rigidez torcional da carroceria e permite ótimo posicionamento e amplitude de operação, enquanto sua estrutura central permite a adoção de uma barra estabilizadora interna de maior diâmetro, o que resulta em uma ótima performance em curvas.  
 
A equipe de engenharia do RTA (Renault Tecnologia Américas) trabalhou intensamente no acerto dinâmico do Kardian. A calibração de molas e amortecedores do sistema envolveu testes exaustivos em diferentes tipos de piso da América Latina. As sessões de tuning do handling no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina, permitiram um excelente compromisso entre conforto e performance, dentro da proposta SUV do modelo, com alta capacidade de filtragem das imperfeições de solo.
Para garantir o melhor conforto dinâmico, a calibragem abrangeu desde a densidade da espuma dos assentos, passando pela rigidez dos elementos de suspensão, calibragem e configuração de molas e amortecedores, chegando até ao desenvolvimento de pneus específicos para o Kardian.  

 
O resultado é uma experiência de direção confortável, silenciosa e agradável para o uso diário, porém ajustada com precisão para uma condução mais firme e esportiva caso seja o perfil do cliente. Essa calibragem também leva em consideração a versatilidade do Kardian, permitindo uma rodagem segura e confiável em diferentes tipos de piso, incluindo incursões off-road leves. O Renault Kardian oferece a possibilidade de escolher entre três modos de condução, através da tela do multimídia ou de um botão. Cada modo é otimizado para um estilo ou situação de condução específica: My Sense (personalizável), Eco e Sport. O sistema atua na calibração do sistema de direção,  do motor e da caixa de câmbio ajustando diversas configurações, como resposta do pedal do acelerador, esforço de direção, display do painel de instrumentos do motorista e iluminação ambiente.
 
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